Hoje neste cenário altamente competitivo em que nos encontramos é comum ver empresas se indagando porque possuem tantos visitantes, porém não alcançam o número desejado de conversões. Será que estas empresas estão entregando o conteúdo certo para o estágio de compra certo do visitante?

É sobre isso que irei falar um pouco hoje, mostrarei para você a extrema importância de equilibrar o conteúdo do topo e meio de funil de vendas e assim ganhar muitas conversões. Confira agora!

Como diferenciar o conteúdo para topo de funil do meio do funil?

Imagine que você está só de passagem em frente a uma loja de eletrônicos e você nem está pensando em comprar nada só fica curioso para olhar a loja e logo chega um vendedor perguntando por qual dos notebooks você se interessa mais e qual pretende comprar. Certamente você sairá correndo da loja e se sentirá muito desconfortável, correto?

E é exatamente isso que acontece com nossos visitantes que chegam em nossa página e não recebem um conteúdo de acordo com sua jornada de compra. No caso da história acima se o vendedor apenas lhe entregasse um panfleto dos melhores notebooks do mercado e as configurações mais potentes da atualidade, talvez você teria mais interesse em voltar outro dia para conferir de perto um produto e quem sabe fechar um negócio.

Da mesma forma se você quiser atrair e direcionar o público para o topo do funil (ToFu), você deve entregar a eles material educativo e não já empurrar de cara seu produto. Nesta etapa você não mencionará produto algum, muito menos valor. Agora é a hora de você conquistar os visitantes por seu conteúdo rico.

Por isso sempre digo aqui que você deve planejar e selecionar muito bem o seu conteúdo do topo de funil, pois é ele que será responsável pela geração de leads para seu negócio.

Como criar conteúdo para topo de funil?

Topo e Meio de Funil

O conteúdo que você irá entregar para seu público ToFu deverá ser claro e objetivo, além de ser persuasivo o bastante para conquistar a necessidade pelo seu produto futuramente.

Ele deve ser de fácil acesso e instigar a curiosidade dos visitantes afim de fazê-los se tornarem leads qualificados de maneira natural. Veja o que você deverá oferecer:

1 – Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais serão de grande ajuda para veicular todo seu conteúdo e atrair cada vez mais visitantes para sua página de maneira orgânica.

2 – Posts de blog

É nos posts que você irá despertar a necessidade de um determinado produto, este será o seu primeiro contato com um possível cliente, portanto a escrita deverá ser clara e objetiva com mensagem de fácil entendimento.

3 – Newsletters

Aqui você irá abrir o leque de informações relevantes para seu potencial cliente, irá mostrar para ele o quanto seu conteúdo é rico em relevância e que você terá sempre as soluções para o que ele procura.

Como criar conteúdo para meio de funil?

Agora para conteúdo do meio do funil (MoFu) seu produto já deverá começar a dar as caras. Você deve começar a mostrar como seu produto ou serviço poderá ajudar o cliente a resolver seu problema.

Aqui o conteúdo poderá ter sim uma pitada de assuntos voltados para as vendas. Você deve oferecer um conteúdo com temas mais aprofundados como guias e e-books para ganhar mais credibilidade e a confiança do lead. Veja o que mais você pode oferecer:

1 – Posts para blog

Aqui os temas dos posts deverão ser um pouco mais elaborados e com assuntos mais técnicos. É um conteúdo específico para o público que já conhece pelo menos o básico sobre seu produto ou serviço.

2 – Newsletters

Você irá trabalhar um pouco mais sua newsletter para o público do meio do funil. Eles gostam de saber mais detalhes e conhecer as melhores opções que poderão sanar seus problemas e é onde você pode falar um pouco de seu produto.

3 – Conteúdo educativo

Você poderá oferecer para o público MoFu e-books completos, infográficos, cases de sucesso e kits promocionais para enriquecer cada vez mais o relacionamento entre você e o cliente.

Aqui no meio do funil você já está ganhando mais confiança e se mostrando a escolha perfeita para o potencial cliente, basta agora trabalhar só um pouco mais no conteúdo para conduzi-lo para o fundo do funil, onde você terá conquistado mais um cliente satisfeito.

E este será exatamente o tema do nosso próximo artigo, portanto fique de olho e vamos seguir juntos nessa jornada de sucesso!

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