Uma das táticas mais utilizadas dentro do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo são as iscas digitais, consideradas a melhor forma de capturar informações de contatos de maneira natural e ao mesmo tempo vantajosa. Onde os visitantes lhe disponibilizam seus e-mails e outros dados em troca de um conteúdo gratuito, atrativo e que seja de grande relevância.

Uma isca digital infalível na geração de leads é o eBook, que pode lhe trazer uma grande vantagem, ele pode ser direcionado à diversas personas designadas por sua empresa, e também pode atingir quaisquer estágios em que ela se encontre.

Mas tudo isso se deve a um trabalho bem feito e a prática de conhecimentos aprofundados a respeito do assunto abordado. Além disso ainda existem várias outras atribuições que seu eBook deve conter, para que seja considerado significativo e próprio para geração de leads.

Veja agora algumas dicas para o processo de criação de seu eBook:

1 – Seja Objetivo

Antes de mais nada, determine qual o seu propósito em fornecer um e-book. Ele será uma ponte para que os leads consumam cada vez mais conteúdo ou poderá também ser uma forma de fazer com que eles entrem em contato com a sua equipe de vendas.

Com isso em mente, faça uma pesquisa no Google Analytics, e conheça quais são os assuntos mais procurados em seu site, isso lhe ajudará bastante a construir um material rico em conteúdo e bem estruturado.

2 – Formatação e Design

É importante fazer algumas considerações nesta etapa, que irão determinar como o seu material será recebido, será de boa qualidade? Ou apenas mais um eBook?

  • Com o tema já escolhido, deixe pré-definido quais serão os capítulos, pois, além de facilitar sua escrita e linha de raciocínio, será consumido pelo leitor de uma forma mais eficaz e satisfatória.
  • Tome um extremo cuidado em relação a revisão, leia e releia quantas vezes for necessário, é um detalhe crucial para classificar a qualidade de seu e-book.
  • Agora é a hora de apresentar a imagem da sua empresa, sempre utilize a logo e as cores de sua marca, assim você será lembrado quando o leitor obter algum outro tipo de material.
  • Sempre que possível adicione imagens correlacionadas com o tema em questão. Além de tornar a leitura mais agradável irá melhorar o visual do seu e-book.

Benefícios e Vantagens do eBook Para o Seu Negócio

3 – Torna Sua Empresa Expert no Assunto

A partir do momento em que você compartilha todo o seu conhecimento com o leitor, e oferece uma riqueza em detalhes, você acabará se tornando uma forte referência e fonte de futuras consultas, pois estará ciente que você irá fornecer as soluções que ele procura.

4 – Aumento de Compartilhamento

Quando um material tem como objetivo alguma solução de um determinado problema, normalmente é algo que será facilmente compartilhado.  E isso ajuda o seu conteúdo e sua marca a ficarem bem posicionados e bem ranqueados nas páginas do Google, além de lhe trazer mais visitantes e melhorar a visibilidade de seu site.

5 – Aumento da Lista de Contatos

Seria mais simples comprar uma lista de e-mails correto? Errado, pois ao obter uma lista, você não teria o conhecimento natural de qual estágio e jornada de compra este possível cliente se encontra. Portanto absolutamente ineficaz.

Conquistar contatos através de uma landing page, oferecendo um e-book, será, no entanto, muito mais lucrativo, e deverá obter um controle sobre qual conteúdo direcionar em suas futuras publicações.

6 – eBook como Ferramenta de Marketing

Os consumidores hoje, mais do que nunca, anseiam por conhecimentos e por solucionar problemas via internet. E o eBook se encontra entre as formas de distribuir conteúdo mais utilizadas no marketing digital. Ao ser disponibilizado totalmente gratuito, o visitante não se importará em oferecer alguns de seus dados. Isso o torna uma ferramenta poderosa para atrair mais leads para sua empresa.

Conclusão

Segundo uma pesquisa anual B2B Content Marketing Benchmarks 2014, aproximadamente 34% das companhias utilizam o eBook como tática de marketing de conteúdo e 54% das empresas B2B realmente consideram um conteúdo eficaz.

Ao utilizar o e-book como ferramenta de marketing, você garante todos esses benefícios e vantagens apresentados. Se atente a esses critérios e comece hoje mesmo a executar esta estratégia. Será que não é isso que lhe falta para impulsionar suas vendas?

Você quer vender mais?

Agende uma conversa para falar sobre o seu projeto com um de nossos especialistas
Fale com um especialista
Siga nas redes sociais