Em nosso artigo anterior falamos um pouco sobre a importância de adequar o conteúdo às etapas do funil de vendas: Topo e meio. Se você ainda não viu, sugiro que dê uma olhadinha, pois é uma das etapas mais importantes.

E hoje vamos falar da cartada final, o conteúdo perfeito para o fundo do funil de vendas, onde você irá conquistar de vez o cliente e converter em vendas de sucesso. Vamos conferir?

Fundo de funil

Por Que Construir Um Conteúdo Ideal Para o Fundo do Funil

Até aqui você provavelmente já conquistou um lead e estará nutrindo sua jornada de compra com um conteúdo ideal para meio de funil (MoFu) até ele passar para o fundo do funil (BoFu). Seu trabalho agora ficará um pouco mais exigente, afinal é agora que você irá converter o lead em cliente e vendas sucessivas.

Neste momento seu cliente em potencial já conhece sua marca, já sabe qual é o seu problema e já está preparado para um compra futura, porém ainda está comparando qual empresa irá se adequar melhor ao seu tipo de exigência e é exatamente aqui que você irá dar a ela uma mãozinha amiga com um conteúdo poderoso.

A Importância do Conteúdo Ideal Para o Fundo Do Funil

Elaborar um conteúdo específico para o público do fundo do funil de vendas irá garantir que você eduque seu futuro cliente, de maneira que ele conheça muito mais ao fundo sobre seu produto ou serviço e também irá amenizar custos de sua equipe de vendas, além de evitar leads despreparados para a compra.

Aqui você irá distribuir materiais que mostram o verdadeiro valor de sua empresa, materiais que mostram o diferencial e o porquê o lead deve escolher você, ou seja, você deverá trabalhar muito mais este conteúdo para persuadir e convencer o lead a se tornar cliente.

Conteúdo de topo e meio de funil, eram basicamente materiais educativos e informativos. Agora no fundo do funil, você deverá mandar mensagens muito mais diretas e deixar sua empresa como autoridade para o tipo de problema de seu lead que somente você terá a melhor solução.

Fundo do Funil Como Adequar o Conteúdo?

Para criar conteúdo para fundo do funil de vendas você deve ter em mente que não é porque estamos na reta final que você deverá empurrar logo de cara o produto para o cliente em potencial.

Um erro desses e todo seu trabalho duro desde o início irá por água abaixo, pense sempre no mestre Inbound Marketing, todo o conteúdo de seu funil de vendas deverá ser trabalhado sobre isso, veja o que você pode oferecer para seu lead nesta etapa:

1 – Webinars

Os seminários online estão em primeiro lugar no quesito engajamento, é aqui que você irá entrar em contato direto com seu lead e em tempo real descobrir quais são suas maiores dificuldades e ainda tirar várias dúvidas que ele venha a ter no momento. Resultado, mais autoridade para sua marca.

Uma dica bastante inovadora e certeira é você criar uma espécie de landing page de promoção para seu webinar, informando o assunto que será abordado, o dia e o horário em que será realizado, assim as pessoas poderão lhe enviar mais algumas informações e você poderá avisá-lo via e-mail minutos antes de iniciar a transmissão.

2 – Cases de sucesso

Aqui você irá colocar na mesa todos os feitos de sua empresa. Como ela contribuiu para o sucesso de um cliente? E como ele conseguiu solucionar facilmente uma dificuldade?

Essas cases poderão ser apresentadas em formato de e-books, infográficos ou até mesmo depoimentos via mini vídeos.

Uma ideia bastante válida para você conseguir as informações para suas cases é realizar uma pesquisa de satisfação após algum cliente realizar uma compra, essas informações poderão lhe ajudar a conseguir novos clientes.

3 – E-books

O e-book é um material poderoso e que pode converter muito, contém informações valiosas e conteúdo rico que para o lead é uma vantagem enorme.

Você pode aproveitar e atrair a atenção dele com um conteúdo voltado para esclarecimentos sobre seu produto ou serviço, este é o momento em que ele irá tirar todas as suas dúvidas, pense nisso ao criar o conteúdo.

4 – Demonstrações gratuitas

Essa pode ser a chave para conquistar de vez o cliente em potencial, às vezes é a chance que ele estava aguardando para se decidir em relação a sua compra definitiva.

Dê a ele um tempo para experimentar seu produto ou serviço, uma ideia que dá muito certo é enviar um e-mail com 15 dias de teste como “presente” de sua empresa. Ele irá testar e se você entregar o que ele realmente procura, ele não irá pensar duas vezes para realizar a compra.

Concluindo

Como muitos dizem e eu realmente concordo, elaborar um conteúdo para o funil de vendas é a parte mais difícil de todo o processo, porém é a que mais traz um retorno real e sucessivo.

Por isso sempre ressalto a importância de um planejamento impecável para qualquer material que você pense em elaborar.

E como anda seu projeto de conteúdo para o fundo do funil de vendas?

Você quer vender mais?

Agende uma conversa para falar sobre o seu projeto com um de nossos especialistas
Fale com um especialista
Siga nas redes sociais