FACEBOOK

Como Aumentar o Engajamento de Sua Marca no Facebook?

Lidianery Massari

O Facebook sempre foi encarado como uma perfeita ferramenta de Marketing para aumentar vendas e o alcance de sua marca. Pra você ter uma ideia, o Facebook já chegou a 2 bilhões de usuários ativos, percebe o tamanho da oportunidade?

Porém, para que esta ferramenta realmente funcione e te traga resultados tangíveis, você precisa manter o engajamento acima da média. As pessoas precisam amar a sua página, ter vontade de compartilhar e se interagir com suas postagens.

O engajamento, na verdade é a influência de sua marca no modo de interagir do usuário. Manter o engajamento lá em cima, deveria ser um dos principais objetivos das marcas, quando falamos em estratégias de redes sociais.

‍O engajamento é um sinal de que os potenciais clientes que te seguem se interessam realmente por seu produto ou serviço. Logo, é também uma boa maneira de realizar testes A/B para ver o que mais chama a atenção no seu produto ou serviço.

E se você está se perguntando como conseguir aumentar o engajamento no Facebook, vou te ensinar tudo aqui neste artigo completo. Confira!

Como Mensurar o Engajamento do Facebook?

Se você quer criar estratégias consistentes de Marketing Digital, precisa encarar o engajamento do Facebook como prioridade. A interação é o primeiro contato com seu potencial cliente.

E se a premissa do Marketing Digital é conquistar o cliente, este é o primeiro passo para garantir boas vendas futuramente. E se quer saber como medir taxas de engajamento na sua página do Facebook, veja só:

Como Aumentar o Engajamento de Sua Marca no Facebook?

Número de compartilhamentos

Suas postagens têm um número significativo de compartilhamentos? São atrativas o bastante para seu público querer compartilhar? Já percebeu se os números estão aumentando com o passar do tempo?

Tenha em mente que o compartilhamento deve ser uma das principais metas de sua página, afinal, seu conteúdo e sua marca estarão sendo espalhados pela rede social de maneira totalmente orgânica.

Então você precisa criar estratégias para deixar seu conteúdo cada vez mais atrativo para se tornar compartilhável.

Comentários

O comentário também é um excelente sinal de que seus potenciais clientes estão gostando do que estão vendo. Marcação de amigos também é uma excelente estratégia para espalhar sua marca de maneira orgânica. Você precisa incentivar isso.

Outra coisa que você precisa cuidar é da atenção com os usuários. Eventualmente terá alguém querendo tirar uma dúvida ou compartilhar uma opinião. O Social Media de sua página, precisa responder a todos e dar devida atenção para aumentar cada vez mais as interações com suas postagens.

Conversões

É uma métrica que você precisa analisar a cada ação. As conversões é uma maneira de analisar se os seus anúncios estão adequados para o tipo de público que você está atraindo. Se as conversões estão sempre baixas ou diminuindo, alguma coisa está errada. É hora de rever as estratégias.

‍As conversões podem acontecer também através do botão de CTA que você cadastrou na página inicial. Não esqueça de analisar isso e fazer testes de botões também.

Número de inscritos

Você precisa trabalhar arduamente para aumentar cada vez mais seu número de inscritos. Essa é uma métrica de que seu conteúdo realmente está relevante para o público que você quer atingir.

Como você já deve saber, o Facebook limita a visualização das postagens, visto que diariamente são postados mais de 4 bilhões de posts no Facebook. Sendo assim, apenas 10% de seu público visualiza seu conteúdo.

Tendo isso em mente, quanto mais você puder aumentar os inscritos, melhor será o seu resultado.

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5 Estratégias (que funcionam) Para Aumentar o Engajamento no Facebook

1 -  Planejamento

Sem planejamento sua página do Facebook não chegará a lugar algum. Não adianta aumentar esforços na criação de conteúdo, se você não sabe onde quer chegar.

É preciso mapear uma estratégia de conteúdo consistente, que tenha começo, meio e fim. Este ciclo é infinito, tendo em mente que precisa ser sempre analisado para saber o que está funcionando e o que precisa ser modificado.

Crie um mapa mental, para facilitar seu planejamento mensal, semanal e anual. Se atente às datas comemorativas e deixe tudo programado para facilitar seu calendário de conteúdo.

2 – Não deixe de marcar presença

Se você já sabe que o algoritmo do Facebook limita a visualização de conteúdo, você precisa sempre estar relembrando seus seguidores que sua marca ainda existe. 

Além disso, estimule as pessoas a clicarem no botão “seguir página” e também no “ver primeiro”. Desta maneira, sempre que você postar algum tipo de conteúdo ele aparecerá em primeiro lugar no feed de notícias dos usuários. Mas por que eles fariam isso?

Exatamente em troca de um excelente conteúdo. Novamente voltamos a relevância como ponto principal das suas estratégias de engajamento. Crie o melhor conteúdo para atrair mais potenciais clientes interessados.

3 – Diversifique suas postagens

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo para redes sociais inclui variedade de modelos de conteúdo. As pessoas enjoam de ver somente imagens ou propagandas de seus produtos ou serviços.

Tente algo mais visual e interativo como vídeos ou infográficos sem link para que a pessoa possa consumir na sua página mesmo. Os vídeos ainda são campeões em compartilhamentos, curtidas e menções. Portanto, é um excelente conteúdo para aumentar o engajamento da sua página.

4 – Doe alguma coisa

Como você já deve saber, o Marketing de Conteúdo só funciona, se você “doar” algo em troca da atenção do seu público. A mesma coisa nas redes sociais. Já experimentou fazer um sorteio na sua página do Facebook?

O alcance que você terá é inimaginável e no final das contas o produto ou serviço que você estará doando não irá lhe custar nada. Você terá um aumento exponencial de menções de amigos, compartilhamento e inscrições em sua página.

Futuramente esse resultado irá lhe gerar uma receita nunca vista antes. É um investimento que vale a pena e aumenta muito o engajamento de sua página, pode ter certeza disso.

5 – Configure seu público

Já pensou em “moldar” seu público no Facebook? Quando você cria um anúncio faz algum tipo de teste de público?

A ferramenta de anúncios no Facebook te permite criar novos públicos e isso é uma estratégia que não pode ficar de fora, se você quiser aumentar o engajamento no Facebook de maneira crescente.

Tente criar grupos de anúncios com interesses diferentes e analisar sempre o resultado de cada um. Criar público específico para receber seus anúncios é essencial para que seu time de Marketing Digital saiba como conversar com os usuários de maneira mais efetiva.

Pode ser o que esteja faltando para seus seguidores interagirem melhor com seu conteúdo publicado.

Transforme sua maneira de chamar a atenção

Através destas estratégias de Marketing Digital, você pode transformar a maneira de atrair cada vez mais usuários para sua página. Quanto mais inscritos de maneira orgânica você conseguir, maior será o seu ROI. Afinal, eles estarão entrando na sua lista exatamente porque querem e porque têm interesse real em seu produto ou serviço.

Fique sempre atento às mudanças do Facebook, nunca pare de estudar sobre atração e aplique diferentes técnicas para chamar a atenção do seu público. Atrair uma audiência que as pessoas realmente amam a sua marca, não acontece da noite para o dia.

‍É um trabalho crescente que exige cada vez mais esforço. Portanto, comece a trabalhar hoje mesmo, porque certamente a equipe da concorrência está a todo vapor.

E você, como trabalha as estratégias de atração para aumentar o engajamento na sua página do Facebook? Já conhecia algumas destas que mencionei? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

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