O marketing de conteúdo é uma estratégia que está cada vez mais aumentando o sucesso de empresas de vários segmentos de mercado. E o blog é uma ferramenta de marketing de conteúdo, que é essencial para aumentar resultados.

De acordo com as estatísticas, cerca de 87% das empresas que atualizam frequentemente um blog, conquistam novos clientes a cada dia. É um dado interessante que de cara já dá um bom motivo para sua empresa ter um blog corporativo.

Porém, se você quer conhecer mais alguns motivos para investir nesta nova tendência de mercado, confira este artigo completo!

A Importância do Blog Para o Crescimento da Empresa

Podemos dizer que um blog nada mais é do que um compartilhamento de ideias. Logo, um canal e um ponto de encontro com seus potenciais clientes. Como você já deve saber, o Marketing Digital está cada vez mais se mostrando uma ferramenta imprescindível na atração de novos clientes. E por que será?

Hoje em dia, os consumidores querem saber mais sobre um determinado produto ou serviço. Estão exigentes e querem algo em troca. Se você consegue resolver alguma dúvida ou problema do cliente, quem você acha que ele irá se lembrar na hora em que sentir a necessidade de comprar?

O blog serve também para despertar o desejo de compra. A maioria das pessoas não sabem que possuem uma necessidade. Seu blog pode ajudar estas pessoas a suprirem uma necessidade antes mesmo desta surgir. E quando ela surgir, a primeira empresa em que elas irão pensar é a sua marca.

Compreende que o Marketing de Conteúdo não é uma estratégia de curto prazo? É um longo caminho em que você precisa preparar o cliente, educa-lo, ajuda-lo e em último momento vender. 

É uma estratégia que precisa de um certo tempo para trazer resultados. Mas a vantagem é trazer a fidelização de clientes para sua empresa. É o Marketing que todo mundo ama e os clientes que você conseguir, com o tempo serão os divulgadores e defensores de sua marca. Pode ter certeza disso.

Quais Assuntos Posso Falar Em Meu Blog?

Aí é que a coisa pega. A maioria das empresas que pensam em ter um blog corporativo, acham que o blog precisa ser repleto de informações sobre a empresa. E este é um grande erro.

Lembra que falei ali em cima sobre resolver problemas e dúvidas? Os posts de seu blog precisam estar de acordo com o tipo de busca relevante que estes potenciais clientes realizam diariamente no Google.

Um exemplo bem simples para você compreender melhor. Suponhamos que você tem uma loja virtual de bicicletas. O grande foco aqui é o universo de esportes, então você faz um diagnóstico completo de palavras-chave e percebe que existem muitas pesquisas sobre “como escolher uma bicicleta”.

Aí você decide fazer um post com o seguinte título: Como escolher uma bicicleta: 5 Passos para não errar na escolha.

O potencial cliente que realizar essa busca irá encontrar este post que o ajudará muito a usar da maneira correta o produto. Ao ler até o fim, ele verá que as imagens do post contêm fotos de bicicletas, que “coincidentemente” são da sua loja virtual.

Você estará resolvendo um problema do usuário e ainda mostrando que você pode ajuda-lo ainda mais, basta que ele dê o próximo passo, que no caso seria a conversão.

Quando Falar da Minha Empresa no Blog?

Aí você deve estar se perguntando: Qual o intuito de ter um blog corporativo, se não posso falar da minha empresa? Calma que já chegamos lá!

Marketing Digital é uma ferramenta de negócio tão completa que possui várias etapas. A da Atração, da conversão (que é o exemplo que dei acima) e das vendas. Quando falamos em Marketing de conteúdo, podemos também falar de Jornada de Compra e o famoso Funil de Vendas.

Conseguiu perceber que o título do post exemplo que dei acima é um pouco mais específico? A pessoa se interessou por bicicletas, então ela já está no meio do funil. Ela está quase se decidindo a comprar, porém ainda tem algumas dúvidas.

A etapa de atração fica bem no topo do funil, e é aí que você irá atrair muitos potenciais clientes. Só que da quantia total, apenas uma pequena porcentagem irá avançar no funil de vendas. Por isso seus conteúdos precisam ser relevantes para estas 3 etapas.

E é na etapa final a de vendas que fica no fundo do funil, que você falará da sua empresa. Nesta etapa, você pode mostrar cases de sucesso, webinários, recomendações de clientes e falar mais sobre sua marca.

Se fôssemos voltar no exemplo da loja virtual de bicicletas, para criar um post de fundo de funil, ele ficaria assim: 10 Modelos de bicicletas mais vendidos da Loja X.

O potencial cliente irá ler este post e encontrará vários modelos de bicicletas que ele está procurando. Agora estará a um passo de realizar a compra, só basta você colocar um CTA para a loja e pronto, uma nova compra efetuada com sucesso!

Blog Para Empresas É Um Processo Que Vende Mais!

O trabalho de um blog corporativo não acaba por aí. Além de ter muito conteúdo relevante para seus potenciais clientes, que estão a todo momento buscando por uma empresa, é um conteúdo facilmente compartilhável.

Se você publicar um post de blog nas redes sociais, por exemplo, imagina só quantas pessoas você irá atingir? E se cada uma delas marcar um amigo na publicação ou compartilhar na timeline?

É uma ferramenta sim de resultados. Porém, exige um pouco de paciência para conquistar a credibilidade das pessoas e um investimento relativamente baixo, em comparação com outras ações de Marketing.

Mas em geral. Ter um blog corporativo para empresas é a melhor maneira de atrair novos clientes, conquista-los a cada dia e vender muito mais. Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Compartilhe conosco suas ideias nos comentários e vamos continuar essa discussão!

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