MARKETING DE CONTEÚDO

5 Dicas para montar um plano de Marketing de Conteúdo Infalível

Eduardo Toloto

Quando penso no marketing de conteúdo como ferramenta para meu negócio, considero principalmente as inovações acerca dele. Ou seja, tudo que é desenvolvido para trazer benefícios e aprimoramentos para esta ferramenta indispensável para divulgar seu conteúdo. Então, por que não contar com um plano de marketing de conteúdo exemplar?

Esse formato de marketing, utilizado por muitos e que ainda apresenta grande potencial de exploração, deve conter um rigoroso planejamento. Mas como elaborar o plano de marketing de conteúdo perfeito para suprir a necessidade da minha empresa?

Não se desespere! Ao concluir a leitura deste artigo que elaborei, vou tentar de maneira assertiva, expor os principais passos que deve trilhar, a fim de construir o que pode se tornar o eixo de mudança em seus negócios.

Confira a seguir, tudo que precisa saber para elaborar o plano de marketing de conteúdo ideal!

Por que devo usar um plano de marketing de conteúdo?

A resposta mais curta para esta pergunta é a seguinte: sem ele você não chega a lugar algum, as chances de sucesso beiram o zero. Mas calma, vou explicar de forma clara a importância de criar um plano.

No momento em que decide elaborar um gama de conteúdo para seu produto, serviço ou blog, um plano deve vir acompanhado. Isso porque, de nada adianta criar um conteúdo aleatório e esperar que atinja determinado público. O público primeiramente, deve ter a consciência da existência daquele conteúdo disponibilizado por você.

Sendo assim, antes de criar qualquer frase que seja, pesquise especificamente qual a necessidade do seu público e de que forma pode atingir certeiramente. Aí sim, o impacto gerado pelo seu conteúdo será motivo de alegria no bom trabalho executado.

Os benefícios alcançados pelo uso de um plano de marketing de conteúdo adequado, perduram em seu negócio, tornando-se ferramentas permanentes. Me responda, você não gostaria de ser capaz de estipular metas e alcançar objetivos de maneira consciente?

Essa é uma das vantagens em compreender a necessidade básica de seu público-alvo. Imagina conseguir avaliar e determinar os resultados alcançados pelos seus trabalhos e alterar o necessário, sabendo o que está fazendo.

Portanto, alimente seu interesse e curiosidade e confira a seguir algumas dicas arrasadoras para desenvolver um plano de marketing de conteúdo! Vamos lá?

5 dicas para elaborar um plano de marketing de conteúdo garantido

Se formos colocar à risca, tudo que engloba a criação de um plano de marketing perfeito, ficaríamos aqui até amanhã e não iríamos terminar. Pois, as técnicas e ferramentas são infindáveis. Além disso, devem ser estipuladas de forma individual pelas empresas, ou seja, vai depender do perfil de cada um.

Contudo, enumerei algumas, que não minha opinião, são as mais relevantes para decolar de vez seu negócio. Não deixe de acompanhar!

1 – Crie a persona ideal

Aqui começa a sua jornada real no mundo do marketing. Conhecer seu público-alvo é importante, mas não é tudo, criar personas é fundamental para dar continuidade ao planejamento.

As personas são personagens fictícios criados a partir de informações sobre o comportamento de compra e dificuldades enfrentadas diariamente, pelo seu cliente. Realize pesquisas com os melhores clientes que sua empresa possui, e colete tudo de relevante para traçar um perfil com características reais e comuns entre eles.

Evite ao máximo criar informações que não sejam verdadeiras, isso apenas atrapalha o direcionamento do conteúdo. Tranquilo até aqui não é mesmo?

2 – Como a jornada de compra ideal para sua persona será relevante

A jornada de compra é considerada um dos pilares fundamentais do marketing de conteúdo. Ao acompanhar essa jornada, você consegue distinguir em que etapa do processo sua persona se encontra.

Dessa forma você consegue criar conteúdo específico e relevante para seu público. Primeiramente você tem que mostrar para aquela persona, que ela realmente precisa de um produto ou serviço, e por conseguinte nutrir em conhecimento e informações, levando-a até a etapa da compra.

Vale ressaltar que, para ter sucesso e conseguir trazer seu cliente até o momento da compra, conteúdos específicos devem ser direcionados a cada etapa do funil de vendas.

3 – Estipule suas publicações em calendário

Essa é uma daquelas dicas que valem ouro! Como você e eu sabemos, estipular todas as tarefas em ordem cronológica, facilita e muito os trabalhos. Considere eleger um responsável pela estratégia de conteúdo. Por meio da implantação de um calendário editorial, essa pessoa será responsável por monitorar e agendar os posts de seu blog e outros materiais.

Organização e controle irão garantir que os materiais tenham qualidade e que obedeçam prazos estipulados. Dessa forma, o engajamento aumenta, pois, você mostra um padrão em suas publicações e fideliza o potencial cliente.

4 – Determine as métricas

Primeiramente, você deve definir as metas necessárias para sua estratégia. Lembre-se de criar metas que sejam desafiadoras, mas que se encontrem em um patamar viável. Caso contrário, você estará apenas abrindo espaço para a desmotivação.

Com as metas definidas a empresa como um todo terá uma visão mais clara sobre seus objetivos, facilitando assim, encontrar meios de alcançá-los. Mas como faço para mensurar o nível de sucesso das metas? Te respondo de prontidão!

Você fará uso das métricas, que desempenham a função de mensurar os resultados alcançados por meio das metas estipuladas previamente. A partir daí, você será capaz de alterar ou mudar algumas das metas escolhidas para a estratégia. Não deixe de fazer uso de tais ferramentas.

Se quer saber quais são as principais para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, tenho um artigo aqui que poderá lhe ajudar.

5 – Construa o conteúdo certeiro

Sem dúvida alguma, você tem que ter mente que deve construir o conteúdo mais relevante e certeiro possível, por isso, fazer o uso de material rico é um excelente recurso. Já com seu público alvo definido e todas as informações de suas personas em mãos, você consegue criar um conteúdo ideal para chamar a atenção desse público.

Além disso, o uso do marketing digital é importante, pois as ferramentas necessárias para se usar esse material rico, estão justamente inseridas no meio digital.

Você pode contar com alguns recursos online para o auxiliar a expandir seu conteúdo e atingir o maior número de potenciais clientes, são eles:

• Diagnóstico de palavra-chave;

• Análise de concorrência;

• Mídias sociais;

• Mídia pagas;

• E-mail marketing;

• Landing pages;

• Google Analytics;

• SEO.

Em terra digital, o conteúdo é rei!

Se você apresentava problemas em ter o retorno necessário do seu conteúdo, agora não mais. Use tudo que foi explicado e desenvolvido aqui da melhor maneira possível, e duvido que você não ficará satisfeito com os resultados.

Quando se emprega corretamente um plano de marketing de conteúdo, não tem erro, o sucesso é inevitável. Crie o conteúdo certo para o público adequado e no momento oportuno!

E você, já começou a traçar as melhores estratégias para esse ano? Conta pra mim nos comentários e vamos continuar esse assunto.

 

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