Tem uma empresa e acaba de descobrir que precisa saber como organizar uma equipe de vendas? Antes tarde do que nunca. O sucesso de um negócio depende da competência e preparo de profissionais para as atividades do setor.

A qualificação começa no ato de identificar quem são as pessoas que têm como características fortes aquilo que você precisa. O líder reconhece em meio aos seus funcionários aqueles que têm potencial e os desenvolve.

Com uma equipe de vendas forte, os lucros são garantidos. Mas como começar do zero na organização desse time campeão? É o que você vai saber agora.

Como Organizar Uma Equipe de Vendas

1 – Trace os Perfis

Quando você tem uma equipe de trabalho, descobre que há múltiplos perfis. E isso é ótimo.

Imagine que um profissional pode equilibrar o outro. A energia de um é compensada com o raciocínio e estratégia de outro. Um é especialista em executar, o outro é expert em planejamento. Perfeito.

Uma equipe com perfis bem definidos traz mais facilidade para delegar as funções de cada um no trabalho de um projeto.

Dica: uma equipe com muitos profissionais com mesmo perfil corre o risco de estimular uma competitividade interna desnecessária. O objetivo do seu negócio é valorizar cada um deles, e não gerar um atrito que possa causar problemas futuros.

2 – Produtividade

Vamos ao que interessa. Estamos lidando com números, vendas e lucros. E é claro que esse é o seu objetivo, certo? Ter metas definidas e alcançá-las uma a uma visando ao sucesso.

Esse é o pensamento de uma empresa e de um empreendedor. A produtividade precisa ser algo perseguido constantemente pelo seu time.

Não é possível aprender como organizar uma equipe de vendas sem levar em conta sua função principal: produzir. Então agora estamos falando sobre a importância do foco na produtividade.

Tempo é dinheiro. Faça um relatório do andamento das vendas e o que pode ser trabalhado para melhorar os resultados.

Como organizar uma equipe de vendas sem pontuar o desempenho de cada um? Impossível. Identifique falhas e busque capacitar os profissionais cada vez mais.

3 – Segmentação

O processo de venda passa por diversos setores. Saiba qual funcionário tem o perfil ideal para suprir a demanda de cada um deles.

Outra questão é a segmentação de vendas. Seu negócio lida com mais do que um tipo de venda? Exemplos:

• Venda direta

• Call center

• Atendimento online

Entenda que cada tipo de venda demanda um relacionamento diferente com o cliente. Sendo assim, não há estranhamento em descobrir como organizar uma equipe de vendas pode ser um trabalho que exige sensibilidade.

Separe as tarefas e delegue-as aos profissionais que demonstram ter as características fundamentais para cada segmento. Persuasão, simpatia, atenção, conhecimento técnico, entre outras qualidades deverão ser o ponto de partida.

4 – Padrões

Embora o trabalho desenvolvido pela sua equipe seja construído a cada dia a partir do esforço individual, ele é feito para um bem comum. O coletivo se fortalece e se molda pela união de todos.

Pensando nisso, você deve entender que é necessário ter um padrão de serviço. Certamente terá mais de um funcionário trabalhando em um mesmo setor de vendas.

Seu negócio não pode parecer instável em nenhum momento. O cliente deve ter a segurança de saber como funciona o seu atendimento. É por essa razão que cada setor precisa ter sua identidade.

Instrua a sua equipe de vendas para que siga sempre o mesmo protocolo.

O Vendedor

Uma coisa é certa. Um bom vendedor vale ouro para uma empresa. Impetuoso e despido de insegurança, esse profissional vai atrás das metas e lucros.

E o que você precisa fazer? Não deve podar os potenciais, mas canalizá-los e orientá-los para o trabalho a ser desenvolvido.

Quem sabe como organizar uma equipe de vendas “cinco estrelas” tem um trunfo na manga, especialmente em tempos de instabilidade financeira no País.

Como um bom líder, motive, lidere e potencialize os seus resultados com essa análise do que você tem em mãos. Você não apenas terá descoberto como vender mais e de forma eficiente, mas como garantir uma parceria de sucesso com a sua equipe.

Descobriu o “caminho das pedras” de como organizar uma equipe de vendas? É hora de aplicar cada dica. Então compartilhe as informações.

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