Afinal O Que É Marketing Digital

O Marketing Digital tem se destacado muito atualmente, e desde muito tempo que ele vem facilitando a vida dos empreendedores.

E não é novidade nenhuma dizer que o mercado digital e a internet estão cada vez mais fazendo parte da vida do consumidor.

E diante de uma economia instável como a que estamos vivenciando, é ainda mais indispensável recorrer aos benefícios e vantagens do Marketing Digital.

Veremos neste post qual o verdadeiro conceito e a importância do Marketing digital além de:

  • Como Aplicar O Marketing Digital em Seu E-commerce?
  • Por Que Marketing Digital e Tradicional Devem Andar Juntos?
  • 8 Ferramentas Indispensáveis do Marketing Digital
  • 6 Melhores Cursos de Marketing Digital do País
  • 8 Livros Excelentes Para Alimentar Seu Conhecimento

O Que Podemos Entender Por Marketing Digital?

O que é Marketing Digital? Ainda existem inúmeros profissionais que se deparam com esta dúvida, o que diferencia este modelo do marketing tradicional? E ainda, como posso usar este modelo de Marketing na minha loja virtual?

Simplificando, o Marketing Digital é a revolução do bom e velho marketing, é uma reunião de estratégias, ações e ferramentas eficientes que trazem um resultado incrivelmente positivo para seu produto ou serviço, a longo prazo.

O grande ponto forte do Marketing Digital é a economia, você não precisa gastar horrores em outdoors que não serão visualizados, milhares de panfletos que talvez não serão lidos, propagandas e pop-ups que serão ignorados e sim investir o seu tempo e dinheiro em engajamento e vínculo pessoal com o seu público-alvo.

Parece mágico, mas o Marketing digital é capaz de conquistar seu público-alvo de maneira tão eficaz que ele se tornará divulgador e promotor de sua marca. E quer saber como? Através do simples fato de sua empresa estar presente nos principais meios de comunicação que se público-alvo costuma utilizar todos os dias.

Vantagens E Importância do Marketing Digital

  1. MétricasA primeira vantagem que você já de cara vai perceber é que ele lhe dará métricas muito mais claras e objetivas, você terá total controle sobre o que precisa ser feito e o que precisa ser mudado, a facilidade de mensurar é a maior vantagem.
  2. Alcance GlobalNão existe mais aquela limitação geográfica, onde antes a campanha de seu produto ou serviço iria alcançar somente o público de sua cidade e dificilmente as cidades vizinhas. Hoje com a implementação doMarketing Digital, você pode alcançar o país todo e muitos de seus conteúdos poderão ser compartilhados mundialmente.
  3. Vínculo e InteratividadeAgora sua empresa pode criar um “relacionamento duradouro” com o seu público-alvo, seu conteúdo irá impactar diretamente na vida dele, sempre o ajudando a solucionar problemas e dúvidas mais frequentes em sua vida, o que ajudará sua marca a criar uma identidade forte e marcante.
  4. Ajustes Em Tempo RealUma das maiores vantagens, você terá a liberdade de ajustar sua campanha à medida da aceitação de seu público. Diferente do velho marketing que em uma impressão ou campanha em outdoors dificilmente poderia se adequar sem gastar mais tempo e dinheiro.

Como Aplicar o Marketing Digital Em Seu E-commerce?

Existe um fato inegável que não podemos discutir, o consumidor moderno está cada vez mais realizando buscas de produtos ou serviços na internet do que em lojas físicas. E isso é mais um ponto a favor para seu e-commerce.

A comodidade e o poder de escolha estão cada vez mais no poder do consumidor e nada melhor do que unir as fantásticas estratégias do Marketing Digital com este fato, concorda? Mas como sobressair diante de tanta concorrência? E como aplicar uma boa estratégia de Marketing em meu e-commerce? É exatamente o que veremos:

  1. Pense Grande, Comece PequenoExatamente como essa citação, você deve iniciar seus planos visualizando um grande objetivo, isso a longo prazo, por isso comece pequeno. Não tenha pressa, o sucesso virá mediante ao se empenho e dedicação de planejar com cuidado, observar os resultados e implementar mudanças significativas que resultem em um crescimento gradual de sua marca.Se você já fez um estudo de mercado e já sabe quem é o seu público-alvo, agora você deverá construir uma relação com ele de acordo com os desejos e principais necessidades.
  2. Garanta Confiança e SegurançaSe você quer iniciar com Marketing digital, saiba que no mundo virtual, tudo gira em torno da confiança, um consumidor só irá comprar de você se ele estiver 100% confiante a respeito de seu produto ou serviço. A começar, seu logo deve ser claro e objetivo, o layout de seu site ou blog deve ser limpo e sem muitas propagandas que possam passar desconfiança. Não utilize formulários com muitos campos obrigatórios e deixe as informações bem posicionadas e claras para uma navegação segura e simples.
  3. Mostre ConhecimentoSe você quer vender através do marketing digital, você deverá dominar muito bem e ser mestre no assunto de seu mercado.Mostre soluções e mostre que você entende realmente do assunto e sua maior intenção é ajudar e melhorar a vida do usuário.
  4. Marque Presença e Esteja Nas “Mãos do Cliente”No mundo do Marketing digital, é crucial sua presença nos principais meios de comunicação, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e Google+. Ofereça conteúdo relevante frequentemente.Esteja certo que seu blog ou site seja responsivo e seja mobile friendly. Pense na possibilidade de criar um aplicativo de sua loja virtual, assim você alcançará mais clientes e seu conteúdo estará nas “mãos” do consumidor facilmente.

