A Internet mudou tudo nas nossas vidas: Desde a forma como nos relacionamos até a forma como compramos.

Quando assistimos televisão, temos a infelicidade de sermos interrompidos por anúncios bem no meio da cena mais importante do programa.

Essa interrupção não é uma experiência positiva para o espectador, pois o desconecta do que realmente lhe é interessante. Ninguém assiste TV para ver anúncios.

Uma ótima alternativa a essa situação, é o marketing de conteúdo sobre o qual falaremos neste artigo. Acompanhe!

O Marketing de Conteúdo: Diferenciais Competitivos

Pegando um gancho da introdução, sabemos que a internet também tem suas formas de publicidades “intrometidas” como banners, links patrocinados e os famigerados anúncios de cinco segundos do Youtube.

Sejamos francos: Ninguém gosta de aguardar 5 segundos para assistir algum vídeo por exemplo, assim como na televisão, as pessoas aceitam essa situação, apenas por que “não há o que fazer”.

Não estou dizendo que estes métodos de publicidade não funcionam, muito pelo contrário, eles são muito bons, mas são caros e dispendiosos se comparados aomarketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo, é um “marketing de educação”.

Como Funciona o Marketing de Conteúdo?

No marketing de conteúdo, geralmente, temos uma pessoa com um interesse em resolver uma dor ou problema. Ela então, entrará em um navegador web e irá até um buscador, como o Google ou o Bing.

Nestes buscadores, ela digitará algo relacionado a dor dela. Ela verá uma série de páginas com potencial de resolver o problema.

Ao navegar entre as páginas ela encontrará conteúdo útil e relevante, que realmente a ajuda e melhora a vida dela.

Tenha certeza de que este site será o primeiro que virá a mente dela quando um problema similar aparecer, seja na vida dela ou na vida de seus amigos.

Dentro deste site, as pessoas estão interessadas em resolver exatamente o problema abordado por ele, logo, a sugestão sutil de um produto pode facilmente converter-se em vendas.

Essa abordagem permite que mesmo com um volume de visitas baixo, um website consiga gerar bons rendimentos e bons negócios.

Além disso, o marketing de conteúdo possibilita a interação e engajamento com o público, pois os comentários de agradecimento acabam por trazer autoridade e admiração para/com a tua marca.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo permite um relacionamento pessoal com seu lead, onde ocorre a troca de e-mails e dados pessoais por exemplo; isso permite que você se comunique da maneira que quiser com seus clientes. Explico isso abaixo.

Em uma fanpage do Facebook, você está sujeito às regras de uso. Somente para citar um exemplo, há pouco tempo atrás, as famosas páginas de captura com uma imagem de fundo e um formulário de captura de e-mail eram aceitas pelas políticas de uso da rede social.

Hoje em dia, esse tipo de página pode banir a sua conta, pois há a obrigação de deixar explícito para o lead o que ele receberá exatamente, com todas as letras e o que acontecerá com ele ao deixar os e-mails, por exemplo.

Se por um lado isso leva o jogo para o próximo nível, isso também dificulta a captura de e-mails, pois as landing pages aceitas atualmente tendem a distrair o cliente do foco (neste caso, capturar o e-mail).

A retenção de clientes é muito maior em estratégias de marketing de conteúdo com relação aos meios de publicidade comuns, pois o ser humano trabalha com o princípio da reciprocidade.

Esse princípio nos diz que “Caso eu o ajude, você ficará mais suscetível a fazer algo que eu lhe sugira, peça ou mande. ” Você certamente já ficou constrangido ao dizer “não” para um amigo que lhe ajudou no passado, não é mesmo?

Nesta situação, temos o princípio da reciprocidade agindo e ele é um dos mecanismos mais poderosos em ação nos humanos.

No Futuro, Sobrará Apenas o Marketing de Conteúdo

Quando a televisão foi lançada, ela trouxe uma nova maneira de pensar em publicidade. A internet fez o mesmo quando os sites começaram a fazer uso de banners.

Um banner bem feito convertia muito bem e obtinha uma boa CTR (Taxa de Cliques) há uns 10, 15 anos atrás.

Hoje em dia, a taxa de cliques em um banner muito bem feito e bem posicionado é de 3% (com muita sorte).

Os banners foram suplantados pelos links patrocinados. O sistema do Google Adwords era simplesmente fantástico e inovador.

Hoje em dia, aplicando uma ultra segmentação avançada e com campanhas extremamente otimizadas, é possível obter um CTR de 25% no máximo. A campanha com maior CTR que eu vi foi de 33% e o responsável era simplesmente um gênio da segmentação.

Os próprios instrutores do Google Adwords afirmam que 3% de CTR já é uma boa margem…

O Marketing de mídia social (Facebook ADS e similares) está seguindo o mesmo caminho do Adwords. O cérebro aprende a ignorar propagandas (tenho certeza que você sequer enxerga os banners quando visita um site, a menos que ele seja muito invasivo).

No marketing de conteúdo temos uma situação onde a empresa não vai ao cliente, mas sim, o cliente é quem vai até a empresa. Isso muda tudo (de novo).

Com o poder na mão do cliente, ele dita as regras e decide de quem comprar. Quanto mais valor você contribuir para ele, mais chances você tem de ser o escolhido.

Concluindo…

O marketing de conteúdo é muito importante pois permite entregar ao lead aquilo que ele deseja, aumenta as chances de captura do contato do mesmo, e cria relacionamento.

Ele também permite que nos posicionemos como autoridade no mercado, trazendo robustez e estabilidade para a marca.

Uma dica de última hora: Você pode terceirizar a produção de conteúdo dos seus projetos, há redatores, editores de imagens, vídeo, áudio, e muitos outros profissionais que realizarão as etapas do seu plano de marketing de conteúdo com maestria.

Pesquise em sites de freelancers e encontrará vários deles, cobrando bem baratinho se comparado com grandes agências.

E você, já aplica marketing de conteúdo na sua estratégia de publicidade?

Quais suas experiências com essa modalidade de marketing? Deixe nos comentários abaixo.

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