Você que trabalha com Marketing Digital, certamente deve ter se deparado com alguns desafios ao gerar conversões através do funil de vendas.

Sabemos também, que otimizar um funil de vendas geralmente é incumbência do departamento de vendas. Assim, hoje iremos mostrar como é possível vendedores e gestores aprimorar um funil de vendas, organizando e priorizando algumas etapas importantes.

Quer conhecer como potencializar o funil de vendas, atingindo altas taxas de fechamento e impressionar seu chefe? Então acompanhe!

O que Você Realmente Deve Saber Sobre O Funil de Vendas?

Primeiramente, é fundamental que você compreenda a importância do funil de vendas dentro de uma empresa e saiba como as métricas e todo o processo de gestão poderão ser convertidos em lucros e clientes fiéis. Veja:

1 – Gestão de Leads

Conforme uma empresa evolui, ao longo do tempo, inevitavelmente você começará a ter algumas preocupações com o grande volume de leads. E se não houver uma gestão contínua e funcional seu desempenho de vendas estará comprometido, trazendo algumas complicações:

  • Dificuldades em priorizar oportunidades de venda diante do grande volume;
  • Alto custo de aquisição de clientes;
  • Além de estender o ciclo de venda, traz leads que ainda não estão prontos para a compra;
  • Devido às ofertas momentâneas, podem trazer ciclos instáveis, proporcionando queda de produtividade e ineficiência na abordagem.

2 – Qualificação de Leads

Umas das principais táticas para otimizar o funil de vendas, é desenvolver um processo de qualificação de leads.

Qualificar um lead consiste em evitar perda de tempo e dinheiro com leads de baixo potencial, ou seja, que não estão interessados em seu produto. Da seguinte forma:

  • Bons Leads – que demonstram intenção de compra, são considerados de grande potencial.
  • Bons Leads – demonstram um certo interesse em seu produto, mas ainda não estão prontos para compra.
  • Leads Ruins – Possuem interesse em seu conteúdo, mas não tem interesse em seu produto.

Desse modo, os primeiros leads classificados como “bons”, já podem ser encaminhados para o fundo do funil sem nenhum problema.

3 – Organizar e Limpar

Este é um ponto de extrema importância, um erro que as empresas nunca podem cometer é confundir quantidade com qualidade.

Achar que se tem muitos leads, não significa que terá muitas oportunidades de vendas. Pelo contrário, não dispensar os leads “ruins” pode sim acarretar sérios problemas e prejuízos para uma empresa.

4 – Relatórios de Desempenho

Para que seu funil de vendas se mantenha sempre limpo e muito bem classificado é necessário que obtenha uma ferramenta de CRM.

Assim você saberá exatamente quando um possível cliente fechou uma compra e por que fechou, e então poderá aplicar as mesmas ações em prospects futuros.

5 – Seja Conhecedor das Métricas

Para um bom gestor se destacar, é fundamental que tenha um amplo conhecimento das principais métricas e números.

  • Quantidade de leads criados por mês;
  • Taxa de conversão de leads em potenciais clientes;
  • Taxa de conversão de potenciais clientes em vendas;
  • Duração média de cada ciclo de compra;
  • Média de oportunidades mensais.

Vale ressaltar que quanto mais precisos forem os dados, maior relevância e qualidade serão atribuídos ao CRM.

6 – Reúna a Equipe

O único propósito de realizar avaliações e reuniões contínuas com a equipe é identificar e priorizar as oportunidades que estão no topo e no meio do funil.

Desta forma, os gestores poderão ter uma visão mais abrangente de todo o funil de vendas e obter maior controle sem perder tempo.

7 – Fidelize os clientes

Quando um lead se torna cliente e chega ao fundo do funil, não significa que a jornada acabou, concorda?

Existe agora o próximo passo que é recriar o ciclo de venda o tornando um cliente leal. Pois segundo estatísticas, clientes leais geram 80% da receita de uma empresa. Então existe ainda muito trabalho a fazer!

Concluindo

O funil de vendas é um grande aliado para quem deseja concretizar ações de marketing mais efetivas e aumentar a taxa de conversão.

É um pensamento interessante relacionar o funil de vendas àquele velho ditado: “Tempo é dinheiro”, e não se apegar a uma falsa oportunidade e assim deixar poluir seu funil de vendas.

O quanto você conhece seu funil de vendas? Ele é otimizado o bastante para fidelizar clientes?

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