Atualmente vivemos em um cenário de grande competitividade entre as empresas, e o que mais encontramos é muita empresa vendendo o preço e não o valor de seus produtos, não é mesmo?

A partir do momento em que seu consumidor enxergar o valor de seu produto, o benefício e a vantagem irão se sobrepor. Mas como? Existem técnicas de marketing poderosas, capazes de persuadir e convencer um cliente em potencial, que o seu produto é o melhor para resolver um determinado problema ou será exatamente a solução que ele busca.

Hoje entenderemos um pouco mais sobre Gatilhos Mentais. Você os utiliza em suas campanhas de marketing digital? Olha só a importância desta poderosa estratégia!

Mas, O Que São Gatilhos Mentais?

Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais, são mecanismos cerebrais capazes de tornar o processo de compra de um determinado produto ou serviço, mais rápido e eficaz. São a base de um texto persuasivo que irá lhe ajudar a converter muito mais vendas.

Vamos conhecer agora, 22 gatilhos mentais essenciais para multiplicar suas conversões. Acompanhe!

1 – Urgência

O sentimento de urgência já possui uma característica própria de agilidade. É utilizado normalmente aliado ao fator de tempo, ou seja, o consumidor terá um prazo determinado para adquirir o produto ou ele perderá uma grande chance.

É considerado um dos gatilhos mentais mais efetivos, pois não há sentimento pior para o ser humano, do que o sentimento de perda.

2 – Escassez

É um dos gatilhos mentais mais utilizados na promoção de um produto ou serviço. Os consumidores costumam dar muito valor a algo quando ele é escasso, ou seja, é agora ou nunca.

Você pode utilizá-lo limitando um desconto, disponibilizar um e-book de grande valor por tempo limitado, limitar o estoque de um produto.

3 – Motivo / O Porquê

Deveremos ter em mente que, por mais que estejam utilizando um gatilho mental, nossa mente sempre procura uma resposta ou motivo que justifiquem uma determinada ação.

Dê um motivo relevante, o porquê comprar seu produto ou serviço? Qual o motivo de sua escassez?

4 – Autoridade

É natural do ser humano, confiar naquele mais experiente. Pois além de trazer maior credibilidade trará a certeza de uma boa compra.

Seja um expert no assunto em que atua, traga sempre soluções e respostas efetivas. Antes de vender algo distribua seu conhecimento.

5 – Antecipação

É um gatilho mental que atinge as emoções de expectativas do consumidor em relação à um produto.

Ao anunciar seu produto, você deverá mencionar suas principais funcionalidades e como ele será benéfico e vantajoso para quem o adquirir.

6 – Reciprocidade

É considerado um dos gatilhos mentais mais importantes. Pois, é também da natureza humana retribuir à algo ou alguém que nos traga benefícios ou vantagens.

Sempre ofereça ao seu público materiais para download, demonstrações ou amostras grátis de seu produto ou serviço.

7 – Curiosidade

É um gatilho mental poderoso que atinge uma emoção nativa de um ser humano, a curiosidade.

Quanto mais mistério houver em seu anúncio, mais despertará o interesse e o desejo de conferir o produto.

8 – Novidade

Tudo que é considerado novo no mercado, gera interesse. É natural do ser humano trocar seu produto “antigo” por outro, simplesmente por estar em posse de um produto moderno ou inovador.

Isso faz com que seu produto ou serviço esteja sempre atualizado diante de tantos lançamentos.

9 – Surpresa

A sensação mais prazerosa que adoramos é a de surpresa. Não há nada melhor do que receber algo que não se espera.

Dê ao seu visitante muito mais do que lhe é prometido. Se ele deveria receber uma aula gratuita, lhe dê também um bônus especial.

10 – Garantia

Para concretizar uma compra, o ser humano utiliza as emoções e os instintos. E em meio às crises econômicas uma compra errada é devastadora em qualquer orçamento.

Para isso, antes de oferecer seu produto, analise os principais medos dos consumidores. Este produto é o melhor para mim? Não existe um produto mais barato?

11 – Prova / Prova Social

No momento da escolha, as pessoas procuram buscar por algo que seja popular, que é aprovado por todos. Pois temem a decepção após realizar qualquer compra.

Deixe visível o número de compartilhamentos, número de visualizações, testemunhos e recomendações de seus produtos.

