Você que trabalha com marketing de conteúdo, publicidade ou é anunciante de algum produto ou serviço, sem dúvida já se deparou com as seguintes questões: Qual é o seu público-alvo? Quais suas estratégias e métodos para atingir seu público?  Certamente sabemos que determinar o público-alvo é a base para estruturar e focar suas estratégias e métodos, obtendo sucesso. Mas como direcionar seu conteúdo e atraí-los sem ter uma percepção básica de seus interesses e anseios?

Falaremos sobre buyer persona, uma técnica de crucial importância para você que quer gerar um conteúdo e acertar em cheio seu target, conhecer melhor seus potenciais compradores e alinhar seus processos de acordo com as expectativas de seu público-alvo.

O Que é Buyer Persona?

O buyer persona nada mais é do que uma representação de personagens fictícios criados para melhor direcionar um conteúdo, designando um alvo chave para uma empresa compreender e solucionar as dificuldades de seus futuros clientes, imaginando exatamente a maneira como eles gostariam de receber suas mensagens, isto é, levando uma comunicação personalizada de acordo com seu momento de compra no estágio do funil de vendas.

É de extrema importância lembrar a distinção entre público-alvo e persona, onde público-alvo tem como conceito todo e qualquer dado de maneira simplificada e generalizada, que você possa usar para chegar até o seu cliente. Já a persona é o detalhamento aprofundado destes dados que irão traçar um perfil do seu potencial cliente, incluindo principalmente seu “ponto de dor”, ou seja, seu problema ou necessidade, que ele justamente busca encontrar em sua empresa. Vejamos como é na prática:

Público-alvo: Mulheres, entre 20 e 30 anos, solteiras, formadas ou cursando gestão comercial, residentes na região sudeste.

Buyer Persona: Renata tem 28 anos, trabalha como consultora de vendas, é solteira e não tem filhos. Mora em São Paulo e não possui muitos amigos. Nas horas de lazer seu principal hobbie é ler revistas ou livros de romance. Acessa de duas a três vezes por semana sites de relacionamento e blogs de tecnologia. Enfrenta problemas de relacionamento e sonha em ter uma família e casa própria.

Como Criar Buyer Personas?

O desenvolvimento de personas consiste em reunir informações detalhadas e concretas de consumidores e também não consumidores a partir de uma vasta pesquisa. Se você já possui uma boa quantidade de clientes, já é meio caminho andado, elabore um formulário muito bem estruturado, entreviste-os e monte uma persona em cima destes dados obtidos. Se ainda não tem clientes uma ideia é criar um site de pesquisas em que os entrevistados se beneficiem de alguma forma ou até mesmo sejam remunerados por suas opiniões.

Confira algumas questões a se fazer que vão lhe ajudar a criar uma persona ideal para o seu negócio:

Informações Demográficas e Socioeconômicas

Com estes dados obtidos você poderá direcionar seu conteúdo de acordo com o nível de maturidade, responsabilidade e posição financeira.

  • São homens ou mulheres?
  • São casados ou solteiros?
  • Eles têm família, filhos?
  • Qual a renda mensal dessa família?
  • Possuem residência própria ou alugada?
  • Moram em área rural ou urbana?

Trabalho, nível de instrução e relação social de seu buyer

Estas questões determinarão o grau de instrução e preferências. Você deverá estar ciente de como elas podem influenciar em sua decisão de compra.

  • Qual o seu emprego?
  • Fez faculdade ou algum curso relacionado a seu atual emprego?
  • Qual curso ele fez?
  • Ele tem muitos amigos?
  • Frequenta sites de relacionamento?

Nível e Métodos para Buscar Informações

Obtendo estes dados você saberá exatamente quando e como veicular suas campanhas.

  • Utiliza mecanismos de busca para obter informações?
  • Costuma ler revistas ou jornais? Com qual frequência?
  • Preferem loja virtual ou loja física?
  • Utilizam mídias sociais e com que frequência?

“Pontos de dor” ou o principal ponto fraco

Conhecendo melhor os problemas que afetam a vida emocional de seu buyer, você saberá lidar melhor com o nível de recepção de suas campanhas

  • Qual o seu maior sonho?
  • O que lhe impede de alcança-lo?
  • Quais as dificuldades de seu dia-dia?
  • O que te deixa entristecido?

Enfim existem centenas de questões que você pode elaborar, afim de construir a sua ideal buyer persona. Você poderá criar quantas personas quiser, mas uma dica é não exagerar e por fim acabar perdendo o foco. Você não irá produzir um material direcionado e acabará por não gerar a eficiência desejada.

Portanto conheça seu cliente e esteja certo que terá em mãos uma poderosa arma de persuadir vendas!

Você quer vender mais?

Agende uma conversa para falar sobre o seu projeto com um de nossos especialistas
Fale com um especialista
Siga nas redes sociais