MARKETING DIGITAL

Marketing Digital: Como construir um negócio escalável?

Eduardo Toloto

Diferente de anos passados, onde as empresas e negócios se apresentavam de maneira simples e sem muito engajamento com o público, o presente é o contrário. Com o uso do Marketing digital, um novo fôlego e uma margem de envolvimento, ficaram disponíveis aos empreendimentos. O Marketing Digital veio para revolucionar!

As inúmeras e positivas modificações, que essa nova forma de praticar o marketing proporcionou, ainda são pouco utilizadas pelas empresas. Na maioria das vezes, que os empreendedores fazem uso do marketing em seus negócios online, por exemplo, a má execução prejudica qualquer chance de retorno.

Pensando nisso, resolvi criar este artigo que pode ser a ignição que faltava para que você, empreendedor, consiga tirar o máximo de seus negócios. Claro, sem deixar a economia que você procura na hora de investir seus recursos em sua marca.

Não deixe de conferir então, como você pode aprimorar a implantação do Marketing Digital, e aumentar as chances de construir um negócio escalável.

Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Como o Marketing Digital pode aumentar sua escalabilidade?

Empresas que investem no Marketing Digital de qualidade, abrem um leque de possibilidades para obter lucro por meio de leads firmados em sua marca. Outro benefício oferecido, é a de direcionar corretamente os recursos - que muitas das vezes são escassos – para o público correto. Evitando portanto, gastos sem retorno de lucro.

Um investimento que pode ser relativamente pequeno, é o de manter um relacionamento direto e presente com seu cliente. Dessa forma, você obtém um maior engajamento, consegue observar a satisfação e estabelecer um vínculo importante com os negócios. Portanto, invista na retenção de clientes e receba um feedback, a fim de corrigir possíveis problemas.

Fatores que contribuem para se tornar escalável

Vale ser colocado em pauta, que para cogitar um aumento da escalabilidade da sua empresa, é necessário pesquisar do que o mercado carece. Somente assim, você poderá agir de forma assertiva a preencher um espaço de necessidade real.

A seguir, vou te mostrar alguns exemplos de ações que podem ser implementadas no meio digital do seu negócio. Confira!

Oferecer um produto ou serviço diferenciado

É óbvio que criar um produto ou disponibilizar um serviço diferenciado, faz toda a diferença para te destacar em meio ao competitivo mercado. Agora imagina, criar um produto diferenciado e ainda conseguir determinar, para qual público aquele produto melhor se encaixa. É o ideal não é mesmo?

Ambos os lados saem no lucro, você, por que aumenta a distribuição positiva de seu produto, e o cliente, por ter a seu dispor um produto que atenda suas necessidades. Utilize as redes sociais para criar ações ou angariar informações a respeito do seu alvo.

Reveja as estratégias e mantenha registros dos resultados

Como saber se minha escalabilidade, está fluindo como o planejado? Simples, coloque todas as estratégias no papel, e defina quais delas estão ou não funcionando da maneira como era esperada.

Com o marketing ao seu lado, você é capaz de acompanhar em tempo real, como seu público interage com as ações estratégicas, por exemplo: Landing Page, materiais ricos, e-mail marketing e anúncios.

Em posse dessas informações, você será capaz de determinar com precisão, os parâmetros do seu Retorno sobre Investimento (ROI). Por conseguinte, atrair clientes, lucrar e evitar gastos será uma consequência positiva para sua empresa.

Ferramentas úteis para um negócio escalável

Por definição, tornar uma empresa escalável, consiste na expansão dos negócios sem que haja maior demanda de recursos. Ou seja, sem que um investimento, além daquele inicial, seja necessário.

É um dos fatores de maior importância para um negócio, e deve ser levado a sério, caso o interesse da empresa seja possuir maior potencial de crescimento. Separei então, 4 das estratégias mais utilizadas por grandes marcas, para alcançar a excelência e aumentar sua escalabilidade. Veja a seguir!

4 principais estratégias para colocar em ação

1 – Marketing de Conteúdo com conteúdo

Esse que é o combustível do Inbound Marketing, deve ter uma atenção maior quanto ao seu desenvolvimento. Não adianta produzir um conteúdo, se não souber para quem direcionar com precisão.

Quando existe uma elaboração de qualidade para um conteúdo, um tráfego natural e espontâneo é gerado, ou seja, você aumentou sua escalabilidade apenas por criar um conteúdo relevante sem gastar nada mais por isso. Pois, aquele conteúdo iria ser criado de qualquer maneira, você apenas o fez com qualidade e assertividade.

2 – Otimize o SEO da sua página

Aqui está uma das técnicas que não envolvem custo algum, aumenta o alcance de seu conteúdo e torna seu negócio escalavel. Quando você otimiza o SEO (Search Engine Optimization) de sua página, você melhora o rankeamento orgânico da sua página nas buscas do Google.

Essa que é uma das estratégias fundamentais para sua empresa, tem como resultado, maior visibilidade no meio digital, destaque para seu negócio, geração de leads e por consequência maior faturamento.

Tudo isso se baseia no fato de que, 90% das pessoas que realizam busca no Google, acabam por acessar os resultados que aparecem na primeira página.

3 – Crie um Link Building certeiro

Quando falamos em planejamento de SEO para um negócio digital, o Link Building é imprescindível. Isso porque, se destacar no meio digital requer que o Google te enxergue como uma marca de autoridade.

E para conseguir esse reconhecimento do maior mecanismo de busca da atualidade, o Link Building, que é uma troca de links, pode ajudar a alavancar seu negócio.

Pense comigo, se algum site de autoridade, ou seja, que está nas primeiras posições faz uma menção do seu blog, o Google começará a te ver com outros olhos. Sem contar que com uma menção de autoridade você ganhará muito mais tráfego, o que resulta em faturamento. ;)  

4 – Desenvolva Guest Posts com os melhores parceiros

E ainda dentro das práticas de SEO o Guest Post segue o mesmo conceito do Link Building. Ele irá ajudar a reforçar o seu posicionamento nas buscas do Google, aumentado assim o tráfego por referências do seu site ou blog.

Ele consiste em utilizar um canal com autoridade, por exemplo: Você faz parceria com um blog de nicho relacionado ao seu, mas que não seja seu concorrente direto. Você estará emprestando seu conteúdo de relevância e o parceiro lhe dará em troca, uma grande fatia da audiência e mais autoridade para seu blog.

Lembrando que uma boa estratégia de Guest Post é, realizar um diagnóstico de palavras-chave completo. Somente assim você poderá aliar autoridade com o posicionamento do Google. Contudo, mais vale 10 links para seu blog de 10 parceiros diferentes com autoridade, do que 10 links de somente um parceiro com autoridade. A disseminação do conteúdo é maior e aumentará suas chances de reconhecimento na sua área de atuação.

E você, já sabe se o seu negócio está rumando para a escalabilidade? Se você usa o Marketing Digital a seu favor, não deixe de rever suas estratégias e criar um plano de alta performance para crescer sua marca de maneira exponencial.

Qualquer dúvida deixe seu comentário para continuarmos esse assunto.

Bons negócios!

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