As vendas, especialmente entre empresas B2B, atualmente têm passado por uma grande transformação, o que não é nenhuma novidade quando se trata de marketing. A questão é que, o tempo e dinheiro gasto com vendas externas não estão sobrepondo o prejuízo e a queda do desempenho, ou seja, corre o risco de seu representante sair o dia todo atrás de um cliente, e retornar ao final do dia com pouco ou nenhum resultado.

E com uma tentativa de “driblar” esses incidentes desfavoráveis, muitas empresas estão aderindo à um novo modelo de negócio, que promete ser a peça chave para uma nova estratégia de conteúdo lucrativa.

Estamos falando sobre Inside Sales ou vendas internas, que significa uma nova tendência de marketing, e que visa uma considerável redução de custos, um atendimento qualificado com maior demanda e consequentemente um alto faturamento.

O que é Inside Sales?

A definição mais objetiva para o termo Inside sale, simplificando, é basicamente uma modalidade de venda remota. Onde os representantes não necessitam se deslocar até o cliente para realizar uma venda, isso é feito prioritariamente de dentro da própria empresa, com uma equipe estruturada e qualificada, para prontamente atender as necessidades de cada cliente.

Este modelo de vendas permite que as empresas interajam com um volume maior de leads, mas que também exige um alto nível de conhecimento, por parte dos representantes, como reconhecer a jornada de compra de cada consumidor, assim como, identificar seus pontos fracos e suas maiores necessidades.

Inside Sales Vs. Telemarketing

É bom deixar bem claro que diferenças surgirão entre essas duas modalidades de vendas. Vejamos a seguir quais são suas disparidades:

O telemarketing pode ser considerado uma marca deixada pelo Outbound Marketing. Desde a década de 50 muitas empresas utilizaram este meio de realizar vendas, através do telefone e de locais remotos, e também por décadas interromperam jantares em família.

No telemarketing não existe interação com o lead, é muitas vezes associada a uma abordagem fria (cold calls), o foco é a venda do produto ou serviço, é em outras palavras “matar ou morrer”, o negócio é rapidamente fechado ou perdido e então o vendedor se direciona para o próximo lead.

Em contrapartida temos o modelo inside sales, onde encontramos maior interação entre leads e vendedores, tudo isso gerado graças ao processo de Inbound Marketing e suas ferramentas como CRMs, automação de marketing e outros tipos de softwares de vendas baseados na nuvem.

Representantes de inside sales não utilizam frases prontas ou “robotizadas”, justamente pelo fato de serem altamente treinados, são reconhecidos como verdadeiros consultores e amigo do cliente. Faz parte do seu trabalho entender e os problemas e as dificuldades de cada cliente, e de certo modo lhe apresentar uma solução relevante.

Estatísticas

Estudos recentes revelam um grande crescimento e resultados satisfatórios na implementação desse novo modelo de vendas. Vamos aos fatos:

  • Nos últimos três anos, a prática da estratégia de inside sales têm crescido 15 vezes mais, em comparação as vendas tradicionais.
  • Nos dias de hoje, 6 a cada 10 vendedores convencionais, já trabalham em seu próprio ambiente de trabalho, como um profissional de inside sales.
  • Em uma pesquisa mostra que 46% das empresas migraram suas táticas para o modelo inside sales.
  • 60% de empresas afirmaram que esta nova modalidade gera um retorno 2 vezes mais lucrativos, em virtude da redução significativa de custos externos.
  • 54% afirmam que essa transição traz maiores avanços tecnológicos, que permitem reuniões em tempo real com seus clientes e a utilização de softwares de gerenciamento de contatos.

Concluindo

Apesar de todos os benefícios que este novo modelo pode trazer para sua empresa, vale ressaltar a importância dessa transição ser feita de forma gradual e cautelosa. Pois deve existir um espaço para adaptação dessa nova metodologia, tanto para seus representantes como para os clientes em potencial.

A verdade é que, a união de Inbound MarketingInside sale, e a evolução tecnológica permite à sua empresa: gerar leads qualificados, aumentar a demanda e reduzir custos externos, e permite também que sua empresa amplie a área de atuação, com a ajuda de ferramentas de web conferência.

Essa união significa progressão de negócios. E aí sua empresa está preparada para essa mudança?

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