12 – Exclusividade

Todo mundo adora se sentir muito especial e importante, não é verdade? E em relação às vendas também não é diferente.

Disponibilize sempre descontos e oportunidades únicas para clientes VIPs ou até mesmo ofertas exclusivas para um determinado grupo.

13 – Contraste

Fazer comparações contrastantes de problemas ruins e ótimas soluções, pode agregar um valor enorme à um produto em questão.

Mostre como seria a vida da pessoa se ela não obtiver o produto. O que ela estará perdendo?

14 – História

Para todo ser humano, o mínimo do conhecimento básico sobre algo ou alguém se deve à uma história que ele conheceu e acredita. Então sempre se lembre daquele ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”.

Explore as emoções e sentimentos de seus visitantes no primeiro momento. Deixe a sensação de que existe um “nós”, você primeiramente é um amigo, e por fim um vendedor.

15 – Escolha

Escolher entre quatro modelos de celulares é mais fácil do que fazer uma escolha entre quinze modelos. As pessoas normalmente tendem a se perder em meio à tantas escolhas.

Só o simples fato de você reduzir campos de um cadastro já é suficiente para conseguir uma conversão.

16 – Compromisso e Coerência

O ser humano sempre leva consigo durante a vida toda uma característica, a coerência. As pessoas sempre procuram manter suas palavras e seus compromissos, para a vida toda, por questão de cultura.

Dê garantias de satisfação de seus produtos, ou até mesmo ofereça a possibilidade de troca ou devolução.

17 – Inimigo Comum

A tendência de todo ser humano, é se unir com outras pessoas que possuam um mesmo problema ou questão social.

Após conhecer o problema ou “inimigo” de seu público, use isso como argumento. Principalmente se já passou pela mesma situação, fica mais fácil relatar e isso acabará trazendo maior empatia e afinidade com sua imagem.

18 – Referência

Esse gatilho mental, na maioria das vezes funciona muito bem. Pois costumamos sempre comparar um produto com o da concorrência, preço, qualidade e custo X benefício.

Sempre detalhe seus produtos ou pacotes com todos os benefícios que ele possua, até mesmo deixe algum deles em desvantagem para que o melhor deles se contraste nas propostas.

19 – Descaso

Não é um gatilho mental muito utilizado, mas possui uma simples mensagem. Se portar com descaso diante de alguma concorrência ou produto, mostra que você não está desesperado para vender seu produto e que as pessoas irão se beneficiar muito mais do que você.

O seu foco na promoção será no valor que seu produto tem e não no preço. Mostre os benefícios e vantagens que o cliente terá, assim as vendas ocorrerão de uma forma natural e não “empurrada”.

20 – Simplicidade

O melhor caminho para se concretizar um objetivo ou resolver algum problema é aquele mais simples.

Utilize em seu conteúdo as palavras simples, passo a passo, maneira eficaz, etc. E conseguirá atrair mais visitantes.

21 – Especificidade

Quando lemos um anúncio e há muita enrolação, na maioria das vezes acabamos perdendo interesse em até mesmo terminar de ler. Muitas empresas perdem muitas vendas com esse pequeno erro.

Quanto mais específico você for, mais credibilidade e confiança irão depositar em sua empresa. Nunca utilize palavras como “acho” e “talvez”, poderão afetar a credibilidade de sua marca.

22 – Solução

Nos dias de hoje as pessoas consomem conteúdo que podem resolver alguma dúvida ou solucionar algum problema.

Venda uma solução para seu cliente em potencial. Saiba reconhecer os problemas de seu público-alvo e tenha a certeza de lhes entregar uma solução relevante.

 

Concluindo

Saiba que os gatilhos mentais são extremamente poderosos, pois envolve tocar no subconsciente de um ser humano. E se for utilizado de forma errada ou maliciosa, poderá arruinar e levar sua empresa ao fracasso.

Provocar os sentimentos das pessoas os levam a ações inconscientes, se você está prometendo um produto em sua campanha de marketing digital que será solução para o problema de alguém, cumpra. Ninguém gosta de ser enganado, e para uma empresa, um cliente insatisfeito poderá espalhar a mensagem a nível devastador.

Então use os gatilhos mentais com sabedoria e ética. E boas conversões!

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