INBOUND MARKETING

5 etapas do Inbound Marketing fundamentais que você precisa conhecer

Eduardo Toloto

O Inbound Marketing é o assunto do momento, todo mundo tem algo a dizer sobre como usar, o que é, esse tipo de coisa. É precisamente por estar tão divulgado, que ele acaba sendo negligenciado. Então, vou te mostrar como realmente funciona o Inbound Marketing neste artigo.

Se você trabalha com marketing, provavelmente já usou o Inbound Marketing em algum momento. Mas a pergunta mais importante aqui é, você está usando suas técnicas e estratégias, corretamente?

Você consegue, por meio de seus conteúdos atrair e ter a atenção do público que recebe seu material? Essa que é uma das principais características do Inbound, de conquistar de certa forma os clientes e mais importante, os manter nutridos.

Para que isso aconteça de forma natural e se torne permanente, existem algumas etapas que você deve seguir à risca. Esse é o objetivo desse artigo, instruir você em como executar de maneira eficiente e respeitando os procedimentos necessários.

Espero ter conseguido sua atenção, se consegui, isso prova que consegui utilizar o Inbound Marketing de forma adequada. Se quiser aprender como fazer também, não deixe de conferir a leitura a seguir!

O que esse conhecimento me proporciona?

Caso seja seu objetivo executar um bom plano de Marketing Digital, o conhecimento adquirido aqui, irá te proporcionar exatamente isso. Ao término da leitura, tenho certeza que você já vai ser capaz de atrair mais clientes.

Você não gostaria de poder desenvolver todas as etapas necessárias, para alcançar um resultado incrível? Seja em uma Agência Digital ou em um projeto independente, como um blog ou um site, inserir o Inbound Marketing é fundamental.

Se você não conseguir divulgar e alcançar uma boa fatia dos clientes disponíveis no mercado, como vai se manter em pé de igualdade com sua concorrência? Você acaba estagnado e a única coisa a ser feita, é observar a evolução de outras pessoas.

Não deixe seu negócio chegar nesse ponto, seja o marco da mudança em seu nicho de mercado. Dê a devida atenção a cada uma das etapas que irei te apresentar, e seja a evolução que você almeja em sua carreira.

Invista em conteúdo relevante e SEO aprimorado

Antes de mais nada, para começar a chamar a atenção e ser capaz de atrair clientes, crie conteúdo de extrema relevância. É o primeiro passo a ser dado rumo a um negócio escalável e próspero, ele é o carro chefe da sua marca ou produto.

A dica é investir em uma Agência Digital de qualidade e que seja completamente eficiente quanto as etapas a serem seguidas. Cada etapa representa uma porção a ser somada, a fim de gerar uma receita completa e pronta para ser usada.

Para auxiliar e amplificar a qualidade e eficiência do seu conteúdo, elabore um SEO completo. Ele é quem vai determinar como o seu texto se apresenta nas buscas pela internet. Portanto, quanto maior qualidade de conteúdo e um SEO de ponta, mais fácil será encontrado.

Vamos então as fundamentais etapas do Inbound Marketing, continue a leitura!

5 etapas do Inbound Marketing fundamentais para seu negócio

Juntei as 5 etapas que completam os fundamentos do Inbound Marketing, são elas: Atração; Conversão; Relacionamento; Vendas e Análise. Confira as definições de cada uma delas!

Primeiro atraia o cliente

Por meio de conteúdos exclusivos para um determinado público, você se conecta com o leitor e desperta a curiosidade. Se tiver um blog criado, melhor ainda, pois o blog é o canal perfeito e mais objetivo para oferecer nova informação.

Seja o mais certeiro possível na hora de criar um conteúdo, você deve expor como aquela solução é a perfeita para ele. Dessa forma, você cria um vínculo e o mantem nutrido com informação que realmente interessa a ele.

