geração de leads é a peça chave e um objetivo em comum para quem quer aumentar as vendas de seus produtos ou serviços. E a premissa do Inbound Marketing é ofertar conteúdo relevante no momento certo da jornada de compras e aí é que entra o grande segredo de como gerar mais leads.

Os leads serão seus futuros clientes e se sua estratégia andar de mãos dadas com o trabalho impecável do Inbound Marketing, certamente seu fundo de funil estará cheio de novas oportunidades de negócio.

Hoje falarei um pouco mais de como utilizar materiais ricos e quais os mais atrativos para geração de leads, então se quer ser um expert em gerar leads, acompanhe este artigo!

O Que São Materiais Ricos?

Materiais Ricos

Quando falamos em materiais ricos dentro do Inbound Marketing, nos referimos a um material atrativo e relevante o bastante que justifique seu visitante a entregar dados valiosos em troca do material.

Os materiais ricos também fazem parte de uma excelente estratégia do Inbound que visa nutrir o lead e guia-lo através das próximas jornadas, ou seja, entregar conteúdo relevante para que ele passe pela transição meio e fundo de funil de uma forma mais natural. Vamos ao exemplo:

Você tem um e-commerce de sapatos femininos, certamente optou por unir oInbound Marketing ao seu negócio e então criou um blog para atrair cada vez mais visitantes e popularizar sua marca.

Seus posts conseguem atrair muitas visitantes, mas você precisa de algo mais, precisa de dados dessas mulheres para então iniciar uma nutrição afim de leva-las para a próxima etapa do funil de vendas e como você consegue isso? Sim, através de iscas digitais, que são nossos queridos materiais ricos.

Você decide então criar um e-book: 20 Modelos de Sapatos Ideais Para Cada Estilo. Aqui a visitante terá a curiosidade de saber qual o sapato ideal para o estilo dela, ou seja, ela quer muito aprender mais sobre isso, então sem dúvidas ela irá deixar seu e-mail e nome completo para poder baixar o material.

Você também pode usar mais temas de e-Books que são extremamente atrativos como: Passo a passo, os famosos How to do, guias completos ou até mesmo alguma ferramenta essencial que ajude seu cliente em potencial.

Como Gerar Mais Leads Com Materiais Ricos e Quais São Eles?

Como vimos no exemplo anterior, os visitantes estão dispostos a trocar informações com você, desde que seu material seja realmente rico. Ele deve entregar algo muito valioso ao visitante. O conteúdo deve ter um tema aprofundado, completo e que resolva algum problema ou solucione alguma dúvida, esse é o segredo. Veja quais são os principais tipos de materiais ricos que você pode oferecer e entender como gerar mais leads:

1 – e-Books e Whitepapers

Sem dúvida estas são as iscas digitais preferidas de quem quer aumentar leads eaumentar vendas.

Isto porque os e-Books são vistos como materiais densos e completos que trazem muita, mas muita informação relevante. O e-Book é uma forma de transmitir bastante informação ao visitante sem ser cansativo, mas é claro que ele deve ser muito bem elaborado, sem enrolação e muito bem ilustrado para que isso aconteça.

2 – Infográficos

Os infográficos também têm um papel importante quando falamos em aumentar a geração de leads. Isso porque imagens são muito mais fáceis de serem consumidas do que um texto longo.

Outra vantagem dos infográficos é que eles são mais elaborados visualmente, são bastante atrativos e devem conter informações com sequências lógicas dentro de uma só imagem.

3 – Webinários

Os webinários ou webinars são a melhor forma de você transmitir informações sobre o que é, e o que sua empresa faz, o que ela oferece de melhor, os diferenciais e como ela pode ajudar o público.

Normalmente a melhor estratégia para gerar leads com webinar é pedir dados antes de liberar o acesso a videoaula, palestra ou transmissão.

4 – Planilhas e Outras Ferramentas

Esta também é uma excelente maneira de captar leads e também mostrar ao usuário como sua empresa pode ajuda-lo gratuitamente com ferramentas essenciais para aumentar a produtividade em seu dia a dia. Assim ele sempre buscará novas ferramentas relevantes que sua empresa tem a oferecer.

Como Promover Materiais Ricos

Agora que você já sabe como gerar mais leads através de materiais ricos, você precisa saber também como promover estes materiais e alcançar cada vez mais pessoas.

Lembra daquela nossa famosa frase? Esteja onde seu público-alvo está, então vou te mostrar aqui como usar as principais ferramentas para atingir em cheio seu público.

1 – Redes Sociais

Sem dúvidas as redes sociais é o melhor local para encontrar seu público-alvo. E você pode promover seus e-Books, infográficos, webinairs e outros materiais gratuitos utilizando o Facebook Ads ou Twitter ads, por exemplo. O custo por lead é baixo e certamente você terá um retorno significativo.

2 – Google Adwords

Você também pode utilizar a ferramenta Google Adwords que lhe possibilita criar uma campanha direcionada às palavras-chave que contém em seu e-Book, infográfico ou sobre o tema de sua palestra. Assim, quando as pessoas realizarem buscas no Google encontrarão a landing page com acesso ao seu material rico.

3 – Remarketing

Já falamos aqui sobre a importância do Remarketing no marketing de conteúdo, e você também pode usar esta estratégia para promover seus materiais. Se algum visitante já baixou algum outro material seu, você pode mostrar a ele seu novo material exclusivo.

4 – SEO

Se você trabalhar bem e estruturar todo o conteúdo da landing page de seu e-Book, infográfico ou webinário, certamente ele estará muito bem posicionado no Google, irá lhe trazer mais visitantes e então saberá como gerar mais leads através dos resultados obtidos.

5 – Nutrição de e-mails

Se você já possui uma boa base de leads cadastrados, pode muito bem divulgar seus novos materiais ricos em e-mails com chamada e CTAs poderosos que levarão seus leads para a landing page. Mas nesse caso a conversão já acontece de uma forma mais segmentada e levará seus leads para outra etapa do funil. A nutrição de e-mails é mais utilizada nos processos de meio e fundo de funil.

Concluindo

O material rico é uma peça fundamental para o sucesso de toda estratégia de marketing, afinal se você não tem novos leads, não gera vendas e sem vendas não se obtém lucros. Isso prova que você deve trabalhar mais todo seu conteúdo e sempre oferecer algo de valor para seus novos visitantes, assim eles te verão como principal referência de conteúdo épico.

Então agora você já se tornou um expert em como gerar mais leads com materiais ricos? Agora é só colocar a mão na massa e se preparar para grandes oportunidades de negócio. Boas conversões!

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