Não adianta. O produto ou serviço pode ser excelente, mas se a equipe de vendas não é boa o bastante, a empresa está em maus lençóis. Se engana quem pensa que não há uma estratégia a ser traçada para obter o melhor do seu time e evitar erros.

Agilidade, boa performance, capacitação, proatividade, motivação. Será que está faltando algo para que você consiga competir de igual para igual com a concorrência? E se destacar perante a ela?

Não se preocupe. A resposta para essas e outras dúvidas você vai conferir agora em uma lista de 7 erros que jamais deve cometer. Confira!

O Que Uma Equipe de Vendas NÃO Deve Fazer 

1 – Minar a Motivação 

Uma fruta podre contamina as demais. Já ouviu falar nisso? Então saiba que é a mais pura verdade.

A empresa lança o desafio, mas o comportamento sabotador de um funcionário da equipe pode desmotivar os demais. O profissional pessimista é aquele que vê dificuldade antes mesmo de avaliar os objetivos e metas.

Como sabemos, uma equipe de vendas respira metas. Portanto, identifique se você tem no time alguém que esteja atrapalhando ao invés de contribuir para o fortalecimento do trabalho.

2 – Procrastinar 

A procrastinação é a “arte” de deixar para amanhã aquilo que deveria ser feito hoje. Na verdade, esse hábito não é encontrado apenas em equipe de vendas, mas diversos setores de trabalho independentemente do segmento.

O que acontece é que os profissionais de vendas precisam ter uma postura competitiva e agressiva em busca de números.

Cada dia perdido é menos receita gerada e uma menor fatia de mercado conquistada. Nesse ponto, você deve buscar uma boa administração do tempo.

3 – Ter Medo 

Mas o que quer dizer ter medo? É não saber lidar com uma negativa. Você que trabalha com vendas sabe que não se ganha todos os dias.

O que não pode realmente acontecer é evitar dar passos mais ousados por medo da rejeição. A equipe precisa ser treinada para acreditar em seu potencial e não se deixar abater.

4 – Não Conhecer o Seu Produto/Serviço 

Pode parecer estranho para alguns, mas há equipes de vendas que realmente não conhecem bem seus produtos ou serviços. O resultado disso é uma noção rasa de como pode explorar o potencial do que tem nas mãos.

É imprescindível pesquisar, colher depoimentos de usuários, analisar os pontos fortes do que está vendendo. Assim, você terá uma probabilidade muito maior de ter alta performance nas vendas.

Como ser convincente ao oferecer um produto? Lance mão do conhecimento sobre ele, resultados de pesquisas e de que forma ele se faz importante para o cliente.

A venda é conduzida pela necessidade. Também pelo convencimento de que a vida se tornará mais simples e ideal a partir do produto.

E qual a melhor forma de ser eficaz na venda? Estude.

5 – Não Ouvir o Cliente 

O cliente quer dizer para você o que ele precisa. Basta você saber ouvir direito para coletar as informações certas.

A equipe de vendas precisa identificar e oferecer a ele a solução. Não adianta você argumentar sozinho, porque cada cliente tem uma experiência própria.

Conhecer a pessoa que está diante de você é muito importante para concretizar vendas.

6 – Não Trabalhar o Relacionamento a Longo Prazo 

A equipe de vendas conquistou clientes, vendeu o produto e depois sumiu. Um erro grotesco.

O cliente precisa ser lembrado sempre. Cultive um bom relacionamento com ele para que ele possa indicar a empresa e também retornar.

É como se fala no marketing. Você gasta 50 centavos na manutenção do relacionamento com um cliente, mas 1 real para reconquistá-lo.

Apresente sempre as novidades e tenha um bom pós-venda. Não há como errar.

7 – Não Personalizar o Atendimento 

Nos tempos atuais, ter algo feito especialmente para você conta muitos pontos. As pessoas desejam individualidade e buscam empresas que tenham esse perfil.

Em um mercado competitivo, sai na frente quem coloca seu cliente como alguém muito importante. Comodidade, atenção e exclusividade são moedas de grande valor.

A sua equipe de vendas falha ao não oferecer um atendimento personalizado? Ainda há tempo de mudar isso. Faça um bom trabalho de marketing divulgando esse novo olhar e venda mais.

Falar Menos e Ouvir Mais 

No fim das contas, percebe-se que o cliente precisa hoje de alguém que ouça o que ele tem a dizer. Não um atendimento genérico, mas algo voltado para a sua necessidade real.

É unanimidade: a equipe de vendas que fala demais se torna cansativa e pouco eficaz. Vá na contramão disso: prepare o seu time para ser melhor capacitado a ouvir o cliente. Dessa forma, irá resolver grande parte dos problemas de vendas.

 Encontrou a solução que procurava para a equipe de vendas? Compartilhe as informações!

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