Landing Pages: 25 Técnicas Para Ser Mais Eficiente

Introdução

Nos deparamos hoje, com um cenário de alta competitividade entre negócios no meio digital. Deste modo, pequenos detalhes na imagem de sua empresa podem fazer uma enorme diferença e lhe trazer melhores resultados e lucratividade.

Gerar um tráfego qualificado é um processo árduo, que requer o máximo de empenho e investimento de tempo, sem contar o alto custo de canais pagos. No entanto temos aqui uma citação que nos faz refletir com uma outra perspectiva:

“Se quiser dobrar seu volume de negócios, é muito mais fácil dobrar a taxa de conversão, do que dobrar o tráfego”. Jeffrey Eisenberg, um grande autor e pioneiro em estratégia de Marketing na internet.

Para tanto seguem neste guia prático, uma série de técnicas e dicas que vão lhe ajudar a construir uma landing page poderosa e efetiva com foco em conversão que poderá gerar um aumento exponencial em suas vendas, isto é, mais leads para o seu negócio é igual a mais ROI para sua linha de fundo.

Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Qual a Importância de Uma Landing Page?

Simplificando, uma landing page tem uma fundamental importância em sua campanha de marketing, pois são responsáveis por uma alta taxa de conversão. Pesquisas demonstram que uma landing page devidamente bem estruturada é capaz de converter em 80% e aumentar em 47% a taxa de sucesso em vendas.

O alvo de promoção ou produto específico, estão focados em um único objetivo e são projetados para corresponder ao propósito de uma campanha, garantindo que os visitantes cliquem e iniciem um processo de conversão.

Tem como principal objetivo a captação de dados do usuário, como nome e endereço de e-mail. Captar essas informações irão lhe permitir uma comunicação e um relacionamento mais direto com o seu potencial cliente, que por sua vez retornará com confiança e credibilidade.

Acompanhe agora 25 dicas para enriquecer sua landing page de conversão!

Design e Funcionalidades

Esteja certo que investir em um visual atrativo e diferenciado é um fator muito importante para se destacar da concorrência. Sabia que 75% dos visitantes poderão rejeitar seu site em virtude do design? Pois então mãos à obra e absorva essas preciosas dicas para aprimorar o design de sua landing page:

  1. Defina seus objetivos – Antes de mais nada defina seus propósitos. Quer vender algum produto ou serviço? Divulgar suas informações ou serviços através de um e-book gratuito? Aumentar o número de assinantes de sua Newsletter? Enfim tenha em mente que qualquer forma de conversão requer um diferente tipo de ação estratégica e uma conclusão específica.
  2. Crie um modelo clean e objetivo – Isso facilita ao visitante reconhecer com clareza quem você é e qual produto ou serviço está oferecendo. Pois lembre-se, menos é mais. Quanto mais elementos você incrementar, maior será a distração do visitante, que acabará por não tomar nenhuma decisão.
  3. O Headline atrai conversões – O título de sua landing page deve ser atraente e com uma pitada de persuasão e principalmente conter um único objetivo que é apresentar sua proposta de valor. Utilize a dor de sua persona como título, uma dica é utilizar perguntas, e se necessário um subtítulo, assim será mais fácil ela se identificar e interagir com sua oferta.
  4. Imagem – Baseado no seguinte ditado: “Uma Imagem Vale Mais Que Mil Palavras”, saiba que sua landing page poderá suceder ou ir por água abaixo devido a uma má colocação ou uma imagem desnecessária. Lembra dos 75% mencionados no início desse capítulo?
  5. Bullet Points – Reconheça que seus visitantes têm uma vida corrida e gostam de leituras resumidas e objetivas. Desenvolva de 3 a 5 bullet points esclarecendo os principais benefícios e o conteúdo que o visitante irá receber após preencher o formulário.
  6. Crie um formulário curto – Formulários curtos são sempre mais eficientes, pois você deve entregar tudo com mais facilidade para seu visitante. Tente criar um formulário com menos de 7 campos. Peça somente informações relevantes para seu objetivo. Quanto mais campos possuir, menos visitantes irão prosseguir.
  7. Call To Action (CTA) – Sua chamada para ação possui um único objetivo que é conduzir o visitante a tomar uma decisão imediata, elabore frases curtas e de grande impacto exemplo:
  8. Quero receber;
  9. Compre agora;
  10. Baixe aqui;
  11. Assine já.
  12. Páginas pós conversão – Após converter um lead ainda não termine por aí, elabore uma página de agradecimento ou para difundir seus conteúdos, veja um exemplo dos principais elementos que devem conter em sua página final:
  13. Um singelo agradecimento ou mensagem com parágrafos curtos;
  14. Um vídeo explicativo resumindo os valores de seu produto ou serviço, ou até mesmo depoimentos;
  15. Teste um pequeno formulário para coletar mais dados;
  16. Conclusão e contato para maiores informações.
  17. Above the fold – Certifique-se que as informações mais importantes como CTA, bullet points e benefícios estejam “acima da dobra”, ou seja, a parte visível antes da rolagem da barra. Segundo pesquisas, a maioria dos visitantes não rolam a página até o final a não ser que estejam muito motivados.
  18. O design responsivo é fundamental – Assim como todo seu conteúdo, faça também com que sua landing page seja visualizada por todos os dispositivos. Com o avanço do uso de dispositivos móveis, seria uma pena você perder um possível cliente pelo simples fato de sua landing page não oferecer um suporte mobile adequado.

