Alcançar o reconhecimento, o sucesso e a popularidade de sua marca, definitivamente não é algo fácil de se realizar, muito menos rápido.

Requer muito esforço e persistência, reunindo um comprometimento em conjunto com toda sua equipe. E sabendo que o caminho será longo e cheio de desafios, o resultado será a longo prazo, mas recompensador e satisfatório.

Hoje, vamos entender melhor como criar uma máquina de aquisição de clientes para sua empresa e conhecer melhor como esse modelo poderá lhe ajudar a alavancar vendas. Veja!

Como Construir Uma Máquina de Aquisição de Clientes?

Construir uma máquina de aquisição de clientes, é basicamente construir um processo efetivo que sustente e dê um suporte satisfatório para atrair, nutrir e que também seja capaz de converter leads com total eficiência.

Segundo um dos maiores CEO’s da atualidade, para garantir o sucesso de sua máquina de vendas no mundo do Marketing Digital, é necessário investir em um processo de aquisição que seja sobretudo previsível, escalável e lucrativo. Entenda:

  • Previsível – Quando a empresa foca em um planejamento estudando suas principais concorrências de mercado e perfil de clientes, fica mais fácil investir de maneira clara e objetiva em determinados pontos relevantes para melhorias e aperfeiçoamento de estratégias.
  • Escalável – Aderir um método de planejamento que visa o crescimento e inovação no mercado.
  • Lucrativo – Alcançar um lucro sucessivo maior do que o investimento por cliente. Garantindo um retorno rápido e contínuo.

Quais os Pilares Da Máquina de Aquisição de Clientes Que Devem Ser Observados?

Antigamente o Marketing era responsável somente pela responsabilidade de atrair os clientes, através de propagandas diretas para uma determinada empresa. Hoje, com a grande evolução tecnológica, o Marketing Digital tornou-se mais efetivo e lucrativo para pequenas e grandes empresas.

Logo, a atuação do Marketing se ampliou sendo responsável pela atração, conversão, nutrição, fechamento e mensuração de estratégias:

1 – Atrair: No amplo espaço de pesquisas e buscas avançadas do Google, existe aquele momento em que os usuários estão a todo instante buscando conteúdos que lhe sejam relevantes, desconhecendo que possuem algum problema ou necessidade.

E é neste exato momento que sua equipe deverá usar iscas para atrair os clientes em potencial, com conteúdo relevante e original:

  • Posts para blog;
  • Conteúdo relevante nas redes sociais.

2 – Converter: Nesta etapa é provável que seu cliente em potencial já esteja buscando alguma solução para um determinado problema.

Assim, quanto mais interessado em sua solução, mais ele estará disposto a trocar informações. Logo, sua equipe deverá disponibilizar um conteúdo atrativo e de maior relevância:

  • eBooks educativos;
  • Checklists;
  • Guias práticos;
  • Vídeos explicativos.

3 – Nutrir: Manter um relacionamento individual e respeitoso com seu novo lead é fundamental para não correr o risco de perde-lo para a concorrência.

Envie a eles neste momento, conteúdos personalizados que agreguem valor a seu produto ou serviço:

  • Newsletters exclusivas;
  • Webnars;
  • Whitepapers;

4 – Fechar: Após o lead passar por todo este processo, ele já entenderá melhor sobre seu produto ou serviço e saberá um pouco mais dos benefícios e vantagens em adquirir seu produto.

Porém ainda existirá muitos leads que ainda não estarão prontos para compra e ainda deverão ser trabalhados um pouco mais:

  • Cases de clientes;
  • Webinars de vendas;
  • Demonstração gratuita.

5 – Mensurar: O processo é contínuo para se construir uma máquina de aquisição de clientes, porém você deverá sempre buscar por melhorias e aperfeiçoamento, para garantir cada vez mais leads e clientes.

Para isso é de crucial importância que exista uma análise aprofundada sobre o que está dando certo e o que poderá ser mudado, trazendo resultados tangíveis, concretos e objetivos para o futuro de sua empresa.

Conclusão

Criar uma máquina de aquisição de clientes para sua empresa pode exigir um grande esforço e colaboração contínua para alcançar sua meta proposta. Porém, se o planejamento for executado com foco no crescimento, sua empresa alcançará resultados incríveis.

E ao analisar as métricas de cada processo, isso lhe trará exatidão e clareza para planejar novos métodos de conversão e aquisição de clientes.

Invista no Inbound Marketing, e ganhe novos clientes a cada dia!

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