Principais ferramentas para Prospecção Outbound e Inbound

Sem um monitoramento assertivo dos processos de prospecção, seja no Outbound e Inbound, se torna complexo transformar oportunidades em vendas. Separei para você hoje, as principais ferramentas que ajudam na prospecção de ambos os tipos de Marketing. Me acompanhe para resultados incríveis!
Marcio Marques

Quem não prospecta não vende e essa é a verdade do mercado atual, ainda mais com a crise, a prospecção se tornou uma estratégia de sobrevivência. Entretanto, o amplo leque de possibilidades em termos de ferramentas e serviços, acaba confundindo as empresas que buscam desesperadamente resultados.

Então, surgem as dúvidas: realizar uma Prospecção Outbound ou partir para a Prospecção Inbound? Por que não utilizar ambas, a partir do Funil em Y? Tá, mas qual ferramenta usar? O que dá resultado? É muita pergunta de uma só vez?

Te convido a me acompanhar neste conteúdo, no qual irei falar sobre como ter eficiência na prospecção e elencar algumas ferramentas. Vamos lá!

Prospecção Outbound

Prospecção de clientes: é possível fazer isso com eficácia operacional?

A maioria das pessoas costuma achar que, por haver automação e ferramentas tecnológicas, a estratégia se cria sozinha ou que os resultados surgirão com o tempo, mas não é bem assim, eu e você sabemos disso, não é mesmo?

E quando o tema é prospectar clientes, a necessidade de lapidar uma estratégia funcional só tende a crescer. E é justamente aqui que grande parte começa errando por não considerar as etapas certas, quais informações utilizar e o método adequado para colocar tudo para funcionar. Veja como é simples!

1. Estabeleça o perfil de maior potencial do seu cliente;

2. Implemente uma organização ímpar na listagem dos leads;

3. Garimpe o máximo possível de informações antes de contatar o lead;

4. Com muito planejamento, defina um esboço prévio de como a prospecção deverá funcionar;

5. Por fim, almeje metas tangíveis.

Apenas ao seguir as dicas acima você já eliminou grande parte do improviso encontrado nas campanhas de marketing por aí. Agora é o momento de considerar os aspectos, características, alcance e funcionalidade do método de prospecção que faz mais sentido dentro do seu escopo estratégico.

Via de regra, são utilizados o Outbound, Inbound e prospecção em Y, que é quando Inbound e Outbound atuam em sincronia para gerar mais resultados. Já falei sobre isso aqui no blog, dá uma conferida mais tarde, combinado?

Principais ferramentas para Prospecção Outbound

Considerando que a prospecção Outbound é um processo constante de pesquisas aprofundadas no mercado, a fim de identificar clientes com real potencial, mesmo que você conte com um time excepcional de vendas, com profissionais qualificados e um SDR específico para o cargo, sem um fluxo de leads é impossível prospectar.

Sendo assim, aqui mais do que no Inbound ainda, é crucial contar com as ferramentas certas, pois são elas que oferecem o discernimento do que precisa ser feito. Para isso separei 5 ferramentas que acredito serem essenciais para a sua prospecção.

LinkedIn Sales Navigator

Se você ainda não conhece, o LinkedIn Sales Navigator se trata da própria ferramenta da rede social, que auxilia os profissionais que trabalham com vendas. Sua utilização é muito recomendada para quem depende da rede social para conseguir bons números.

Inclusive, a sincronização com a rede social permite a você identificar grandes empresas, caso seja seu público. Então, segundo dizem, seu valor é um pouco acima se comparado a outras, mas pode surtir efeito se o seu ICP fizer parte da rede.

Az.Leads

Voltado para inteligência de mercado, a ferramenta Az.Leads proporciona uma análise precisa do mercado em que atua, de maneira simples, prática e flexível. A partir de um banco de dados completo e gerido por BI (Business Intelligence) você pode cruzar diferentes informações, objetivando ampliar a margem para oportunidades.

Além disso, há recursos que viabilizam a utilização de fluxos de cadência e robusta automação para prospectar através de campanhas de e-mail.

Find That Lead

Com a Ferramenta Find The Lead você pode focar em sua lista de prospects, a fim de identificar as informações corretas, como e-mail. Possui uma integração com o LinkedIn e isso traz ainda mais resultados, uma vez que a base para pesquisa aumenta exponencialmente.

Leads2b

A empresa Leads2b, que possui foco no mercado B2B, elaborou um software totalmente em nuvem, visando automatizar processos e ações relacionados à prospecção. Seu grande diferencial é que a empresa possui rastreabilidade das empresas brasileiras que supera os 99%, ou seja, as possibilidades de prospectar o público certo são muito grandes.

Além disso, outro diferencial é a presença de um CRM completo que gerencia as novas aquisições e favorece o amadurecimento dos leads que fazem parte da base.

Reev

O objetivo da ferramenta Reev é trazer automação ao processo comercial de seus clientes. Aqui você pode:

1. Monitorar o desempenho dos e-mails;

2. Fiscalizar todos os fluxos de cadência da estratégia;

3. Garantir um controle próximo da base de leads

4. Além de administrar uma boa gama de templates.

O ponto alto do Reev é que ele propõe uma redução de tempo aproximada de 40% na ação de envio de e-mails pelos vendedores. O que você acha de uma taxa de mais de 100% de resposta dos leads? Com o Reev você consegue isso!

O método certo de fazer Prospecção Inbound

O método de prospecção Inbound é um pouco diferente do Outbound, visto que se trata de uma prospecção passiva. Isso quer dizer que aqui é o seu público que procura o negócio, daí é que surge o Marketing de Atração.

Isso por si só facilita o processo, já que quem chega até você, basicamente está mais maduro para receber um contato dos vendedores. Claro, isso ainda exige análise, planejamento e nutrição, muita nutrição.

Sendo assim, a prospecção Inbound é muito mais simples e você provavelmente já desempenhou alguma de suas etapas. Criei um pequeno passo a passo para você compreender como é o processo, confira:

  • Atuação em blog e rede sociais: com conteúdo (como este aqui) relevante é possível iniciar o fluxo de conversa com o lead;
  • Enriquecimento do público com conteúdo rico: materiais ricos como infográficos, e-books e whitepapers, enriquecem a base, geram interesse e captam leads;
  • Criação de LPs focadas na geração de leads: landing pages focadas na conversão asseguram boa captação de leads para nutrição;
  • Atuação através de e-mail marketing de qualidade: conversação ampliada com o envio de e-mail marketing relevante e engajador.

Assim que os resultados surgem é que a automação de marketing começa gerar retorno em prospecção. E seguindo o funil de vendas, é questão de tempo até os vendedores terem leads qualificados para converter vendas.

Espero que tenha gostado do conteúdo sobre Prospecção Outbound e Inbound. Caso tenha ficado com alguma dúvida, é só solicitar contato, que estarei de prontidão para te ajudar!


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