Descubra quando e por que investir em estratégias de outbound marketing em vendas

Conheça 4 motivos para investir em estratégias de Outbound Marketing em vendas!
Eduardo Toloto

Em contrapartida ao sucesso e notoriedade do Inbound Marketing, pouca atenção é direcionada ao marketing tradicional. Velho conhecido das pessoas, as estratégias de Outbound Marketing ainda oferecem assertividade quando o assunto é vendas.

Quem se mantém antenado às mudanças diárias do mundo da publicidade, certamente colhe os frutos de acomodar ambas as estratégias, Outbound e Inbound Marketing, em sua empresa.

Mas sabe quem realmente foi beneficiado pelo avanço nas estratégias de alcance ao público-alvo? Empresas de tecnologia é a resposta, pois hoje é muito simplificado apresentar todos os aspectos que envolvem uma solução ou serviço, de forma direta, transparente e funcional.

Se você ainda se pergunta o porquê ou mesmo qual o melhor momento para investir nas estratégias de Outbound Marketing, esse conteúdo é sob medida para você. Acompanhe e descubra alguns pontos importantes nessa tomada de decisão!

Veja um pouco do outbound marketing atual

É completamente ultrapassado pensar que o marketing tradicional é o mesmo de alguns anos atrás, onde houve o surgimento do novo Marketing, ou seja, o Inbound Marketing que é considerado de atração e orgânico.

Muito pelo contrário, saiba que mesmo que pouco notório no cenário atual, o Outbound continuou sua jornada de evolução. Se antes as estratégias atingiam individualmente o potencial cliente, hoje, é possível elaborar campanhas que atingem até mesmo centenas de leads de uma vez.

Além disso, se anteriormente não havia como mensurar qualquer trabalho, hoje é possível implementar diferentes KPI’s (Key Performance Indicators) que nada mais são do que indicadores que possibilitam redirecionar as estratégias, a fim de ampliar as vendas.

Portanto, ao colocar em prática as diretrizes da sua estratégia “Go-to-Market”, que se baseia na definição e melhores práticas para atingir um alvo, é possível adquirir mais assertividade e otimização da tomada de decisão, o que certamente amplia as vendas.

4 motivos para investir em estratégias de Outbound Marketing em vendas

Estratégias de Outbound Marketing

Dentre tantas vantagens advindas das estratégias de Outbound Marketing, elencamos 4 das principais. Conheça um pouco mais como sua empresa poderá alcançar e apresentar as melhores soluções e serviços de tecnologia, para o público certeiro.

1 – Alcance um público inalcançado pela internet

Assim como intrínseco aos aspectos do marketing tradicional como utilização de propagandas na TV ou mesmo aquisição e distribuição de flyers, há alguns pontos específicos que podem ser atingidos pelo Outbound, a fim de ampliar e melhorar as vendas.

Antigamente era complicado acompanhar seu cliente ativo, porém hoje, as estratégias atuais permitem maior prospecção ativa dos clientes da empresa.

Além disso há também a atuação em promoção de eventos, onde o posicionamento estratégico permite maior flexibilidade, alcance e potencial fidelização dos clientes.

2 – Altamente recomendado em vendas complexas

Assim como já abordamos em um outro conteúdo do blog, é fundamental a conciliação de ambas as estratégias, Inbound e Outbound Marketing, a fim de atingir a maior fatia possível do mercado.

Quando falamos em vendas complexas estamos nos referindo àquelas que representam elevado ticket médio.

Nesse cenário as aplicações do Inbound podem não surtir grandes efeitos, pois mesmo com a utilização de conteúdos e automação do marketing, existe ainda a necessidade de contato e reuniões presenciais que ajudam na alavancagem das vendas.

Por outro lado, quando aplicadas as estratégias de Outbound, é possível realizar uma negociação personalizada, eficientemente direcionada e próxima do seu cliente.

Quando aplicada em conjunto com os conceitos de Inbound os resultados podem ser ainda mais aprimorados, pois um complementa o outro e atingem de forma completa seu cliente.

3 – Resultados visíveis e instantâneos

Sem sombra de dúvidas, se falarmos sobre resultados e sua facilidade de compreensão, o mundo digital é o ideal. No entanto, ao passo que o consumidor está presente não apenas no mundo online, o Outbound pode ser eficaz.

Atuando como uma estratégia complementar é possível intensificar todo o planejamento inicial. Afinal de contas, uma vez que Inbound proporciona resultados mais transparentes, existe também o viés do tempo e condicionamento até que uma campanha atinja, de fato, seu público-alvo.

Nesse cenário o Outbound pode ser mais contundente, pois implementa ações que são absorvidas direta e rapidamente pelos potenciais clientes. Sendo assim, é imprescindível conciliar ambas para que juntas tenham os melhores resultados.

4 – Maior poder de escolha do cliente certo

O poder da escolha do cliente ideal é uma das maiores vantagens ao colocar em funcionamento as estratégias do Outbound Marketing. Isso porque, sua empresa pode definir com maior assertividade e da forma mais conveniente seu ICP (Ideal Customer Profile) ou apenas “Cliente Ideal”.

Por meio da Proposta de Valor da sua empresa é possível realizar o mapeamento completo do mercado, gerar e executar listas que propiciam o início e testes de estratégias, a fim de aumentar as oportunidades de vendas.

Agora com o cliente ideal definido suas estratégias possuem destino certeiro, pois colocam os clientes em contato com as soluções e serviços oferecidos por você.

Vamos assumir que você tenha uma empresa de tecnologia que oferece soluções de gestão empresarial. Por meio de análises você identifica que determinados clientes poderiam melhorar ainda mais a gestão financeira se adquirissem um módulo complementar fiscal.

Com o conhecimento em mãos é apenas uma questão de iniciativa contatar tais clientes, e propor uma oferta irrecusável ao apontar os benefícios da solução que oferece num cenário onde ele já utiliza um sistema.

Qual o melhor momento para investir no outbound marketing

Esse é o momento que sempre pega de surpresa os empreendedores, pois não existe uma definição exata do melhor momento. Em outras palavras, existem algumas questões que podem te ajudar a nortear a decisão de investimento nas estratégias de Outbound Marketing.

Considerando o cenário de uma empresa de tecnologia, é preciso iniciar pelo seguinte fato: o ticket médio da sua empresa, bem como os custos com aquisição de clientes (CAC) são suficientes para justificar que a empresa adote uma estrutura mais complexamente comercial?

Estipular corretamente o nível de concorrência da sua solução ou ferramenta no mercado, pode ser também, um excelente ponto de partida para cogitar o investimento.

Esses são apenas alguns exemplos, mas tudo é relativo diante a sua necessidade. Em conjunto com as dicas apresentadas acima já é possível obter uma visão mais ampla do momento ideal para investir.

Assuma a base da escolha nas raízes do planejamento inicial, bem como no plano de expansão das vendas da empresa. De forma resumida, é essencial acomodar as estratégias advindas do Inbound complementado as ações, sempre que possível e cabível, com a ampla estruturação dos conceitos do Outbound.

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