Muitas empresas nos dias de hoje, buscam seriamente investir em marketing de conteúdo. Tudo porque, é uma ferramenta de negócio que nunca “sairá de moda”, gera lucros e retorno, além de valorizar sua marca.

Temos que considerar que uma boa estratégia de marketing, muito bem elaborada, precisa e focada em objetivos, é capaz de alcançar resultados significativos, fazendo com que sua empresa se torne referência no assunto e alcance o reconhecimento de seu público-alvo.

Mas para que tudo isso seja concretizado, existem alguns conhecimentos básicos que devem ser levados em conta, antes de elaborar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Para isso iremos simplificar para você em um processo rápido e eficaz de 6 passos, Confira:

Como Elaborar Uma Estratégia de Marketing de Conteúdo Efetiva?

Primeiramente, você deve ter um planejamento voltado para a visão geral de seu projeto, considerando qual o seu objetivo, qual a melhor maneira de “conversar” com seu público, como o conteúdo será distribuído e o principal de tudo, sempre mensurar resultados.

1° Passo – Traçar Os Objetivos da Campanha

É o passo primordial antes de elaborar uma estratégia. É preciso avistar um caminho a ser seguido, assim poderá evitar maiores transtornos, que poderão prejudicar os resultados finais de seu projeto.

Além disso você deverá ser capaz de compreender os principais objetivos a serem seguidos durante o planejamento. Pense a respeito das seguintes perguntas:

O que sua empresa deseja alcançar? Você quer aumentar vendas? Quer aumentar a reputação de sua marca? Ganhar popularidade? Aumentar e gerar leads? Quais serão seus KPIs?

2° Passo– Conhecer o Público-alvo e Definir Buyer Personas

Agora você deve estudar muito bem o seu público-alvo como em questões de preferências e seu comportamento de compra.

O ideal é que você crie uma buyer persona ou faça pesquisas etnográficas, para que você possa direcionar seu conteúdo de uma maneira eficiente.

Não esqueça de pesquisar também sua situação de mercado. Observe as ações dos concorrentes e o feedback dos consumidores. É muito importante que você conheça muito bem o mercado que sua empresa está, contrate um consultor profissional que irá lhe guiar da melhor maneira possível.

3° Passo – Criar conteúdo De Acordo Com a “Voz” De Seu Target

É imprescindível que você saiba qual a linguagem de seu público-alvo, presentes nas redes sociais, por exemplo.

Escolher boas imagens, produzir textos originais, saber aplicar uma boa chamada para posts, estar atento aos melhores horários para publicar seu conteúdo. Tudo isso será de extrema relevância para aumentar o engajamento com sua marca e aumentar sua reputação online.

E neste caso é sempre bom lembrar do famoso lema: “O conteúdo certo, para o público adequado e no momento oportuno”.

4° Passo – Distribuição do Conteúdo

Para uma estratégia de marketing de conteúdo ser completamente efetiva, é preciso planejar também como seu conteúdo será distribuído e quais serão osmelhores canais para marcar presença. Veja:

Blog – É uma forma de passar suas informações e conhecimentos de maneira aprofundada para o seu público. Ao gerar conteúdo, você estará gerando valor, saber o que as pessoas buscam é essencial para se tornar um expert e referência no assunto.

É importante determinar o número de postagens e assuntos pertinentes.

Redes Sociais – As redes sociais podem lhe ajudar a divulgar o conteúdo do seu próprio blog ou você pode também personalizar um conteúdo específico para um determinado canal.

Em redes sociais é mais comum um conteúdo de consumo rápido como uma imagem com chamada para post ou um vídeo explicativo.

Materiais Gratuitos – É uma forma de aumentar os leads, distribuindo um conteúdo rico e relevante como: e-books, whitepapers, newsletters, webinars, etc.

Quando se disponibiliza conteúdo gratuito para seu público, maiores serão as chances de agregar valor à sua marca.

5° Passo – Execução do Planejamento

Siga de maneira rigorosa os pontos colocados em seu planejamento. Pois somente assim você poder é medir o que realmente funcionou em sua campanha e o que deverá ser mudado.

Nessa parte do processo é indicado que sempre mensure resultados e caso seja necessário mude a estratégia.

6° Passo – Métricas

É nesse momento em que você saberá realmente se sua estratégia teve eficácia ou se algo deverá ser repensado.

São os KPIs definidos lá no início do planejamento que irão lhe guiar em todo o processo, se você chegar até aqui e não alcançar seus objetivos, não é hora de desanimar, elabore uma nova estratégia se baseando nos resultados e recomece o processo.

Se você chegou até aqui e conseguiu alcançar seus objetivos, não pare por aí, sempre irá existir algo para melhorar e aplicar em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Concluindo

Lembre-se que Marketing de Conteúdo não é publicidade, é claro que existirá os momentos oportunos em que você poderá vender seu produto ou serviço.

Mas a premissa do marketing de conteúdo é suprir as necessidades dos usuários, lhe entregando um conteúdo que eles mais procuram, afim de torná-los futuros compradores.

Seja o que seu público-alvo procura, e terá a garantia de sucesso, lucros e vendas para seu negócio!

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