Marketing Digital e Tradicional Devem Andar Juntos?

Algumas vezes paramos e nos perguntamos, será que devemos deixar o Velho Marketing na gaveta?

E a resposta é não. Se quer obter um resultado positivo, e um crescimento sucessivo de sua marca, os dois devem andar sempre juntos.

A mídia tradicional servirá para aumentar suas ações promocionais e entregar aos consumidores maiores informações de quem e o que faz a sua empresa.

A mídia digital serve para se relacionar com seu cliente, serve para gerar um engajamento individual para/com sua empresa.

elaborar uma estratégia que una os benefícios dos dois, não é tão difícil assim, você apenas deverá estar ciente das diferenças de abordagens que ela deve seguir.

Enquanto o marketing tradicional traz uma abordagem mais séria e direta ao ponto, se preocupa mais com a promoção e a divulgação do produto, o Marketing Digital se preocupa mais em envolver o cliente por meios de ações que atinjam o comportamento humano.

Garantir um bom desempenho de sua empresa também nos meios tradicionais, pode ser um fator determinante para o sucesso de sua marca, pense nisso.

11 Ferramentas Indispensáveis Para Um Trabalho de Marketing Digital

Basicamente dentro do planejamento de Marketing e das estratégias, temos 4 módulos essenciais com ferramentas que deverão ser trabalhadas constantemente e melhoradas frequentemente, aqui estão algumas delas:

Marketing de Busca e SEO

Marketing de busca é seu primeiro trabalho, é onde você irá trabalhar questões de ranqueamento e posicionamento de seu site ou blog. É extremamente importante que você tenha em mãos as seguintes ferramentas para isso:

  1. Keyword PlannerAqui você terá algumas ideias das palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo, servirá para trabalhar melhor o seu conteúdo e garantir um bom posicionamento nos mecanismos de buscas.
  2. YostO SEO Yost é um plugin poderoso capaz de otimizar seu conteúdo, o deixando pronto para os motores de busca, especialista em otimização SEO.
  3. Keyword SpyCom esta ferramenta você poderá saber quais as palavras-chave mais utilizadas e mais competitivas, poderá saber ainda quais os maiores gastos de seus concorrentes em anúncios Adwords.
  4. SemRushEmbora seja uma ferramenta paga, ela é extremamente útil para monitorar quais as palavras-chave utilizadas em seu conteúdo possuem mais buscas orgânicas, além de também disponibilizar informações e tópicos de ajuda para melhorar o SEO de seu blog ou site.

Marketing de Relacionamento

É aqui que você deverá ganhar a confiança de seu futuro cliente, determinando ações por meio dos principais canais de comunicação, e você não deverá deixar de utilizar essas ferramentas essenciais:

  1. HootsuiteTraz a você maior facilidade de gerenciar todas suas redes sociais, permitindo agendamento de mensagens, postagens e análises de comportamento.
  2. InstamizerPossibilita o gerenciamento de diversas contas do Instagram, trazendo a facilidade de planejar e programar suas postagens do mês e permitindo ainda compartilhamentos com o Facebook e Twitter.
  3. MailchimpEspecializado em otimização e monitoramento de seu e-mail Marketing. Proporciona ferramentas para criação e distribuição de seu e-mail Marketing, assim como seu monitoramento contínuo.
  4. RD StationPlataforma completa de marketing e vendas. O RD Station reduz em muito a complexidade e facilita o trabalho no dia a dia do gestor de marketing. Somam-se a isso todos os outros recursos que só são possíveis no uso de um software único e integrado.

Marketing de Display

É o seu investimento em banners para blogs e sites, onde levará informações de sua empresa para diversos novos clientes. Você pode trabalhar com essa ferramenta:

  1. Banner-linkEspecializado em divulgação de sites e blogs, disponibiliza pacotes especiais para a publicidade de sua empresa de maneira simples e rápida.

