Já temos conhecimento que, quando se trata de campanhas de Inbound Marketing, o ponto mais importante para se obter êxito é o monitoramento consecutivo de resultados, sobre toda e qualquer estratégia aplicada.

Comumente ouvimos falar que as grandes vantagens e benefícios do Inbound Marketing são as inúmeras possibilidades de obter dados mensuráveis, não é verdade?

Mas o que é realmente mensurável? Quais são as principais métricas que devo aplicar?

Se você possui algumas dessas dúvidas, veja a seguir 14 métricas fundamentais para uma campanha de Inbound Marketing:

Quais São As Principais Métricas De Uma Campanha de Inbound Marketing?

Os maiores aliados do método Inbound Marketing, certamente são os KPIs, ou indicadores de desempenho, mais conhecidos como as “famosas” métricas.

Os KPIs serão efetivos em totalidade, apenas se estiverem dentro do conceito SMART, um acrônimo inglês que significa, inteligente. Veja:

Specific: Claros e específicos;

Measurable: Mensuráveis;

Achievable: Alcançáveis;

Relevant: Relevantes;

Time Bound: Dentro do Prazo.

KPIs Referentes ao SEO e Posicionamento:

1 – Visitas

É indicado que todo seu conteúdo esteja perfeitamente otimizado em SEO, para que seu site seja encontrado facilmente e assim obtenha mais visitas. Calcule o número de visitas, assim como o tempo de cada visita.

2 – Conversões e Leads Qualificados

Calcule a quantidade e a porcentagem de conversões a partir das visitas recebidas. Sua campanha poderá ter um pequeno índice de leads, mas uma alta taxa de leads qualificados.

KPIs de Redes Sociais

3 – Seguidores

O aumento de seguidores em sua página nas redes sociais, significa maiores chances de aumentar a popularidade de sua marca e a propagação de sua mensagem.

4 – Cliques

Calcule a quantidade de cliques por publicações. Quanto maior a quantidade, maior o interesse e relevância de conteúdo.

5 – Compartilhamento

Quando um seguidor compartilha sua publicação, aumenta em 50% as chances de conquistar novos clientes e aumentando também o engajamento com sua marca.

6 – Número de Comentários

Um indicativo interessante é calcular o número de comentários em uma publicação. Significa que o seguidor tem conhecimento de seu conteúdo, leu a matéria e ainda se dispôs de seu tempo para elogiar o conteúdo. Isso trará mais confiança para sua marca, consequentemente mais seguidores.

KPIs de E-mail Marketing

7 – Taxa de Entrega

Refere àqueles e-mails que chegaram com sucesso à caixa de mensagens dos leads qualificados que se inscreveram em sua newsletter. É um indicativo da qualidade de seu CRM e e-mail marketing.

8 – Taxa de visualização e cliques

Se refere à taxa de porcentagem de e-mails marketing que foram visualizados com sucesso. Indica se sua chamada está atrativa e relevante o bastante para seu público-alvo.

9 – Taxa de Conversão

Calcule o número de conversões que foram geradas a partir de e-mails marketing enviados. É um indicativo essencial para mensurar o sucesso de sua campanha.

KPIs de Conteúdo Geral e Relevante

10 – Localização

É de extrema importância que conheça a localização geográfica de seus visitantes. Isso lhe permite entregar um conteúdo personalizado de acordo com o estilo que mais agrada seu público-alvo.

11 – Tráfego Móvel

Diante do grande crescimento de aquisição de dispositivos móveis. Este indicativo se torna essencial para mensurar o andamento de uma campanha. Se seu público for maiores adeptos aos dispositivos móveis, você deverá entregar um conteúdo que se adapte à essa nova modalidade. Senão perderá possíveis clientes para a concorrência.

12 – Taxa de Rejeição

Calcule a taxa de rejeição e o tempo médio de permanência em seu site. Se a taxa for alta, seu conteúdo não está adequado ou não é relevante o bastante para seu público. É hora de desenvolver novas táticas.

13 – Net Promoter Score

Para algumas empresas, essa métrica é considerada a mais importante. Pois calcula a satisfação e a lealdade de seus clientes. Se a taxa for alta, significa que sua empresa terá um alto índice de divulgadores de sua marca.

14 – ROI (Retorno Sobre Investimento)

Este é considerado pela maioria das empresas, o indicador de desempenho crucial para mensurar resultados positivos e também negativos em uma determinada campanha.

Trata-se de um cálculo: ROI = faturamentos – investimentos / investimentos.

O retorno sobre investimento pode ser mensurado de forma integral, em que avalia todas suas estratégias dentro de uma campanha. Ou se preferir, avaliações individuais (SEO, Redes Sociais, E-mail Marketing).

Concluindo

Após definir todos os objetivos e propósitos de sua campanha, nada melhor do que obter resultados positivos dos esforços de Inbound Marketing, não é mesmo?

Porém sem monitoramento, é um trabalho perdido. É de suma importância que você consiga compreender quais estratégias estão fazendo efeito, e quais obtêm um resultado negativo em sua campanha.

Então, o que acha de aderir à todas essas métricas e observar os resultados chegarem? Aposto que irá revelar um trabalho muito mais prazeroso, efetivo e lucrativo.

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