Você já ouviu falar do Sales Navigator? É uma ferramenta do LinkedIn que promete ser uma solução eficaz para aumentar as vendas. Mas como será que funciona?

Sabemos que a concorrência está acirrada quando falamos em vendas no mercado B2B. Os clientes estão cada vez mais exigentes e as técnicas de prospecção que funcionavam antigamente já não surtem mais efeito.

Há quem pense que as metodologias do Marketing não trazem mais resultados e que as oportunidades de vendas estão escassas.

Acontece que existe um pacote de boas práticas para atração de potenciais clientes que quase ninguém está utilizando. Um bom exemplo de ferramenta de atração e nutrição é o LinkedIn, que hoje já conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, sendo 29 milhões no Brasil.

Falaremos mais sobre como sua empresa pode extrair todo o potencial da rede social utilizando o Sales Navigator. Confira!

Por dentro do conceito do LinkedIn Sales Navigator

Sales Navigator

O LinkedIn reúne perfis de profissionais das mais diversas áreas e até mesmo empresas de diferentes segmentos. Mas além disso, essa rede social ajuda muito na prospecção de clientes e no fechamento de vendas.

O Sales Navigator é uma ferramenta paga exclusiva do LinkedIn capaz de criar e cultivar relacionamentos com perfis de interesse. Além disso, por meio de 20 tipos filtros avançados, você consegue atingir as pessoas certas com rapidez e assertividade.

No dashboard é possível acompanhar o desenvolvimento dos seus relacionamentos por meio de notas e marcadores de fácil identificação. Mantenha-se informado com alertas de vendas automáticos e pesquise potenciais clientes onde quer que esteja trabalhando: no seu CRM, e-mail ou dispositivo móvel.

Muitas empresas utilizam a funcionalidade de envio de mensagens automáticas e personalizadas para nutrição e prospecção como você verá a seguir!

Benefícios tangíveis do Sales Navigator

Como você já deve ter percebido, atualmente os potenciais clientes querem permanecer nas redes sociais sem serem incomodados por publicidades. Nesse contexto, o Sales Navigator te ajuda a vender sem incomodar o usuário, isto é, utilizando-se de aspectos de interesses do usuário para gerar uma atração de forma natural.

Dessa forma, a ferramenta consegue potencializar todo esse processo de segmentação e construção de perfis. Isso ajuda muito a fortalecer a marca, aumentar o alcance orgânico e a trazer mais confiança no relacionamento marca X lead. Veja outros benefícios que o SN pode trazer para sua experiência:

• Serviço completo de mensagens e notificações;

• Traz diferentes funcionalidades que ajudam a melhorar a apresentação do seu produto ou serviço diante do usuário;

• Busca inteligente com diversos filtros que te ajudam a encontrar potenciais leads;

• Transforma sua conta em uma verdadeira máquina de vendas e relacionamento com o cliente;

• Reúne todas as informações relevantes para possíveis tomadas de decisões;

• Ideal para segmentos B2B.

Como usar o Sales Navigator?

Para obter a melhor experiência com o SN é preciso, antes de mais nada, definir uma persona. A partir daí você já tem um norte para estabelecer uma comunicação mais assertiva com o seu público-alvo.

Já de cara temos um dashboard que mostra tudo o que acontece na sua conta comercial, como você pode ver na imagem abaixo.

Sales navigator dashboard

Você pode ver que na coluna da direita há uma série de abas com informações valiosas como interação de potenciais clientes, notícias, administração de leads e perfis de potenciais clientes. Em apenas poucos minutos você consegue extrair dados para construir suas próximas campanhas.

Por dentro do Lead Builder

O Lead Builder (construtor de lead) é a ferramenta principal do SN que ajuda nos primeiros passos da prospecção de clientes. Como você pode ver na imagem abaixo, você tem a disposição várias opções de busca avançada. Informações como localização, cargo, palavras-chave, empresa, nível de experiência, etc.

Sales navigator lead builder

Todas essas opções ajudam a refinar o tipo de anúncio que você quer veicular, tornando-o muito mais atrativo e eficaz. Além disso, você pode salvar suas escolhas e montar vários perfis diferentes que você quer atrair para sua empresa.

Há uma opção: “Pesquisas Salvas: adicionar/visualizar.” Basta adicionar o perfil de busca que você montou e salvar com um nome específico para facilitar a identificação. Além disso, há a opção de seleção de alertas: diariamente, semanalmente, mensalmente e nunca. Esses alertas irão te mostrar todas as atividades dos leads que você encontrou através dessas buscas.

Dessa forma, fica mais fácil analisar quais são os interesses e necessidades do público em tempo real. Outra coisa é que essas informações são cruciais para que sua equipe faça o Lead Scoring e acompanhe toda a trajetória do lead até chegar ao fechamento de compra.

Use todo o potencial do InMail

Essa é outra ferramenta do SN que ajuda muito na etapa de relacionamento com potenciais leads. O InMail permite que você envie e-mails personalizados até mesmo para contatos desconhecidos.

É claro que dessa forma poderá obter resultados a longo prazo, mas é uma possibilidade de extrema relevância para a empresa que quer aumentar a cartela de clientes e expandir o nome da marca.

Um e-mail bem escrito de forma sucinta e que não “empurre” nada para o potencial cliente é a chave para construir um relacionamento duradouro. A partir do momento em que sua empresa conseguiu construir uma relação com o cliente, aí sim chega o momento de vender algo. E aí as chances de vendas fechadas serão maiores.

Agora que você já conhece tudo sobre o Sales Navigator é hora de começar a inserir essa estratégia em seus esforços de Marketing Digital. Como você costuma fazer a prospecção de clientes atualmente? Que tal começar a investir em uma atração e nutrição de clientes de qualidade?

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