O Inbound Marketing se tornou a ferramenta mais valiosa para todas as empresas que querem alavancar suas vendas e aumentar cada vez mais o alcance de sua marca. Sendo assim, as Instituições de Ensino Superior (IES) também estão adotando essa nova estratégia de resultados.

Mas, quando os gestores decidem trabalhar com Inbound Marketing surge a seguinte dúvida: Qual o melhor conteúdo para IES? Afinal, o que vou oferecer para novos visitantes atuais e ex-alunos?

Pensando nisso decidi criar um pequeno guia para você desenvolver os melhores conteúdos de engajamento para sua IES e alavancar de uma vez por todas suas vendas. Confira o artigo!

Aprenda a Criar o Conteúdo Certo de Acordo Com Seu Funil de Vendas

Não sei se você já pensou nisso, mas cada aluno, ex-aluno ou visitante que entra em seu site está em um estágio diferente do funil de vendas. Então não adianta nada você oferecer um conteúdo de topo (solucionando dúvidas) se o que ele quer mesmo é buscar mais informações diretas sobre um determinado curso de sua instituição, entende?

Um conteúdo de alta qualidade é que dará aquela primeira boa impressão a qualquer visitante que encontrar seu site ou blog. E a primeira impressão é a que fica, então você deverá trabalhar muito para que seu conteúdo atenda e atraia os visitantes da melhor forma possível, para que eles continuem sempre visitando seu site e futuramente se tornando alunos em potencial.

1 – Conteúdo Para Topo de Funil

O conteúdo de topo de funil são ferramentas que farão todo o trabalho de atração. É aqui que você irá concentrar seus esforços em solucionar determinados problemas e sanar as principais dúvidas dos alunos ou ex-alunos.

Você conseguirá isso através de blog posts totalmente trabalhados e configurados em SEO para garantir um bom ranqueamento. A escrita deverá ser a menos técnica possível, afinal ela será encontrada por muitas pessoas que buscam informações relevantes e respostas para as dúvidas no Google, por exemplo.

Outra coisa importante é utilizar suas redes sociais para levar ainda mais visitantes e novos conhecedores para seu blog.

2 – Conteúdo Para Meio de Funil

Agora eles não são mais “simples visitantes” em buscas de solucionar dúvidas, eles agora estão muito mais interessados em seu serviço e possivelmente poderão fechar negócio com sua Instituição de Ensino. Agora só é questão de tempo, você só deverá fornecer um conteúdo mais amplo e muito mais valioso para eles.

E-Books e White papers são excelentes para captar mais leads que serão essenciais para prosseguir o sucesso de sua jornada de compras. Os e-Books terão todas as informações que seu aluno em potencial precisa e é nesta etapa que você começará a construir a autoridade de sua IES.

O e-mail Marketing também é uma ferramenta essencial nesta etapa, afinal é ela que fará o trabalho de manter o aluno engajado com seu conteúdo e também lhe ajudar a segmentar seu público, o que tornará suas ações muito mais direcionadas.

3 – Conteúdo Para Fundo de Funil

Após segmentar seu público, engajar seus alunos e nutrir os leads a conversão em vendas será o resultado de todo esse trabalho duro. Agora seus futuros alunos querem algo muito mais aprofundado do que um e-Book, por exemplo. Agora você deverá mostrar X motivos para ele escolher sua IES ou Porque sua IES é a melhor do mercado atual?

O que te ajudará a construir essa marca são ferramentas como vídeos explicativos, Webinars, mini-curso demonstrativo, cases de sucesso e todo tipo de material que reforce as principais qualidades que sua IES sobrepõe a concorrência.

5 Tendências de Conteúdo Para Captar Alunos Para Sua IES

O principal papel de seu Blog é ajudar um futuro aluno a se decidir qual a melhor escolha para ele, a escolha que ele não irá se arrepender. E quando falo em não se arrepender, significa também falar em retenção, ou seja, você deve conquistar um aluno novo e mantê-lo nas suas decisões de próximos cursos futuros.

Por isso o investimento em conteúdo certo para cada etapa do funil é essencial e com ajuda do nosso querido SEO você saberá exatamente o que eles estarão buscando, quais as maiores dúvidas e quais conteúdos irão atrair e captar muito mais alunos, veja as principais tendências de buscas atualmente:

1 – Dicas Para Se Dar Bem No ENEM

Esse conteúdo é líder em buscas no Google pelos seu alunos em potencial, afinal, antes de pensar em ingressar em uma Instituição de Ensino Superior ele precisa tirar uma excelente nota no ENEM.

E é aqui que seu conteúdo valioso pode entrar, se você oferecer várias dicas de como se dar bem no ENEM, quais os pontos principais que deverão ser estudados mais ao fundo e também alguns truques de como melhorar a qualidade dos estudos, certamente sua IES estará na lista deste futuro aluno como a melhor IES.

2 – Melhores Formas de Pagamentos

Antes de se decidir em qual Instituição de Ensino ingressar, o aluno irá pesquisar mais sobre quais as Instituições oferecem melhores opções para ele. O ideal é que sua IES desenvolva um conteúdo especificando as melhores formas de pagamento que oferece, e claro, incluindo os diferenciais.

Hoje em dia com a implementação do FIES, muitas Instituições de Ensino deixaram de captar muitos alunos como antigamente e o motivo é simples, a facilidade que a diversificação de pagamento e financiamento traz para o futuro do aluno.

3 – Motivos Para Ingressar Em Uma IES

É fato que muitos alunos em potencial já possuem um caminho a ser seguido, mas você deve saber também que ainda existem muitos alunos que estão perdidos e não sabem o real valor de estudar em uma Instituição de Ensino Superior.

E aí é que está a grande sacada, se você despertar esse desejo de cursar um Ensino Superior no aluno que não estava tão motivado assim, certamente sua IES será a escolha definitiva.

4 – Melhores Livros Para Ajudar o Aluno

Imagine se sua IES indicar um livro sobre desenvolvimento de talento, por exemplo, e este livro acaba mudando completamente a forma de pensar de seu potencial aluno, resumindo, o ajude a dar aquele pontapé inicial na carreira profissional. Isto fará com que ele veja sua IES como autoridade no assunto. Desenvolva um conteúdo que liste determinados temas de livros condizentes com os cursos que sua IES estará oferecendo.

Conclusão

A premissa do Inbound Marketing na IES é desenvolver conteúdos relevantes para solucionar problemas dos alunos antes de ingressar em um curso superior, quando ele está cursando e principalmente após cursar. Sua IES deverá acompanha-lo com dicas e conteúdo extra até mesmo após finalizar o curso, uma estratégia extremamente importante que aumenta incrivelmente a taxa de retenção.

O conteúdo de sua IES possui a finalidade de guiar o aluno e deixa-lo muito mais confiante em relação a qual caminho escolher e também confiante em seguir seus estudos.

Toda IES é capaz de criar um conteúdo relevante para os alunos em potencial a partir do momento em que se coloca no lugar do aluno e conhece de fato quais são suas principais dificuldades.

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