Sabemos que para obter um crescimento efetivo de uma empresa, é preciso foco, objetividade e seguir estritamente uma metodologia focada em um aprimoramento contínuo.

Assim, você como empreendedor de marketing digital, deve imaginar que gerar conversões não é de fato um processo simples, muito menos rápido, não é verdade?

Mas já pensou em contratar um Growth Hacker para sua empresa? Sabia que ele poderá lhe gerar receitas e conversões com grande agilidade e eficácia?

Hoje falaremos de Growth Hacking, uma tática relativamente nova aqui no brasil e com grande tendência para crescer. Baseada na união do Marketing e o desenvolvimento, é um conceito que deverá ser implantado em sua empresa caso deseje alavancar suas vendas com êxito e criatividade.

Mas o Que É Growth Hacking?

O que é Growth Hacking

Em 2010, o empreendedor Sean Ellis cunhou o termo, que se fundamenta basicamente em alavancar métricas de conversão. Muito utilizado nos Estados Unidos, pelas grandes startups do Vale do Silício, o maior polo mundial de tecnologia.

Ellis deixa bem claro que, se uma startup deseja gerar um crescimento rentável e sustentável, deverá ao invés de contratar um VP de marketing, que contrate um bom profissional em Growth Hacking.

Pois, um Growth Hacker possui habilidades e conhecimentos suficientes que englobam o marketing, desenvolvimento de produtos ou serviços, gestão de finanças e recursos humanos. Aplicando uma metodologia testável e escalável, visando o crescimento e principalmente a economia de recursos.

O Growth Hacker, na realidade se fundamenta em chegar aos resultados de fato e não em quais meios utilizará para realizá-los. O profissional busca alcançar a todo custo o que se propõe, utilizando as táticas e ferramentas tecnológicas que ele domina, para criar e desenvolver soluções inteligentes para sua empresa.

Growth Hacking, portanto, é uma maneira moderna de atrair novos consumidores, através do próprio meio digital, por meio de um profissional que analisa todos os dados coletados, transformando em soluções inovadoras para o crescimento funcional de sua empresa.

Logo, esse método não precisa necessariamente ser utilizado somente em pequenas empresas e startups, é viável também em qualquer empresa que deseja um crescimento contínuo, inovação e otimização de estratégias e desenvolvimento.

Quais Os Principais Atributos de Um Growth Hacker?

Antes de contratar um profissional em Growth Hacking, é de extrema importância que se atente a esses requisitos e qualidades que ele deverá apresentar para iniciar sua equipe de Growth:

1 – Habilidades Com Métricas e Dados

Profissionais em Growth Hacking são habilidosos com dados, análises e métricas. Através da coleta de dados e análise de métricas, os profissionais podem testar e efetivar quaisquer estratégias possíveis para o sucesso de sua empresa.

Além disso, são técnicos competentes, com habilidades em estatísticas, programação, analytics, excel e análise de dados, Testes A/B, buscas avançadas e base de dados SQL.

2 – Atualizados em Multicanais

O profissional deverá ser capaz de compreender e analisar quais canais serão adequados para atingir o objetivo estratégico inicial.

O Growth Hacker é preparado para reconhecer o público-alvo, é bastante popular no meio online e possui criatividade para criar uma campanha viral, que atraia mais interessados e gere resultados rápidos.

3 – Testes e Otimização

Growth Hackers estão sempre em busca de melhorias e crescimento. Para isso, conseguem resultados eficientes por meio de testes constantes.

Assim, serão capazes de identificar quais testes serão inúteis para otimização de um produto ou serviço.

4 – Mestres Interdisciplinares

O profissional possui um alto padrão de entendimento sobre as mais diversas ferramentas e canais utilizados pelos concorrentes. O que te manterá sempre a frente, com uma grande vantagem competitiva.

Além de terem um perfil interdisciplinar, o que acaba lhe trazendo a economia, como mais um ponto vantajoso.

Pois, possuem conhecimento suficiente dentre as diversas disciplinas, dispensando a necessidade de um especialista em certa área, para extrair informações essenciais.

5 – Criatividade

Profissionais em growth hacking possuem como característica própria uma mentalidade lógica e criatividade para inovar táticas e ações, fazendo com que sua empresa se sobressaia.

Fogem do senso comum e pensam “fora da caixa”, sempre buscando novos caminhos para melhorar uma estratégia e fazê-la funcionar de fato.

6 – Conhecimentos em RH e Finanças

O profissional deverá ser capaz de montar seu próprio time, caso necessário, contratar e treinar competentes que entenderão o funcionamento da empresa.

O Growh Hacker é especialista em lidar com o público-alvo, está sempre atualizado em questões de mercado e sempre possui um grande cuidado com os recursos financeiros de sua empresa.

Concluindo

Apesar de o conceito de Growth Hacking ainda estar engatinhando aqui no Brasil. Possui um forte potencial para auxiliar no crescimento sucessivo de várias empresas.

É um método que vale a pena investir, principalmente nos momentos de crise, já que você poderá obter um rápido resultado e ainda economizar recursos.

Para você que se interessou, saiba que é de valor imensurável, ter um profissional em sua equipe que tenha afinidade com seu público-alvo, se importe com economia e se preocupe com o avanço e crescimento de sua empresa.

E então, o que acha de adotar esse novo método de gerar resultados?

Você quer vender mais?

Agende uma conversa para falar sobre o seu projeto com um de nossos especialistas
Fale com um especialista
Siga nas redes sociais