Marketing de Conteúdo

Nem é preciso dizer o quanto é importante a excelência e relevância de seu conteúdo, não é verdade? E para escrever melhor e produzir ótimos conteúdos, temos alguns sites que irão lhe ajudar com isso:

  1. Viver de BlogNeste blog, você encontrará dicas especiais para produção de texto e outras dicas de estratégias primordiais de copywriting para aplicar em seu texto.
  2. Escreva Para WebPossui um arsenal de dicas essenciais para qualquer pessoa escrever um ótimo artigo, disponibiliza também vários eBooks e outros matérias gratuitos.
  3. Marketing de ConteúdoEspecialistas em Marketing de conteúdo, você encontrará guias completos para lhe ajudar a produzir textos excelentes e que convertem.

Os 6 Melhores Cursos de Marketing Digital Do País

Agora se você quer saber mais sobre esse universo do Marketing digital e busca também conhecer as mais variadas estratégias que farão seu negócio decolar de vez, tenho algumas dicas aqui de excelentes cursos de Marketing digital que foram testados por mais de 20 mil pessoas que alcançaram sucesso em seu negócio digital. Vamos conhecer?

  1. Marketing Digital Na Prática – EdeavorA Endeavor é a maior organização mundial de apoio aos empreendedores de todo o mundo. Já está presente em mais de 20 países e crescendo cada vez mais no Brasil, contando com 8 escritórios espalhados por aqui, neste curso completo você aprenderá:
  2. Conhecendo o cenário do Marketing Digital no Brasil;
  3. E-mail Marketing;
  4. Links patrocinados;
  5. SEO;
  6. Mídias Sociais;
  7. Web Analytics.
  8. Resultados DigitaisA Resultados Digitais é uma empresa também focada em ajudar empreendedores de todo o país com pequenas, médias ou grandes empresas a implementar as principais técnicas do Marketing digital, afim de alcançar maior crescimento e sucesso da marca. Você encontrará cursos de:
  9. Inbound Marketing;
  10. Produção de conteúdo;
  11. Como vender para Inbound leads;
  12. Marketing em mídias sociais;
  13. Marketing digital de resultados.
  14. Agência MestreAgência especializada em otimização SEO, produção de conteúdo e design, aqui você encontrará uma grande variedade de cursos especializados em:
  15. Analytics;
  16. SEO para e-commerce;
  17. SEO avançado;
  18. SEO in company;
  19. SEO para wordpress;
  20. Google Analytics e Tag manager.
  21. Gestor de MarketingOlímpio Araújo é fundador da OAJ Treinamento Gerencial, atua há 10 anos como consultor e gestor de Marketing, e disponibiliza um curso com 10 módulos que te ajudará a entender tudo sobre o Marketing Digital, os módulos são:
  22. Estratégias para multiplicar resultados;
  23. Ferramentas para aumentar resultados;
  24. Segredos da audiência – Como multiplicar acessos;
  25. Usabilidade na Web;
  26. Gestão avançada em mídias sociais;
  27. Facebook marketing;
  28. Twitter marketing;
  29. Formação de Consultores em Marketing digital;
  30. Gestão de e-commerce e empreendedorismo digital;
  31. Marketing da persuasão.
  32. Módulo bônus – Formação em Gestão de vendas.
  33. Demolição DigitalCurso de Anderson Chipak, onde te ensinará como criar um conteúdo excepcional totalmente do zero para qualquer tipo de mercado, além de oferecer todas as ferramentas necessárias e conteúdo relevante para você iniciar o seu negócio.

Este curso se baseia nestes 12 módulos:

  • Análise de Nichos;
  • Análise de Concorrência;
  • Levantando as palavras-chave relevantes;
  • 1° nível de criação de conteúdo;
  • 2° nível de criação de conteúdo com landing pages;
  • Criando o Direcionamento entre as páginas;
  • Otimização de páginas;
  • Construção de linkbuilding on page e off page;
  • Trabalhando páginas de vendas;
  • Criando artigos agregadores;
  • Aprenda a fazer sequência de e-mails;
  • Aprenda a criar conteúdo para vídeos.
  1. Afiliado ZenCurso de Luiz Otavio Mazini, possui 5 módulos que lhe ensinarão como iniciar seu negócio online e lucrar com ele cada vez mais, aplicando técnicas e estratégias do Marketing Digital. Os conteúdos dos módulos são:
  2. Escolhendo Seu Nicho;
  3. Imã de Atração de Leads;
  4. Máquina de relacionamentos e vendas;
  5. Atraindo multidões;
  6. Escalando e Replicando.

7 Livros Excelentes Para Alimentar Seu Conhecimento

Conhecimento é quase um alimento para os empreendedores de sucesso, e se você quer ir mais longe, você terá que conhecer o melhor e o mais rápido caminho, concorda?

