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Você sabe por que a sua empresa é ótima, mas seus clientes em potencial sabem o seu diferencial em relação a outras marcas? Você pode mostrar isso por meio da proposta de valor.

Uma proposta de valor é uma prática que responde à pergunta: por que aquela pessoa deveria fazer negócios com você? Deve convencer um cliente potencial do porquê seu produto ou serviço terá mais valor para ele do que outras ofertas da concorrência. 

Sua proposta de valor é a primeira coisa que muitos consumidores  encontram ao explorar sua marca. Portanto, é muito importante ter uma proposta de valor clara e concisa, que capte de imediato a atenção do visitante do seu app ou site, por exemplo.

Como criar uma proposta de valor

A criação de uma proposta de valor começa pela identificação e definição de uma série de elementos relacionados ao seu negócio. Nesse processo você deve:

  • Definir seu público-alvo.
  • Identificar o problema/necessidade de seu cliente-alvo.
  • Declarar como a sua empresa e produto/serviço resolvem esse problema.
  • Identificar o que o diferencia de seus concorrentes, ou seja, por que você é a melhor escolha.

Confira algumas propostas de grande valor de marcas de sucesso.

Proposta de valor da Coca-cola

Coca-cola proposta de valor
Coca-cola proposta de valor

A proposta de valor atual da Coca-Cola é "The Coke Side of Life" (O Lado da Vida Coca-Cola, em português), que representa a felicidade quando uma pessoa abre uma lata de Coca-Cola ou qualquer outro produto da marca. “The Coke Side of Life” explica que é um ambiente agradável, confortável e sociável quando se realmente consome um produto da Coca-Cola.

Proposta de valor do Uber

UBER proposta de valor
UBER proposta de valor

O valor de proposta do Uber é: “A maneira mais inteligente de se locomover”.

Sem dizer isso de forma explícita, o Uber aponta como seu serviço é superior e destaca de forma criativa todo o lado ruim de pegar um táxi tradicional.

Em sua página inicial, o Uber diz:

  • Um toque e um carro vem diretamente para você.
  • Seu motorista sabe exatamente para onde ir.
  • O pagamento é totalmente sem dinheiro.

Proposta de valor do Starbucks

Starbucks como criar uma proposta de valor
Starbucks proposta de valor

A Proposta de Valor da Starbucks e sua estratégia de marca são centradas no mantra “Live Coffee”, o que torna a experiência de beber café memorável. 

Beber café tornou-se mais do que apenas beber café, mas a experiência de saborear um café de qualidade em uma atmosfera convidativa.

Outro componente da proposta de valor da Starbucks é o serviço. Seus funcionários são treinados para se conectar com o cliente sorrindo ou chamando os clientes regulares por seus nomes, por exemplo. 

Estratégia do oceano azul

Estratégia do Oceano Azul proposta de valor
Estratégia do Oceano Azul proposta de valor

O oceano azul indica todas as indústrias que, atualmente, não existem - um mercado sem competição. Na estratégia do oceano azul, a demanda é criada em vez de disputada, com muitas oportunidades de crescimento rápido e lucrativo.

Um exemplo clássico de estratégia do oceano azul é o Cirque du Soleil, que inovou em uma indústria circense altamente competitiva e criou uma nova oportunidade unindo o circo e o teatro.

O que é o Canvas de Proposta de Valor

Business Model Canvas proposta de valor
Business Model Canvas proposta de valor

O Canvas de Proposta de Valor é uma ferramenta que pode ajudar a assegurar que um serviço ou produto seja posicionado ao redor das necessidades e valores do cliente. Foi desenvolvido pelo Dr. Alexander Osterwalder como uma estrutura para certificar a existência de um ajuste entre o produto e o mercado. 

A ferramenta pode ser utilizada quando uma oferta nova está sendo desenvolvida do zero ou existe a necessidade de aperfeiçoar uma oferta de produto ou serviço existente.

O Canvas de Proposta de Valor é construído ao redor de dois blocos de construção - perfil do cliente e proposta de valor de uma empresa.

Portanto, se você deseja deixar sua marca em seu setor e se destacar da concorrência, você precisa de uma forte proposta de valor.


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