A Importância do SEO

Para campanhas de marketing a longo prazo, especialmente com foco em geração de leads, a aplicação de otimização SEO em landing pages é de vital importância, para que seu e-book, seu produto ou serviço sejam encontrados com mais facilidade. Veja algumas dicas:

  1. Estratégia de palavras-chave – As palavras-chave devem ser inseridas no título de sua landing page, assim como na URL. Deixe claro para os mecanismos de busca o assunto pertinente à sua campanha e é sempre importante lembrar da hierarquia de níveis de cabeçalho e utilizá-las sempre que possível.
  2. Imagem e SEO – Ao escolher uma imagem para representar sua landing page, não se esqueça de inserir a técnica tag alt + a palavra-chave, isso também contará muito para o seu ranking.
  3. Compartilhamento – Sempre que possível, inclua botões de compartilhamento social e certifique-se que estejam bem visíveis. O Google “curte” conteúdos interessantes e compartilháveis.

O Envolvimento Emocional e A Persuasão

Nas técnicas que serão logo apresentadas, iremos explorar a ciência da psicologia por trás das cores e sua influência no processo de decisão de compra. Sabendo que quase 90% dos consumidores escolhem seus produtos baseados nas cores, este então é um método bastante significativo para aumentar conversões.

O principal objetivo da psicologia no marketing é persuadir, despertar comportamentos e influenciar nas compras, e desta forma direcionar o usuário a tomar certas decisões as quais você deseja, seja inscrições, downloads ou obter mais vendas.

  1. Contraste de cores – Envolva o CTA em uma borda, afim de não o deixar perdido e se misturando com o restante dos elementos de sua página. Faça o uso de uma cor contrastante à utilizada na imagem de fundo de sua landing page. Exemplo: Se o fundo for azul utilize a cor vermelha para contrastar o botão, que significa aplicar a cor mais impactante no lugar correto.
  2. O potencial comprador e as cores – Sabia que azul e vermelho são as cores utilizadas pelas maiores empresas do mundo? Para ser exato 33% utilizam azul e 29% vermelho.

Agora conheça os 3 perfis básicos de compradores que se relacionam diretamente com as seguintes cores:

  • Compradores por impulso: São atraídos pelas cores: laranja, preto e azul, normalmente ligados ao consumo de fast food, shoppings e liquidações.
  • Compradores dentro de um orçamento: São atraídos pelas cores: azul escuro e verde, geralmente atribuídos a lojas de departamento e clientes bancários.
  • Compradores tradicionais: São atraídos pelas cores: pink, azul claro e rosa, comumente relacionados a lojas de roupas em geral.
  1. Espaço em branco – Outra modalidade que funciona é envolver sua área de ação por um espaço em branco, com a cor contrastante do botão, não haverá conflitos e também chamará bastante atenção do usuário.
  2. Indicadores visuais – Se for necessário utilize elementos para guiar o usuário para sua área de foco, como setas, caminhos ou linhas de visão. Sendo o mais comum, as setas que são infalíveis na técnica de direcionar olhares.
  3. Gatilhos mentais – Os mais utilizados são de tempo limitado e oferta limitada. É uma técnica poderosa de persuadir vendas que age diretamente nos sentimentos de ações e emoções instintivas do consumidor.
  4. Urgência – “Compre agora! ”, “Não Perca! ”, “Só Amanhã! “, são utilizados para convidar o consumidor a tomar uma atitude o mais rápido possível ou ele perderá a oportunidade da vez.
  5. Escassez – “Último em Estoque” “Oferta Limitada”, esse é um dos gatilhos mais fortes, pois diz ao consumidor que é a última chance de obter o produto desejado ou uma oferta em conta.
  6. Amostra Grátis – Esta também é uma técnica muito efetiva de vender um produto ou serviço, forneça um teste gratuito ou uma amostra grátis de seus serviços. Ao oferecer uma amostra você irá permitir que o consumidor conheça melhor o seu conteúdo e se sinta confiante para adquirir o material completo.

Construindo a Confiança e a Resistência

Existe uma qualidade inestimável a ser conquistada pelos profissionais de vendas, que pode ser uma máquina de gerar leads: a confiabilidade. Seja um livro aberto para seus visitantes, sabemos é claro, que para construir a confiança de seu potencial cliente, é um trabalho que leva tempo e requer determinação. Mas se você expor certos dados em sua página irão facilitar muito o seu trabalho, quanto mais uma pessoa confia em você maior a certeza de conversão. Confira!

  1. Credibilidade social – A ideia em que todos se baseiam é a seguinte: “Quanto mais pessoas recomendam um determinado produto, maior é a garantia de qualidade”. Deixe bem claro em sua landing page o número de downloads, o número de inscritos ou o número de compartilhamentos. É muito importante para a notoriedade de sua página.
  2. Depoimentos de clientes – Exibir citações e depoimentos de satisfação de clientes, incluindo o nome e foto garante um ganho de confiança relevante para sua página. As pessoas realmente confiam em um produto ou serviço quando conhecem os benefícios que outros obtiveram.
  3. Informações de contato – Deixe claramente exposto número para contato, redes sociais e se possível até mesmo o endereço de sua empresa. Quando mais acessível você se mostrar maiores as chances de fechar um bom negócio.
  4. Alinhamento de campanha – Mantenha o alinhamento entre seus anúncios e sua landing page. Utilize sempre as mesmas chamadas em qualquer divulgação, assim você terá além de maior pontuação por relevância, também irá diminuir o custo por clique.
  5. Converse com seu cliente – A maior parte de seu sucesso de vendas está relacionado a relação cliente/vendedor, utilize o marketing pessoal para elaborar seus textos e empregue a palavra “você”. Combine a linguagem, imagem e conteúdo referentes ao seu mercado pretendido. Relacionamento pessoal é igual a confiança e fidelidade.
  6. Testes A/B – Os testes A/B são muito eficientes nessa questão, pois garantem um resultado preciso e real de mercado. Teste combinação de cores, posição de elementos, tamanhos de formulários e modificações dos dados, imagens e principalmente os títulos de destaque. Então sempre que tiver dúvida em relação a otimização de sua landing page, faça um teste A/B e comprove os resultados.
  7. Entregue o que foi prometido – Certamente se o usuário clicou para fazer um download ou se inscrever, é de extrema importância que seu conteúdo proporcione a promessa de valor difundida. Se preocupe em surpreender a expectativa de seu futuro cliente, entregando mais do que prometeu e então estará ganhando uma conversão confiante em sua marca.

Conclusão

Landing page está no topo do Marketing Digital e agora em posse desta poderosa arma, crie, monitore e teste suas landing pages, elas podem transformar conversões em clientes satisfeitos.

Não se, esqueça a importância das técnicas de design, persuasão e a psicologia das cores, saiba utilizá-las com cautela e não confunda em hipótese alguma persuasão com manipulação, pois aí essa habilidade em vez de lhe trazer benefícios poderá ser prejudicial à sua carreira.

Utilize métodos para influenciar de maneira positiva e alavancar seus resultados profissionais.

Desfrute dessas dicas e informações para tirar o máximo proveito de sua experiência em Landing Pages. E boas conversões!

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