Como citei acima, a utilização do SEO é indispensável para determinar o sucesso do material que publicou. Invista em um profissional capacitado para te colocar no radar das buscas e o inserir no rankeamento das melhores páginas.

Melhore o relacionamento com seu cliente por meio de redes sociais. Elas se mostraram uma ótima ferramenta para manter seu possível cliente, entretido e por dentro do que acontece com sua marca ou empresa.

Busque pela conversão

Tudo funciona como um processo onde cada etapa complementa a anterior. Aqui não é diferente, você só conseguirá converter seus possíveis clientes em clientes permanentes, se a primeira etapa estiver impecável.

Algumas táticas devem ser utilizadas aqui, como o uso de CTAs ou Calls-To-Actions, inseridos de forma natural no texto. Ou seja, sempre que possível coloque pequenas chamadas como, “Confira a seguir”, “Assine já”, “Realize um orçamento já”, para levar o visitante a continuar a leitura.

Para ser capaz de assegurar uma chance real de conversão, inclua Landig Pages no seu blog. Ao disponibilizar conteúdo gratuito, mas de qualidade, você pode elaborar um formulário onde você coleta informações valiosas, para te ajudar na taxa de conversão.

 

Quando você utiliza essas dicas, as chances de você converter um visitante para cliente, só aumentam.

Insista na permanência do cliente

Agora que o visitante da sua página é um lead qualificado, tenha bastante cuidado. Apesar de qualificado, você não consegue determinar ainda, se ele está pronto para comprar ou não, e um passo errado aqui, significa uma chance de perdê-lo.

Procure manter seu lead nutrido de conteúdo assertivo, e para tal, invista no E-mail Marketing. Ele é uma poderosa ferramenta usada para mensurar a qualidade de uma campanha realizada, e também é um excelente recurso para aumentar suas vendas.

Tente ao máximo manter contato constante com seu lead e forneça ainda mais coisas que ele necessite.

Tente selar o negócio

Quanto mais tempo o visitante passa lendo um conteúdo seu, mais familiarizado ele estará com seu trabalho. Isso gera engajamento e te leva a próxima tática, que é o Lead Scoring.

Ele consiste em pontuar seus leads de acordo com as ações tomadas por eles. Qual a permanência, quais conteúdos e o quanto ele se direcionou ao fundo do funil de vendas, isso lhe permite determinar em qual etapa o lead se encontra.

Se conseguir determinar por meio da pontuação, que o lead ainda não está pronto, você coloca a equipe de Marketing novamente para trabalhar em cima dele. Agora, se for adequada a pontuação, ele já está preparado para ser direcionado a equipe de vendas.

Existe uma outra ferramenta muito utilizada, é a Inbound Sales. Ela consiste no trabalho da equipe de vendas, realizada por meio de Home Office. Ou seja, a equipe de vendas não precisa estar na agência, trabalham em casa mesmo.

Isso gera uma redução de custos, aumento na produtividade e você ainda é capaz de mensurar melhor os resultados.

Avalie as estatísticas

Essa é a última etapa e é muito importante que seja bem elaborada. De nada adianta todo o trabalho feito para adquirir mais clientes, se você não avaliar os resultados obtidos, a fim de melhorar o que for preciso.

Você conta com algumas ferramentas excelentes para realizar tal medição, como o Web Analytics. Por meio de um cadastro no Google, você consegue determinar a audiência do seu público, duração das sessões, taxa de rejeição e muito mais.

Se preferir, você pode usar a RD Station, que é uma ferramenta muito útil para te ajudar a mensurar todos os dados gerados pelos seus clientes. Dessa forma, você é capaz de determinar onde as mudanças precisam acontecer.

Agora que ofereci a chance de se tornar um excelente profissional em Inbound Marketing, comece hoje mesmo a utilizar todo o conhecimento que aprendeu. Existe um mundo de possibilidades lá fora, é isso que o Inbound Marketing oferece.

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários, fico feliz em ajudar.

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