Comprar pela internet se tornou uma vantagem incrível para os clientes, pois existe uma grande variedade de produtos e preços mais em conta dos que encontrados muitas vezes em qualquer loja física. Porém, se um e-commerce não trabalhar bem o Marketing Digital, isso pode levar o resultado de suas vendas às ruínas.

Vou te mostrar aqui alguns erros imperdoáveis (na visão dos clientes) de Marketing Digital que você nunca poderá cometer se quer alcançar o sucesso. Confira!

7 Erros de Marketing Digital Para NÃO Cometer

Marketing Digital para E-commerce

1 – O Site Não é Tão Chamativo e Atraente

O site é a alma do negócio, é o primeiro investimento que você deve se empenhar mais, afinal, a primeira impressão é a que fica. Se seu e-commerce apresenta um site não funcional, não atrativo e principalmente não é mobile friendly, as chances de um visitante nunca mais voltar ao seu site é de 100%.

Um site deve ser o mais clean possível e ter um único caminho para o visitante, os das compras ou conversão. Veja o que seu site não pode ter:

  • Fotos de má qualidade
  • Muita poluição que deixa o visitante perdido
  • Usabilidade ruim
  • Design ruim e sem identidade
  • Produtos sem descrição completa
  • Ausência de telefone, e-mail ou outras formas de contato
  • Não ser responsivo

2 – Levar o Cliente Para a Home

Na maioria das vezes, um e-commerce faz Marketing Digital para aumentar as vendas, correto? Então por que linkar conteúdos com a página home? Um dos maiores erros de Marketing é não linkar páginas de produtos em conteúdos de veiculação.

Se um cliente busca um termo no Google e aparece um link que o leva para a home da página e não para uma Landing Page, as chances de vender o determinado produto diminui consideravelmente.

3 – Esquecer das Ferramentas de Análise

Uma coisa é certa, você pode investir todo o dinheiro do mundo em Marketing Digital, mas se não realizar análises frequentes de cada ação de Marketing, fica difícil alcançar algum resultado positivo. Você nunca saberá se está trilhando o caminho certo, é um tiro no escuro e um desperdício muito grande.

4 – Publicar Somente Conteúdo “Vendedor”

Marketing de Conteúdo não é publicidade, não é aquele velho Marketing que costumávamos receber, onde as lojas queriam vender a qualquer custo, interromper a vida do potencial cliente e incomodar.

O maior erro de Marketing Digital que um e-commerce pode cometer é falar somente da empresa no blog. Sendo um pouco direto aqui, ninguém quer saber de sua empresa a princípio, eles querem conteúdos relevantes sobre seu tema, conteúdo criativo, divertido e que dê vontade de compartilhar.

Primeiro engaje seu público com conteúdos interessantes e compartilháveis, depois sim comece a falar de sua empresa.

5 – Usar a Linguagem Errada

Outra coisa importantíssima que muitos e-commerces não fazem, é adequar a linguagem do público em todo tipo de conteúdo. Isso você deverá ter determinado juntamente com a Persona, lá nos primeiros passos do planejamento de Marketing Digital.

Imagine só, um cliente sério que não gosta de gírias, e coincidentemente é o perfil de seu público alvo. Este potencial cliente se interessa por um post, mas quando ele vai ler, a linguagem é totalmente diferente, ele logo irá perder o interesse e talvez duvidar de sua marca, já ficará fora das opções deste consumidor em potencial. Tome muito cuidado com a linguagem das postagens.

6 – Não se Preocupar com a Reputação

Se você ainda tem a mentalidade “Velho Marketing”, não adianta investir em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo. Esses novos conceitos colocam sempre em primeiro lugar o cliente, sempre pensamos sobre o que o cliente gostaria e não sobre o que achamos melhor.

Muitos e-commerces querem mesmo é vender, mas não tem um atendimento ao cliente impecável, forma de entrega facilitada e política de troca, o que mancha negativamente a reputação do e-commerce. E recomendação é o melhor investimento que você pode fazer pelo seu negócio, pense muito bem nisso.

7 – Plataforma Errada

Um dos primeiros passos é escolher a melhor plataforma e-commerce para seu negócio. Você deve ter em mente que precisa escolher uma plataforma sem limitação, afinal, você poderá eventualmente precisar de uma opção de customização diferente e moderna, que ofereça ferramentas e suporte adequados para seguir seu negócio a todo vapor. Não esqueça de sempre solicitar um teste.

Existem muitos motivos que podem influenciar no insucesso de um e-commerce, mas se quer iniciar seu planejamento de Marketing Digital, estes são os 7 erros que você nunca poderá cometer, alguns deles podem te trazer um prejuízo irreparável.

Veja também Dicas de Como Iniciar Seu Planejamento de Marketing de Conteúdo Para E-commerce

Você quer vender mais?

Agende uma conversa para falar sobre o seu projeto com um de nossos especialistas
Fale com um especialista
Importante

Contrate a gente se você.

  • Busca mudanças para crescer
  • Quer ser o melhor no seu mercado
  • Necessita de uma equipe experiente
Receba insights exclusivos que ajudam a sua empresa crescer!
Obrigado, dados enviados!
Oops! Favor tentar um e-mail válido novamente!
Siga nas redes sociais