Aumentar o alcance orgânico da marca é o principal objetivo de todas as empresas. Afinal, reduzir gastos com publicidade é uma das melhores formas de colaborar com o crescimento do negócio.

Porém, as aquisições orgânicas ainda são um grande desafio e a maioria das empresas desconhece quais são as melhores práticas. Mas sabia que através de estratégias de Marketing Digital é possível gerar redução de custos e melhorar seu alcance orgânico?

Hoje falaremos mais sobre esse assunto e você saberá exatamente como mudar suas estratégias tendo como foco, aumento de resultados e engajamento com seus clientes. Acompanhe!

Alcance Pago X Alcance Orgânico

Vale ressaltar aqui, que estas duas maneiras de aquisição de novos clientes precisam sempre andar juntas. Uma não sobrevive sem a outra, isso é fato. Ambas possuem grandes potenciais e fraquezas. Exatamente por isso, é que uma análise aprofundada é a melhor forma de escolher a opção certa.

Talvez seu nicho de mercado exija canais de anúncios pagos como a melhor forma de alcançar clientes, ou talvez seu melhor caminho seja investir mais em alcance orgânico. Tudo irá depender de um diagnóstico realizado por um profissional competente. Veja agora uma relação das duas formas de aquisições:

Alcance pago

O alcance pago é obtido através de Google Adwords, Facebook Ads, remarketing, etc. Acontece que, investir em anúncios pagos traz as vantagens de poder selecionar um tempo estratégico e também acompanhar o progresso e a taxa de cliques para saber se os anúncios estão realmente efetivos ou não.

Mas existe um problema muito comum em investir em anúncios pagos. Além do gasto excessivo, a credibilidade é menor. Ninguém gosta de publicidade e principalmente na internet, os consumidores priorizam muito a privacidade.

É neste momento que investir no alcance orgânico acaba sendo mais vantajoso para se aproximar mais dos seus potenciais clientes.

Alcance orgânico

É obtido através da criação de conteúdos estratégicos para blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc. É um tipo de trabalho que garante mais aproximação e engajamento dos consumidores em relação à marca.

Enquanto os anúncios pagos só falam em vender, o trabalho orgânico oferece informações relevantes e procura de alguma forma ajudar o usuário antes de vender.

Geralmente é uma técnica que funciona muito bem. Porém, também traz uma desvantagem. O trabalho orgânico traz resultados a médio e longo prazo. Construir uma posição forte no mercado naturalmente leva tempo. E exatamente por esse motivo é que existem empresas que preferem partir para os anúncios pagos.

Novamente, é uma questão de necessidade e não de preferência. Se você sabe que sua marca somente irá manter uma consistência e bater a concorrência através do orgânico, não desperdice em anúncios pagos.

O Marketing Digital oferece essas duas possibilidades como escolhas que trazem resultados. O ideal é mesclar as duas opções com uma visão mais assertiva e através de objetivos claros. Tudo, claro, dentro de um planejamento.

Como Aumentar o Alcance Orgânico Nas Principais Mídias Sociais?

As mídias sociais são o caminho para conseguir ter muito mais alcance de sua marca e aumentar as vendas. Todo mundo precisa falar de você, as pessoas precisam saber que sua marca está presente e quanto mais destaque você conseguir ter, maior será o seu alcance.

Técnicas para aumentar alcance no Facebook

1 – Frequência de postagem

Você precisa postar ao menos 3 vezes por semana. Sua página precisa estar sempre atualizada, mostrando que sua marca ainda está ativa.

Outra coisa importante é ficar atento aos dias e horários em que seu público é ativo. Assim, você pode programar suas postagens e atingir um número maior de usuários. Em informações/publicações, você consegue visualizar a quantidade de usuários que estão ativos nos dias da semana e horários específicos.

2 – Notificação

Em todas as páginas existe um botão de “receber notificações” e “ver primeiro”. Basta que você crie uma imagem mostrando ao seu público como se manter atualizado. Desta maneira, eles receberão em primeira mão tudo o que sua página postar, uma boa estratégia para aumentar o alcance de suas postagens.

3 – Conteúdo relevante

O gestor de sua página no Facebook precisa fazer um levantamento de melhores conteúdos para o público. Seja visual, posts com dicas e principalmente vídeos. É indicado mesclar sempre estes 3 tipos de conteúdos.

