Jornada de Compra Saiba Como Melhorar Sua Estratégia de Marketing

Saiba como melhorar sua estratégia de marketing com Jornada de Compra!
Marcio Marques

No conceito do Inbound Marketing, aprendemos que um dos princípios básicos para a sucessão de uma empresa é entregar o conteúdo certo, para a pessoa adequada e no momento oportuno. Isso significa, gerar um conteúdo relevante para que você seja encontrado pelo seu público, nos famosos e disputados mecanismos de buscas.

E é assim que se inicia a jornada de compra ou buyer journey. Que é caracterizado por um processo em que todo consumidor percorre até chegar ao fundo do funil de vendas e finalmente se tornar um cliente.  Assim conhecendo a jornada de compra de seu cliente em potencial, você saberá exatamente quais conteúdos irão atraí-lo.

Porém, algumas empresas podem ainda não conhecer ou não se fundamentam ao processo da jornada do comprador e infelizmente acabam, de certa forma perdendo um prospect, pelo simples fato de entregar a ele um conteúdo que não se adequa ao estágio em que se encontra, ou seja, inútil àquela necessidade que ele busca no momento.

Conheça os 4 Passos da Jornada de Compra

Antes de entender os caminhos pelos quais o consumidor persegue até a conclusão da compra, é importante destacar a grande influência da criação de personas neste processo.

Os Buyers personas a princípio irão lhe ajudar a identificar e segmentar o seu público-alvo, para que então sua empresa possa definir e estruturar de maneira clara e objetiva um conteúdo específico e personalizado de acordo com o momento de compra de um prospect. É sobretudo a primeira coisa em que se deve pensar, afim de ganhar a atenção seus potenciais compradores.

Bom agora que suas personas já foram definidas e com uma perspectiva real de seu público-alvo poderemos seguir para o próximo passo, que é conhecer a jornada dos compradores. Na realidade, essa jornada costuma ser constituída em 4 etapas fundamentais dentro de um processo do funil de vendas. Veja a seguir com exemplos bem claros:

Vamos supor que seu buyer persona seja: Eduardo, 27 anos é gerente comercial e sonha em ter seu próprio negócio.

  • Aprendizado e descoberta: Nesta primeira etapa ele ainda não reconhece que possui um problema ou necessidade de obter um produto ou serviço. E então como atraí-lo? Através de blogs posts, tutoriais e e-books com temas basicamente introdutórios, que irão despertar sua atenção.  Um exemplo comum seria um post sobre: “Seja seu próprio patrão! Conheça dicas para iniciar seu primeiro negócio. ”
  • Reconhecimento do problema: Agora Eduardo já conseguiu perceber que ele tem uma oportunidade de negócio e começa a se aprofundar no assunto e buscar respostas e soluções. Seu objetivo aqui é entregar um conteúdo com uma abordagem específica sobre um determinado problema: “5 Erros que empreendedores iniciantes cometem. “
  • Consideração de solução: Neste momento ele reconheceu seu problema, porém ainda continua buscando soluções. É aí que chega a hora de apresentar seu produto ou serviço, garantindo assim que ele não busque outra opção. Aborde soluções existentes e ferramentas que lhe serão devidamente úteis: “Como escolher a ferramenta ideal para divulgar o seu negócio. ”
  • Decisão da compra: Nesta etapa, Eduardo já baixou e-books, vídeos e diversos outros materiais. O foco agora é comparar e pesquisar qual vai ser sua melhor aquisição. Essa é a hora em que você deverá convencê-lo a escolher seu produto ou serviço, lhe mostrando os diferenciais e os benefícios que sua empresa pode oferecer a ele. Você poderá fornecer materiais comparativos, testes grátis e depoimentos de clientes. Exemplo de conteúdo: “ 10 benefícios que só nossos clientes possuem. “

Concluindo

A partir do momento em que você compreende a importância da jornada de compra, elabora conteúdos relevantes e o acompanha em cada estágio que ele venha a percorrer. Pode apostar, você será a primeira escolha.

Mas lembre-se! Mesmo que você já tenha garantido uma compra, não deixe que a jornada termine por aí, seu novo desafio é manter esse cliente. Dados comprovam que encontrar um novo cliente é de 6 a 7 vezes mais caro do que manter um atual. Estimule uma nova compra de acordo com os interesses de seu cliente, não o esqueça e mantenha uma relação duradoura e respeitosa.

Por fim, planeje muito bem seus conteúdos sempre se baseando na jornada de compra de cada um de seu buyer persona. Pois é com essa combinação que você irá potencializar suas estratégias de marketing, ganhar clientes e trazer novos visitantes.

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