Lembra quando disse lá no tópico 2, “mostre conhecimento”? Então é nesse exato momento que você deve devorar conteúdos excelentes dos maiores ícones da história do Marketing. Por isso lhe darei uma ajudinha deixando aqui algumas obras extraordinárias para alimentar sua essência de empreendedor, veja:

  1. Marketing 3.0 – Philip KotlerNão poderíamos iniciar uma lista dos ícones do Marketing sem mencionar Kotler, é um dos maiores especialistas em marketing do mundo e já lançou mais de 50 livros em seu nome, este é sua obra mais recente, onde aborda nosso principal assunto aqui, o marketing de comportamento, mostra como você pode alcançar resultados assustadores apenas se souber as dores de seu público-alvo, é um excelente livro.
  2. 8 P’s do Marketing Digital – Conrado AdolphoConrado também é conhecido em todo o Brasil e é o idealizador da metodologia 8 P’s do Marketing digital, neste livro você saberá um pouco mais sobre como empregar as maiores estratégias de resultado em ambiente online e como se aproveitar da tecnologia como uma ferramenta para subir degraus de sucesso.
  3. Marketing e Comunicação na Era Pós-digital: As Regras Mudaram – Walter LongoWalter é um grande profissional e especialista em comunicaçãoe interatividade conhecido por todo o Brasil. Atualmente ele é presidente da Agência Grey Brasil e mentor estrategista do grupo Newcomm. Uma obra fantástica onde você entenderá um pouco mais sobre a gigantesca importância e presença da tecnologia digital na vida de qualquer pessoa e como isso pode te ajudar a elaborar estratégias e técnicas de vendas.
  4. A Cauda Longa – Chris AndersonChris Anderson é físico e editor chefe da revista americana Wired, lançou em 2006 sua obra que explorou pela primeira vez o termo “cauda longa”, que se refere à um universo de possibilidades e nichos que a vasta tecnologia digital nos reserva. O conceito do termo “cauda longa” neste caso, se refere às estatísticas no âmbito da ciência. Nesta obra você irá ter conhecimento de novos ângulos de visão em relação ao Marketing digital.
  5. Encantamento: A Arte De Modificar Corações, Mentes E Ações – Guy KawasakiGuy é um nome poderoso do Vale do Silício, já foi membro da Apple e hoje é diretor/gerente da Garage Technology Ventures e parceiro também de Startups como a Truemors e RSS Alltop. Nesta obra Guy fala sobre o ponto primordial do funil de vendas, o encantamento, mostra o poder que esta técnica traz aos seus negócios e chega a ser mais poderoso do que a persuasão propriamente dita. Neste livro você aprenderá a chegar muito mais longe do que possa imaginar.
  6. Guia Definitivo do E-mail Marketing – Jason Falls e DJ WaldowUma das ferramentas mais importantes para nutrição de leads, é o e-mail marketing, e neste livro você saberá exatamente como abordar seus futuros clientes, afinal os tempos mudaram e a abordagem também deverá mudar. Aqui você descobrirá excelentes técnicas para melhorar cada componente de sua campanha como: Nome do remetente, calls to action, linha de assunto, integração com redes sociais, aumentar lista de e-mails e muito mais.
  7. A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio TorresCláudio Torres é consultor de marketing, palestrante e professor de marketing digital e especialista em mídias sociais. Neste livro ele disponibiliza todo seu conhecimento e experiência de negócios online, você aprenderá um pouco mais sobre as diferentes estratégias, ações e conhecerá novas ferramentas para alimentar seu sucesso.
  8. Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, A Mídia Social e os Blogs Brian Halligan | Dharmesh ShahAtualmente para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar e entregar conteúdo de valor para atrair seus clientes. Se você pretende descobrir como funciona o Google ou porque os blogs e mídias sociais, tais como Facebook, Twitter, são importantes esse é o livro.

Concluindo Marketing Digital

Marketing digital é, portanto, a essência do novo modelo de vendas de sucesso, é o caminho mais efetivo e lucrativo de todos os tempos.

Chegamos em um ponto que não existe outra alternativa de ganhos exponenciais, retornos inimagináveis e baixo custo, a não ser investir no Marketing digital.

Ainda veremos muito crescimento e mudanças significativas no universo marketing digital, e ainda muitas empresas físicas off-line migrando suas técnicas e estratégias para o mundo digital.

Vimos nesse artigo como é importante não se esquecer totalmente do nosso bom e velho marketing, entendemos um pouco mais sobre as vantagens que o marketing digital pode lhe trazer, conhecemos algumas ferramentas simplesmente indispensáveis do marketing digital, cursos para aprender várias estratégias para melhorar o seu jeito de fazer marketing e ainda alguns das melhores obras para enriquecer ainda mais o seu conhecimento.

Que este artigo tenha sido útil para você e que ele possa lhe ajudar a alcançar seus maiores propósitos e objetivos.

Se ainda lhe restou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que lhe responderei o mais breve possível e se quer agregar valor ao conteúdo, compartilhe!

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