4 – Conteúdo visual aumenta o alcance

Vídeos, infográficos, imagens com frases motivacionais ou qualquer outro tipo de imagem atrativa, são conteúdos facilmente compartilháveis. Em um só compartilhamento, sua marca poderá alcançar mais de 2.000 pessoas, imagine só se você tiver muitos compartilhamentos todos os dias?

Dê uma olhada nesta postagem da Nutella incentivando interação. Note o quanto de engajamento essa postagem teve. E de maneira orgânica, pode ter aumentado muito as vendas.

5 – Testes A/B de CTAs

Em todas as suas postagens, você precisa determinar qual tipo de CTA será mais relevante. Cada conversa com o usuário pede um tipo de CTA diferente, por isso é que os testes devem ser contínuos.

Seu CTA pode incentivar compartilhamento, comentário, marcação de amigos, visitar o blog, enviar mensagem, cadastrar na newsletter, enfim, há muitas possibilidades.

6 – Interaja com seu público

O Facebook é uma rede de interação entre os usuários. Desta maneira, sua marca também precisa interagir com comentários divertidos, mensagens inbox e todo tipo de atenção deve ser dada aos usuários.

E quando falamos em interação a Netflix se destaca muito. Veja essa postagem, como exemplo. A página triplicou o número de seguidores e aumentou a taxa de engajamento somente por responder de forma descontraída aos usuários.

Estratégias de Instagram para aumentar o alcance

1 – Sua Bio é sagrada

A maioria dos usuários decidem ou não seguir um perfil no Instagram, após analisar todas as informações da Bio. Portanto, insira as informações mais relevantes de forma atrativa visualmente e super descontraída logo no início.

2 – Conteúdo relevante

Como já sabemos, o Instagram é movido por imagens atrativas. Sendo assim, seus maiores investimentos deverão ser em um trabalho de design impecável. Utilize as estratégias visuais mais modernas e atuais para gerar aquela vontade de compartilhar via direct ou marcar um amigo.

3 – Vídeos são sempre a melhor escolha

De acordo com pesquisas recentes, os vídeos no Instagram geram 2X mais engajamento do que conteúdo de imagem, por exemplo. Os vídeos são mais fáceis de consumir conteúdo e todo mundo gosta de compartilhar vídeos com amigos.

4 – Linguagem e emojis

A linguagem do Instagram deve ser naturalmente descontraída, assim como o uso de emojis. Quase 50% dos conteúdos de marcas que investem no Instagram, contém emojis.

Uma estratégia de engajamento fantástica que utilizou emojis, foi essa da marca americana Staples. Note o tamanho da interação que essa imagem divertida ganhou.

Outro exemplo inteligente é essa postagem da marca de sorvetes Backskinrobbins. Foi uma das postagens mais vistas com engajamento da marca.

5 – Hashtags

É outro poder orgânico do Intagram. O uso das hashtags tem crescido exponencialmente, tanto que 7 em cada 10 hashtags são de marcas famosas. As hashtags têm o poder de ajudar na otimização e descoberta de conteúdos novos no Instagram.

Existe uma aba de pesquisa, em que o usuário digita uma palavra e aparecem todas as hashtags relacionadas. Desta forma, o usuário pode navegar de maneira personalizada, encontrando todos os conteúdos que lhe interessam.

Se você quer maior exposição de sua marca no Instagram, precisa começar a usar hashtags o mais rápido possível e aparecer no Trending do Instagram.

Transforme seguidores em fãs

Por meio de todas estas técnicas estratégicas, você pode aumentar drasticamente seu alcance orgânico sem gastar quase nada com isso. Estas redes sociais que apresentei aqui, principalmente o Facebook, limita muito as visualizações de páginas corporativas.

A premissa das redes sociais é que o usuário tenha uma boa experiência e consuma conteúdos de alta relevância para ele. Exatamente por isso, que pensar em conteúdos compartilháveis e estimular seus seguidores a marcar amigos é uma estratégia muito boa de aumentar a exposição de sua marca.

Seguindo estes passos, tenho certeza que seu negócio terá bons rendimentos, e em pouco tempo, será conhecido como marca influente entre os usuários. É hora de transformar seguidores em fãs e disseminadores de indicações para sua marca.

Dúvidas, sugestões, elogios? Compartilhe com a gente suas ideias nos comentários!

Um forte abraço e até breve!

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