E COMMERCE

Como Marketplace Pode Alavancar as Vendas de Seu E-commerce?

Marcio Marques

Existe grandes possibilidades de aumentar as vendas de um e-commerce pela internet. Entretanto, quando falamos em concorrência as possibilidades aumentam ainda mais. Uma tendência de mercado que está se expandindo e favorecendo muito as vendas dos e-commerces é o Marketplace, você já ouviu falar?

Esse conceito surgiu lá em 2012 e ainda estava tímido aqui no Brasil. Porém, nestes últimos anos, grandes companhias como a Submarino, Americanas, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio e Walmart aderiram à esta modalidade de vendas. E quais benefícios traz para o lojista? Será mesmo que vale a pena? O que é Marketplace? São essas principais questões que iremos abordar hoje, confira!

Como Funciona o Marketplace Como Ferramenta Para Alavancar Vendas?

O Marketplace é como se fosse um verdadeiro feirão virtual, onde em uma única plataforma, os consumidores podem encontrar o mesmo produto sendo vendido por vários fornecedores diferentes.

Desta maneira, os consumidores podem pesquisar melhor, comparar questões de frete e formas de pagamentos que melhor atendem às suas necessidades.

Você já se perguntou, por que este modelo de negócio se tornou tão popular em tão pouco tempo? Exatamente por três grandes motivos, veja só:

• Variedade de produtos e marcas diferentes reunidas em uma única plataforma;

• Mais facilidade para o consumidor encontrar o que realmente precisa;

• Parceria duradoura entre grandes companhias e aumento significativo de vendas.

Este terceiro ponto é a verdadeira razão para este negócio se manter em constante crescimento, como está hoje. Mas como funciona o Marketplace?

Basicamente funciona da seguinte forma. Imagine que você resolveu iniciar um negócio online, mais especificamente uma loja de eletrônicos. Você ainda está começando este pequeno negócio e ainda não tem muitos clientes.

Porém, existe uma loja online de grande renome que oferece a chance de sua empresa anunciar na plataforma, desde que você pague uma taxa de comissão por cada produto vendido. Você mesmo sendo novo no mercado terá acesso a um grande volume de consumidores engajados e prontos para a compra.

O processo de pagamento e recebimento fica por conta da companhia que disponibiliza o espaço para vendas. Mas quanto ao envio do produto e questões de logística ficam por conta do lojista.

Quais As Principais Vantagens do Marketplace

Para a companhia que se dispõe a abrir um Marketplace em seu portal, o maior benefício é poder expandir o ramo de atuação, trazendo para a loja uma gama de produtos variados, aumentando o tráfego do site e atraindo muito mais consumidores.

Outra grande vantagem é justamente o aumento de receita e o aumento do ticket médio, que é uma métrica fundamental para garantir o sucesso de qualquer negócio virtual.

Além disso, o Marketplace é responsável por aumentar também a taxa de fidelização de clientes, já que seu site terá quase tudo que seu cliente precisa, basta fazer uma breve pesquisa.

Para os lojistas a maior vantagem é se destacar no mercado e alavancar vendas mais rápido, do que começar do zero. Veja mais algumas vantagens:

1 – Baixo investimento

Quando falamos em investimentos de Marketing, partir para vendas em Marketplace acaba sendo relativamente mais baixo, já que isso também fica por conta da companhia.

Os lojistas também não precisam se preocupar com custos severos em desenvolvimento de plataforma específica para vendas, hospedagem e outras questões que tomam uma boa fatia de investimento.

2 – Tudo pronto para vender

Principalmente para o dono de um pequeno negócio que ainda não possui experiência aprofundada em e-commerce, pode se beneficiar dos bons resultados do Marketplace.

O Marketplace oferece todas as ferramentas e infraestrutura que o lojista precisa para vender mais, plataforma completa, gestão de pagamentos, recebimentos e muito mais.

A única coisa a se preocupar é no controle de estoque e envio dos produtos, que deve ser muito bem organizado para se destacar cada vez mais.

3 – Segurança

Geralmente transações pela internet sempre causam certa insegurança para os consumidores. E um e-commerce que quer iniciar neste mercado sofre muito tempo para conquistar clientes e ganhar a confiança deles.

A partir do momento em que um e-commerce está dentro de um Marketplace de uma companhia de renome, este problema deixa de existir.

O Que Considerar Antes de Entrar em Um Marketplace?

Antes de mais nada, se você tem um e-commerce e gostaria de alavancar suas vendas através de um Marketplace, esteja atento à taxa de comissão cobrada pela empresa. Geralmente a comissão varia entre 9,5% a 30%, isto também é referente ao plano de divulgação adquirido.

Se você escolheu um plano com maior visibilidade e relevância de seus produtos, naturalmente o valor de comissão por cada produto vendido também irá aumentar.

Fique atento também quanto as políticas e termos elaborados pela empresa que gerencia o Marketplace, leia atentamente para não ter surpresas no futuro.

Concluindo

No meio do Marketing Digital, nem tudo que dá certo para uma empresa, dá certo para todas. É preciso muito mais do que planejamento. É preciso analisar cada questão, principalmente a viabilidade financeira, os resultados e a taxa de lucratividade.

É importante ressaltar que independente do Marketplace escolhido, sua reputação também está em jogo. Então você deverá trabalhar o dobro para aproveitar todos esses benefícios e convertê-los em vendas bem sucedidas, clientes satisfeitos e altas taxas de fidelização.

E sua empresa, já está preparada para o Marketplace?

Obtenha o nosso conteúdo no seu email

Faça como 10.000 leitores espertos, faça parte da nossa comunidade

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!