MARKETING DIGITAL

O Que É Marketing Digital e 13 Principais Ferramentas

Marcio Marques

Quando falamos em marketing digital e suas ferramentas, é comum que iniciantes, ou até pessoas experientes tenham algumas dúvidas e dificuldades com relação ao assunto.

Sabemos que marketing digital é nada mais que o marketing adaptado à internet.

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Porém, o marketing digital usa algumas ferramentas específicas que o diferenciam do marketing tradicional.

A grande verdade é que para uma estratégia de marketing digital funcionar, as ferramentas adequadas precisam ser utilizadas e será sobre estas ferramentas que falaremos neste post.

Uma estratégia de marketing completa começa com boas ferramentas. Confira!

Top 13 Ferramentas Indispensáveis Para Uma Campanha de Marketing Digital.

E-mail Marketing

  • Para que serve? Enviar e-mails de relacionamento e/ou promoções, além de construir o principal ativo de uma campanha digital: reunir contato de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
  • Principais Ferramentas: E-goi, MailChimp, MailRelay, Aweber, Sendy, KlickMail, RD Station e Mail2Easy.

Links Patrocinados

  • Para que serve? Coordenar e gerenciar campanhas de mídia paga de vários canais em um único lugar, algumas permitem analisar o que os concorrentes andam fazendo, o que facilita no direcionamento das campanhas.
  • Principais Ferramentas: Search Metrics, Adgooroo, AdBeat.

SEO

  • Para que serve? Descobrir o que as pessoas estão procurando na web para que criemos conteúdo que atenda a uma demanda já existente. É usada também para estudos de mercado e otimização de posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
  • Principais ferramentas: SemRush, WordPress Yoast SEO, WebXTool, UpCity, Moz, SpyFu, BuzzSumo (Redes Sociais)

Mídias Sociais

  • Para que serve? Gestão e análise do andamento das campanhas de mídia social (Facebook e similares). Permitem gerenciar relatórios e acompanhar o desenrolar das campanhas de várias redes sociais em um único lugar.
  • Principais Ferramentas: Social Media Monitor, Social Mention.

Criação de Infográficos

  • Para que serve? Na era das informações rápidas, é fundamental reunirmos conteúdo denso em uma linguagem simples e direta para o leitor e os infográficos são ótimos para isso.
  • Principais ferramentas: PicToChart, Visual.ly, FluxVFX, ManyEyes.

Análise de sites

  • Para que serve? Descobrir de onde veio um visitante e o que fez dentro do seu site, em que links clicou, quanto tempo permaneceu na página e etc.
  • Principais Ferramentas: Google Analytics, Piwik, Parse.ly.

Usabilidade

  • Para que serve? Descobrir onde os leitores clicam, onde deixam o mouse parado, como eles navegam dentro do seu site, até onde as pessoas rolam as páginas do seu site…
  • Principais Ferramentas: CrazyEgg, Hotjar, Jaco.

Criação de Landing Pages

  • Para que serve? Criar páginas de pouso ou páginas de captura. As páginas de pouso, são páginas especiais dentro do seu site que como o nome já diz, tem o intuito de receber o visitante e leva-lo a uma ação específica, seja um cadastro ou o preenchimento de um formulário, até mesmo o fechamento de uma venda.
  • Principais ferramentas: Unbounce Pages, Optimize Press, ClickPages, Lead Pages, RD Station.

Banco de Imagens

  • Para que serve? Obter imagens profissionais para seu site ou anúncio, afinal, entrar no Google Imagens e salvar a primeira que aparece não é algo legal por vários motivos, inclusive os direitos autorais.
  • Principais ferramentas: ShutterStock, PixaBay, PhotoDune, TinyPNG.

Pop-Ups

  • Para que serve? Criar pop-ups em sites. Uma ótima forma de evitar que seu leitor fuja do site sem deixar um e-mail, por exemplo. Uma dica, evite usar pop-ups de entrada (aqueles que ao clique do usuário coloca o pop-up na frente.
  • O motivo é óbvio: A pessoa nem leu o seu conteúdo, logo, não sabe se é ou não relevante para ela, então, porque motivos ela deixaria o e-mail dela neste pop-up? Use pop-ups de saída (aqueles que aparecem quando o usuário tem a intenção de deixar o site).
  • Principais ferramentas: HelloBar, OptinMonster Pop-up, Sumone, Pickerel.

Formulários de pesquisa

  • Para que serve? Para criar pesquisas com seus leitores. Vai lançar um produto? Porque não lançar exatamente aquilo que resolve o problema dos seus leitores?
  • Principais ferramentas: TypeForm, Qualaroo, SurveyMonkey.

Testes A/B

  • Para que serve? Sem entrar em muitos detalhes, testes A/B servem para descobrirmos qual versão de uma página por exemplo, converte mais. Criamos duas páginas idênticas, variando apenas um item entre elas.O programa apresenta aos usuários as duas páginas através do mesmo endereço. Com isso, o responsável pela campanha pode tomar decisões com base no critério que desejar. Uma estratégia de marketing digital que não tem testes está fadada ao fracasso.
  • Principais ferramentas: Optimizely, Visual Optimize WebSite, Google Content Experiments.

Encurtador de URL

  • Para que serve? Ao invés de apresentar ao seu usuário um link longo e feio (como a maioria dos links de afiliado) você pode criar um link bonito e simples de lembrar.
  • Principais ferramentas: Google URL Shortener, Bitly, Pretty Link Lite.

Concluindo….

Vimos as principais ferramentas que profissionais de marketing digital devem utilizar em seus projetos.

Uma boa estratégia, amparadas pelas ferramentas certas podem fazer muito pelo seu negócio. Algumas das ferramentas listadas são grátis, e há outras pagas. É só escolher quais são relevantes para o seu negócio e começar a usá-las imediatamente.

E você? Quais ferramentas utiliza no seu dia a dia? Compartilhe conosco nos comentários.

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