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O Inbound Marketing mudou a maneira como as empresas alcançam os compradores em potencial. É tudo uma questão de atrair as pessoas certas, educá-las com o conteúdo certo e convertê-las em leads no momento certo - quando elas estiverem prontas para falar sobre vendas. 

Para o consumidor, o Inbound Marketing é diferente do Outbound Marketing porque é útil e não é intrusivo. Ou seja, o Inbound Marketing é o tipo de marketing que as pessoas adoram.

Entenda a seguir quais são os fundamentos básicos de Inbound Marketing, Outbound e ABM.

Fundamentos básicos de Inbound Marketing

Fundamentos básico de inbound, outbound e ABM
Fundamentos básico de inbound, outbound e ABM

Entenda seus clientes ideais

Conteúdo é a base do Inbound Marketing, mas se o que você está escrevendo não está atingindo seus clientes ideais, há grandes chances de você fracassar. Para evitar isso, é fundamental ter um bom entendimento de suas buyer personas. 

Crie conteúdo atraente 

Desenvolver o conteúdo certo e entregá-lo às suas personas no estágio certo da jornada dos compradores ajudará você a atrair visitantes, estimular leads e converter clientes em fiéis clientes.

Produza mais conteúdo para blog

O blog é uma das principais maneiras de suas personas encontrarem seu conteúdo, interagir com ele e se tornar leads ainda mais valiosos. As estratégias de Inbound Marketing de maior sucesso incluem, por exemplo, um cronograma de atividades de blog.

Otimize as páginas de destino para conversão de leads

Quando você está enviando clientes em potencial para seu conteúdo, a página de destino em que o conteúdo se encontra é o lugar certo para a captura de leads. Ao usar uma frase atraente, formulários fáceis de usar e um design simples, você pode posicionar seu conteúdo da melhor maneira possível para a coleta de leads.

Amplie sua mídia social

Com uma estratégia de Inbound Marketing, a postagem em redes sociais passa a ter um propósito real e ROI. Feitas da maneira certa, suas postagens irão promover seu conteúdo, direcionar a visão para seu site e ajudar na conversão de leads.

Fundamentos básicos de Outbound Marketing 

Fundamentos básicos de Outbound Marketing
Fundamentos básicos de Outbound Marketing

Outbound Marketing é um termo usado para todos os métodos tradicionais de marketing em que um produto ou serviço é direcionado a um cliente, em vez de estimular seu interesse. 

Todas as estratégias de marketing convencionais, como publicidade na TV; anúncios impressos em revistas, jornais, panfletos; folhetos em mala-direta; telemarketing; publicidade externa e chamadas não solicitadas, se enquadram nessa categoria.

Fundamentos básicos de ABM

Fundamentos básicos de ABM
Fundamentos básicos de ABM

 Identifique suas contas-alvo

Para realizar campanhas de ABM é preciso saber quais são suas contas-alvo.  Para isso, você precisa trabalhar em conjunto com o setor de vendas, pois o ABM só funcionará se o marketing e as vendas concentrarem seus recursos no conjunto definido de contas-alvo. 

Desenvolva Personas

Em seguida, as contas-alvo devem ser mapeadas para entender melhor quais divisões são as mais adequadas a serem segmentadas. Entender quais desafios a conta enfrenta como empresa, como as decisões são tomadas e quem toma essas decisões são informações críticas para uma iniciativa ABM eficaz. 

Encontre o conteúdo certo

Os clientes-alvo são mais propensos a se envolver com o conteúdo que é feito sob medida para eles. Com o ABM, os clientes em potencial de contas-alvo podem receber conteúdo e mensagens que ressoam com eles e são relevantes para seus negócios e estágio na jornada do comprador.

Integre o ABM em sua estratégia multicanal

Para alcançar e envolver suas contas-alvo de forma eficaz, você precisará executar campanhas em vários canais, visando as pessoas certas em suas contas-alvo em diferentes canais e aproveitando o conteúdo personalizado que você reuniu na etapa anterior

Avalie e otimize

Meça e analise seus resultados ao longo do tempo para que possa otimizar continuamente suas campanhas. Utilize métricas importantes para seus objetivos de negócios.

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