O marketing digital se tornou requisito obrigatório para todas as empresas que desejam ampliar sua base de clientes.

Segundo pesquisa de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79% das casas brasileiras têm acesso à internet.

Esse dado mostra que existe um mercado brasileiro amplo na web. As empresas precisam aproveitar as oportunidades e saber se diferenciar em um meio tão competitivo.

Para ser bem-sucedido nisso, você precisa estar atento às novas tecnologias e práticas que surgem a todo momento nesse ramo.

Portanto, continue lendo para conhecer as 5 estratégias mais eficazes do marketing digital, ideais para diversos tipos de negócio.

As estratégias mais eficientes do marketing digital

É importante frisar que as estratégias e técnicas que serão listadas a seguir demandam conhecimentos específicos.

Sendo assim, invista na capacitação da sua equipe para ter uma maior garantia de resultados positivos para a empresa. Sua equipe precisa saber como usar o Instagram Ads, por exemplo.

1- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo diz respeito à veiculação de conteúdos relacionados ao produto ou serviço que está sendo oferecido.

A publicação desses conteúdos visa promover a empresa de maneira mais orgânica.

Enquanto a publicidade tradicional bombardeia o consumidor com propagandas indesejadas, o marketing digital busca conquistá-lo mostrando na prática os benefícios que a empresa pode oferecer.

O foco do marketing de conteúdo é educar os clientes a respeito de um produto. Pessoas mais informadas tomam decisões mais rápido, ou seja, quanto mais informação você transmitir, mais clientes vai ter.

2- Uso das redes sociais

O conteúdo produzido precisa ser propagado de maneira eficiente. Usar as redes sociais para esse fim é muito indicado.

Para se ter uma noção do impacto das redes no Brasil: das 2,7 bilhões de contas ativas no Facebook, 130 milhões são brasileiras.

Portanto, há uma parcela muito expressiva de brasileiros nessa plataforma. Saber aproveitar esse nicho é um diferencial importante para conseguir novos clientes.

Contrate um profissional responsável pelas funções de social media e comunique-se com frequência com seu público-alvo.

A proximidade entre marca e cliente traz diversos benefícios, entre os quais o mais importante é a maior durabilidade da relação profissional.

3- Técnicas de SEO

Suponhamos que sua empresa tem um blog repleto de posts informativos e tenha um bom número de visitantes mensais.

Mesmo assim, essa popularidade não está se traduzindo em vendas. Talvez o seu problema esteja na falta das técnicas de SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas. É uma série de técnicas que visam aprimorar o posicionamento de links nos mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo!.

Algumas técnicas são:

  • Produção de conteúdo original;
  • Uso de palavras-chave populares;
  • Parágrafos curtos;
  • Títulos informativos.

Seguir essas e outras medidas determina a relevância da sua página nas pesquisas na web. Por isso, atente-se a elas.

4- Links patrocinados

Os links patrocinados são maneiras inteligentes de anunciar em diversos lugares gastando pouco.

Existem várias formas de fazer isso, como anunciar no Google Ads. Usar essas plataformas é relativamente intuitivo. 

O mais importante é definir com precisão o público que você deseja atingir, de acordo com dados coletados previamente, e o modo como o valor investido retornará para a empresa.

Captar dados da sua base de clientes depende das ações que você emprega nas suas redes e no seu site.

Procure sempre oferecer algo em troca de informações como localização geográfica e e-mail. Você pode disponibilizar um e-book exclusivo sobre a empresa para quem informar esses dados, por exemplo.

Tenha a garantia de que sua equipe sabe como funciona o Facebook Ads para aproveitar ao máximo essa plataforma tão fundamental para os negócios.

5- E-mail marketing

As empresas devem usar o e-mail de forma equilibrada e contextualizada. Não há mais espaço para enviar spam, por exemplo.

Primeiramente, trace os perfis dos seus clientes e identifique as necessidades e interesses de cada um.

Depois, crie e-mails segmentados para cada perfil identificado. O conteúdo pode ser novas ofertas ou uma newsletter com novidades da empresa. 

Há sites que contêm modelos para newsletters e informam quantas pessoas abriram o e-mail e interagiram com ele, como é o caso do Mailchimp.

Para ter certeza de que o conteúdo produzido será de qualidade, estude contratar uma equipe de profissionais com experiência na área de comunicação, como publicitários e jornalistas.

Perceba que o marketing digital abre novas possibilidades para todo tipo de empreendimento. Basta saber aproveitá-las.

Portanto, contrate profissionais capacitados e discuta novas ideias, assim, suas estratégias serão cada vez mais efetivas.


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