Uma das maiores dificuldades que as empresas de e-commerce possuem é o abandono de carrinho, por que será que isso acontece muito ultimamente?

A jornada de compra de cada consumidor é longa e cuidadosa, como já sabemos. Mas acontece, que muitas vezes o abandono de carrinho é ocasionado por um pequeno descuido ou configuração do próprio site e-commerce.

E não há nada mais frustrante para o consumidor percorrer a longa jornada e não conseguir concluir a compra. Mais ainda para o dono do e-commerce que se depara com muitos casos de abandono de carrinho, sem saber o que fazer.

Por isso, resolvi deixar aqui algumas dicas que vão te ajudar a diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce. Confira!

7 Razões Que Podem Acarretar o Abandono de Carrinho

O abandono de carrinho acontece quando os consumidores percorrem por todo site, colocam vários produtos no carrinho, mas não chegam a concluir a compra.

Segundo pesquisas recentes, uma taxa de 70% corresponde ao abandono de carrinho e com isso e-commerces de todo o Brasil deixam de faturar uma boa quantia em mercadorias.

Por isso é extremamente importante avaliar e buscar as melhores soluções para todas as questões que impedem o consumidor a finalizar a compra. Pois quanto maior for a taxa de abandono de carrinho, menor é a taxa de conversão.

Veja agora quais os pontos devem ser observados em sua loja virtual para que você possa evitar mais desistências de compra. Confira atentamente!

1 – Seus produtos demoram para chegar até o consumidor?

Quando o consumidor coloca um determinado produto no carrinho, ele logo irá verificar o valor do frete e em seguida saberá quanto tempo sua encomenda levará para chegar até sua casa.

Se suas entregas demoram mais tempo do que os concorrentes, que é o máximo de 10 dias, certamente você terá mais abandonos de carrinho pela frente.

Os consumidores querem receber seus produtos o mais rápido possível. Uma boa estratégia é entregar as compras antes do esperado. Isso fará com que seu e-commerce tenha maior taxa de retenção de clientes, além de ganhar promotores de sua marca.

2 – Já parou para revisar a política de frete de sua loja?

Outro fator que ajuda muito no aumento de desistências de compra é a questão do frete. Se o valor do frete não pode ser informado diretamente na página do produto, possivelmente as pessoas poderão colocar na sacola somente para saber o valor do frete.

Se o valor for extremamente alto, logo, gera desistência. Uma saída seria inserir uma caixa de pesquisa logo na página do próprio produto. Assim, facilitaria para o cliente pesquisar melhor sem ter que colocar no carrinho.

3 – Sua loja oferece várias formas de pagamento?

Outro fator determinante na decisão de compra é a forma de pagamento. Não é todo mundo que tem cartão de crédito hoje em dia. E você também deve pensar nestas pessoas.

Facilitar a forma de pagamento significa mais clientes e mais vendas para sua loja. Como a forma de pagamento só é visível após o cliente inserir os produtos no carrinho, se não houver uma forma de pagamento que facilite a vida dele, é desistência na certa.

4 – Como é a estrutura de sua página de cadastro?

Uma coisa muito importante que a maioria dos lojistas não levam em conta é a usabilidade da página de cadastro.

Todo novo consumidor que se interesse pelo seu produto deve antes preencher um cadastro para continuar o processo de compra, correto? Mas já parou para pensar se você exige muitas informações do comprador?

Esse é um dos motivos para o abandono de carrinho. A página de cadastro deve ser mais clean possível, prática e rápida para preencher. Muitas vezes o comprador se depara com um extenso formulário que no final das contas não tem paciência e muitas vezes não tem tempo para preencher.

5 – Já pensou que pode ser por falta de incentivo?

Muitas vezes os clientes ainda estão indecisos sobre comprar ou não. E neste momento, talvez só falte aquele empurrãozinho.

Já tem uma estratégia de e-mail marketing para abandono de carrinho? Imagine se o cliente receber um e-mail que o lembre que deixou algo no carrinho? Ou então use a estratégia de retargeting que também é muito eficaz e persuasiva.

Quem sabe não é isso que está faltando em seu e-commerce para diminuir a taxa de abandono?

6 – Será que seus clientes sentem segurança para comprar?

Um dilema para qualquer e-commerce que tem pouco tempo no mercado, é passar para os clientes total segurança para comprar sem medo.

Ele pode percorrer todo o site, gostar de vários produtos e colocar no carrinho para pesquisar frete e forma de pagamento. Mas na hora de concluir a compra, pode vir aquele frio na barriga que ocasiona a desistência. Será que é confiável?

Analise seu site e se possível insira selos de segurança no rodapé, informações de contato, endereço e CNPJ da marca, chat online, reviews e depoimentos de outros compradores. Tudo isso passa muito mais segurança para os consumidores e certamente irá diminuir sua taxa de abandono de carrinho.

7 – Como anda o setor de atendimento de seu site?

Outro fator determinante para abandono de carrinho é o consumidor não ser bem atendido. Claro, que irão surgir dúvidas após a escolha dos produtos e seu site apresenta formas variadas de contato? O setor de atendimento ao consumidor é eficaz e rápido?

Para que seu e-commerce tenha destaque entre os concorrentes, é de suma importância que você ofereça a melhor experiência para os consumidores durante e após a compra.

Cliente bem atendido é cliente satisfeito, e cliente satisfeito significa muito mais vendas. Insira em seu site chat online, contato por e-mail e até mesmo telefones para contato. É importante que você deixe essas informações bem visíveis também na página do carrinho.

Concluindo

Os motivos para abandono de carrinho podem ser tantos, que muitas vezes não dependerão somente do seu esforço. Às vezes o cliente realmente não está pronto para a compra, e aí você terá que trabalhar um pouco mais de conteúdo do funil de vendas para conseguir uma conversão.

Mas se você se atentar a estes 7 pontos importantes, você já terá uma queda significativa na taxa de abandono.

Pense como um consumidor, adote as melhores estratégias para melhorar o desempenho de seu e-commerce e boas vendas!

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