Playbook de vendas completo e editável.
Conheça o Playbook

Se você deseja mostrar a sua organização e resultados alcançados com outros clientes para ganhar a confiança do público, então uma das melhores estratégias é montar histórias de sucesso.

Para escrever um case de sucesso detalhado é preciso desenvolver abordagens que estabeleçam como foi e qual é a extensão do impacto que seu projeto e intervenções tiveram ou estão tendo sobre os beneficiários - indivíduos e comunidades.

O que são histórias de sucesso

Histórias de sucesso
Histórias de sucesso

Histórias de sucesso são ferramentas de marketing usadas para promover a sua organização perante as partes interessadas, parceiros e financiadores.

Basicamente, são relatos de como uma pessoa ou organização alcançou o sucesso. Esse relato detalha as situações antes e depois, as estratégias que você adotou e os impactos positivos, além de divulgar seu trabalho e organização.

Embora as histórias de sucesso sejam geralmente escritas no final de um projeto ou intervenção, algumas são escritas no início e durante um projeto.

Agora que você está familiarizado com o conceito, vamos às dicas de como escrever uma história de sucesso.

5 estratégias para montar histórias de sucesso

  1. Crie um título atraente

O título da sua história de sucesso é o primeiro ponto de contato com seu público – leitores e espectadores. Dependendo da mensagem que seu título transmite, as pessoas podem decidir prosseguir a leitura ou simplesmente pular sua história de sucesso.

Para criar um título que mantenha o público-alvo envolvido, há quatro hacks de título que podem ser usados:

  • adicionar um gancho emocional;
  • use números para transmitir o impacto;
  • mostre um senso de relevância;
  • mantenha ele conciso.
  1. Descreva a situação
Cases de sucesso
Cases de sucesso

Uma linha do tempo geralmente ajuda as pessoas a entender melhor o impacto de suas estratégias no sucesso de uma empresa, pois ajuda seus leitores a imaginar como era no passado e a entender a extensão do que você fez.

Por isso, adote técnicas de coleta de dados para reunir informações das fontes certas para que você possa detalhar as seguintes perguntas:

  • De quem você está falando?
  • Qual foi a situação?
  • O que essa situação causou?
  • O que pode ter causado a situação?

A partir dessas perguntas, crie uma história de sucesso concisa com respostas criativas. Para isso, evite usar detalhes e expressões irrelevantes.

  1. Descreva sua estratégia e abordagem

Descreva como você ou sua organização enfrentou a situação para alcançar o sucesso.

Explique as etapas envolvidas, recursos, partes interessadas e qualquer outro fator que contribuiu para tornar a história um sucesso.

Suas descrições devem conter as seguintes informações:

  • Resumo do financiamento e do projeto;
  • A abordagem adotada;
  • Esforços colaborativos.
  1. Mostre os resultados

Esta é a parte mais importante da sua história de sucesso, pois é onde você vai mostrar quais foram os efeitos da estratégia usada.

Isso pode ser mostrado através de:

  • depoimentos dos beneficiados;
  • dados reais;
  • meios de Verificação.
  1. Capture o panorama geral

Qual é o panorama geral? Veja desta forma: você ajudou uma empresa a minimizar seus custos de produção. Depois de, por exemplo, 3 anos, que impacto esse ato específico de serviço terá na sociedade em geral? Esse impacto de longo prazo torna-se o panorama geral da história de sucesso.

Há vários outros formatos de histórias de sucesso específicos para sua área com recursos criativos. Escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.

Playbook de Vendas Editável
Preencha o formulário abaixo, em breve faremos contato para agendar um diagnóstico de marketing e vedas.
Obrigado, em breve entraremos em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Abasteça sua área comercial com oportunidades. Criamos uma estratégia pensada para empresas B2B.