MÉTRICAS

Métricas: Saiba O Que São E Quais Escolher Para Sua Empresa!

Marcio Marques

Temos acompanhado a grande evolução do marketing digital e uma enorme busca por estratégias de marketing de conteúdo. Com isso, os investimentos das empresas vêm crescendo cada vez mais, e em simultâneo a competitividade.

No entanto, apesar de existir uma vasta diversidade de estratégias de marketing, que podem ser adequadas para cada tipo de empresa, o sucesso de cada campanha criada é incerto e imprevisível, se não houver algum tipo de análise ou monitoramento de resultados.

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E para facilitar esse processo, existem as métricas. E para que haja sucesso em suas campanhas de marketing, é imprescindível o uso e acompanhamento das principais métricas para monitoramento de desempenho.

Falaremos um pouco sobre essas métricas, assim, você terá a oportunidade de conhecer a importância de cada uma e decidirá qual o melhor caminho para sua empresa. Acompanhe!

O Que São Métricas? E Qual a Importância no Futuro de Sua Empresa?

As métricas devem ser o ponto de partida para qualquer empresa iniciar seus planos e ações de estratégias. São ferramentas que possibilitam mensurar, monitorar e avaliar seus processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva.

Métricas: Saiba O Que São E Quais Escolher Para Sua Empresa!

Tenha em mente que você deverá empregar o uso dessas ferramentas em todos os estágios de sua campanha, desde a criação, a execução e a finalização, para se garantir um resultado eficaz.

As métricas possuem grande importância dentro de sua empresa e vantagens relevantes para o seu negócio como:Mensurar o envolvimento de seu público alvo durante uma determinada campanha;

  • Mensurar o desempenho de suas ações de Marketing;
  • Garante novas oportunidades de negócio, e qual investimento aplicar;
  • Maior objetividade em gerar retorno;
  • Identificar os pontos positivos e negativos das campanhas;
  • Impulsionar uma produtividade apropriada, com base nos dados obtidos.

Conheça As Principais Métricas Para Aplicar Em Seu Processo!

Primeiramente você deverá determinar um objetivo, e o que quer alcançar. Posteriormente, busque por métricas que possam alcançar seus objetivos de maneira concreta e sucessiva.

Web Analytics na prática

ROI ou Retorno Sobre Investimento

É a ferramenta mais simples e direta para mensurar lucros e indicar onde e como investir. Com esta ferramenta é possível traçar as estratégias que apresentaram um resultado significativo, e assim determinar como investir com maior rentabilidade.

Com esses dados em mãos, lhe permitirá alinhar seus investimentos futuros aos novos projetos e campanhas.

Taxa de Retenção de Clientes

A realidade é uma só, manter os “velhos” clientes é muito mais barato do que conseguir “novos”.

Assim esse indicador, oferece a você a possibilidade de mensurar a porcentagem e performance de clientes fiéis a seu produto ou serviço, deixando em evidência seu comportamento de compra e índices de lealdade.

Se a taxa de retenção for alta, você terá um alto índice de clientes satisfeitos e consequentemente fiéis. Se apresentar uma taxa baixa de retenção, é melhor rever suas estratégias de engajamento.

Ranking Nos Mecanismos de Buscas

É um indicador essencial para mensurar o tráfego de seu site ou blog, e mensurar também a eficiência de suas estratégias de conversão.

Todo conteúdo de seu site ou blog, deverão ser otimizados em SEO para garantir uma boa posição nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca. Assim, quanto maior a taxa de visitas em seu site, maior a taxa de conversão, e por consequência, maior popularidade de sua marca.

Nível de Engajamento do Cliente On-line

O fato de poder mensurar o nível de engajamento de seu cliente em relação a sua marca já é de grande relevância para o sucesso financeiro de sua empresa.

Com esta ferramenta você pode conseguir importantes informações como:

  • A duração de visitas de seu cliente em seu site ou blog;
  • Frequência de visitas diárias ou semanais;
  • Número de cliques;
  • Número de downloads efetuados em sua página;
  • Uma ferramenta que você pode obter com facilidade todas essas informações citadas acima é o Google Analytics.

Concluindo

Métricas são claramente indispensáveis agora, não é? Mas sem objetivos nada disso tem relevância alguma para seus projetos.Nesse mercado cada vez mais concorrido, antes de você apostar tudo em um projeto futuro, procure antes estabelecer os reais objetivos para ele e implemente algumas dessas principais métricas.

Será um grande passo para garantir sua vitória!

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