Gerar vendas, exige um empenho muito grande e existem algumas ferramentas que podem te ajudar nisso, a exemplo do e-mail marketing. Se você ainda não costuma usar, verá neste artigo como é possível gerar lucros reais através desta ferramenta.

Quando se trabalha com Marketing Digital, é impossível não falar do E-mail Marketing. Realmente traz uma diferença muito grande nos resultados e é primordial para uma boa estratégia de Marketing Digital.

Você verá neste artigo, como implementar estratégias de e-mail Marketing em suas campanhas de vendas e também conhecerá algumas dicas muito importantes antes de pensar em usar o E-mail Marketing. Vamos lá?

Email Marketing

4 Dicas Importantes Antes de Usar o E-mail Marketing

Para começar a implementar esta máquina de vendas, você precisa ter em mente algumas coisas importantes. Sem elas, não será possível gerar resultados e tudo poderá ser perdido. Portanto, preste bem atenção nestes pontos.

1 - Já possui uma base de contatos?

A primeira coisa é sua base de contatos. Se você ainda não tem, nem pense em comprar uma. Por que?

Imagine só que você receba em sua caixa de e-mail uma propaganda de um produto que nunca viu na vida e que não tem nada a ver com você, qual seria sua primeira reação? Iria provavelmente deletar a mensagem imediatamente e iria se descadastrar desta lista de e-mail duvidosa, não é mesmo?

Além disso, aposto que você pensaria mal da empresa. Afinal, eu nunca me cadastrei para receber ofertas deste produto ou serviço, como essa empresa me manda ofertas assim?

A mesma coisa acontece se você comprar uma lista de e-mails. É claro que é um processo mais simples, mas se você quer começar com o pé direito não faça isso. Conquiste sua própria base de contatos honestamente para ter contatos que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço.

2 – Como conseguir contatos?

Conseguir contatos não é uma tarefa tão simples quanto parece. Já falamos aqui no blog sobre como conseguir mais leads através de materiais ricos. Dê uma olhadinha com calma depois, tem muita informação que você gostará de saber.

Se você ainda não tem um blog, é bom começar a pensar nisso para veicular seus materiais ricos e conseguir muito mais contatos.

Outra maneira de conseguir que mais pessoas se inscrevam em sua lista é criar um campo dentro do seu próprio site ou diretamente no cadastro de compra para coletar e-mails. Outra opção bastante utilizada é apostar no velho pop-up oferecendo algum tipo de desconto que nunca falha.

Através das suas próprias redes sociais, você também pode captar alguns contatos. Quem sabe criar uma promoção, anúncios ou sorteio.

3 – Já tem uma equipe qualificada?

Não adianta nada querer fazer um trabalho de E-mail Marketing sem estratégia nem objetivo. Sinto em te dizer, mas é dinheiro jogado fora.

Você precisará criar campanhas atrativas, não esquecer as datas comemorativas, promoções de aniversário e principalmente deixar seus e-mails visualmente bonitos. Quem irá fazer tudo isso?

Ter uma equipe que entenda do assunto e principalmente que analise os resultados obtidos é a melhor maneira de conseguir resultados tangíveis com o E-mail Marketing. Ele sozinho não fará milagres e sim precisa de uma mãozinha de uma excelente equipe para chegar onde você quer.

4 – ROI

Sabia que o E-mail Marketing é capaz de gerar um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior do que as próprias redes sociais? De acordo com pesquisas internacionais recentes, a cada 1 dólar gasto em ferramentas de gestão de E-mail Marketing é possível ter um retorno de 40X mais. Impressionante não é?

Então tá aí mais uma boa razão para começar a investir agora. E se você não sabe quais são os primeiros passos para começar, não se preocupe, irei te ensinar tudo no próximo tópico. Vem comigo!

Como usar o E-mail Marketing Para Gerar Vendas?

1 – Tenha uma plataforma de gestão

É interessante que você já comece a pesquisar as melhores ferramentas de gerenciamento de E-mail Marketing. Isso porque dentro da plataforma, você terá acesso a todos os dados dos seus leads, poderá segmenta-los (falarei mais sobre esta importância no próximo tópico) e ainda poderá programar quantos e-mail quiser.

Além disso, enviar e-mails em massa através do seu e-mail coorporativo pode ser uma armadilha. Os servidores irão acabar taxando seus e-mails como spam e aí a coisa complica.

Outra facilidade que as plataformas de gestão trazem é o alto poder de análise. Você poderá se certificar quantas pessoas abriram os e-mails, quantas clicaram nos CTAs e quantas não estão interagindo com suas campanhas.

2 – Segmente sua lista de e-mails

Suponha que em seu negócio você tenha no máximo 4 tipos de buyer persona, como você irá conversar com cada uma delas? Será extremamente necessário aqui que você segmente sua lista de e-mails para enviar mensagens personalizadas para cada uma delas, senão todo seu esforço será em vão.

Ao segmentar sua lista de contatos, você terá a oportunidade de criar assuntos interessantes e relevantes, o que irá aumentar ainda mais a sua taxa de abertura. Sem contar que você poderá aproveitar e criar campanhas específicas para cada tipo de persona. 

Todo este cuidado irá aumentar significativamente suas chances de vendas, tenha certeza disso. E através de uma plataforma de gestão de e-mail Marketing você também consegue fazer esse trabalho da melhor forma.

3 – Técnicas para aumentar o poder do E-mail Marketing

O E-mail Marketing trabalha pelo seu negócio. É uma poderosa ferramenta que ajuda sua empresa a aproximar mais do seu potencial cliente, mas exige alguns cuidados e uma metodologia impecável para aproveitar todas as funcionalidades. Você precisa ter em mente algumas técnicas para melhorar o potencial desta ferramenta, veja:

Criar um assunto matador: O assunto bem pensado é a chave para aumentar a taxa de abertura e consequentemente aumentar suas vendas. Crie pautas de assuntos para cada tipo de e-mail que enviar, escolha os mais atrativos.

Imagem + texto: Nunca utilize somente imagem em suas newsletters. Alguns dispositivos móveis podem não ativar as imagens automaticamente, o que irá comprometer suas estratégias. Portanto, sempre pense em mesclar caixas de texto com pequenas imagens ao longo do e-mail.

Peça avaliações por e-mail: Após um cliente efetuar uma compra, peça para ele avaliar sua experiência por e-mail. Antes de efetuar compras, os clientes buscam por recomendações e querem conhecer as experiências de outros clientes com a sua marca. Crie um campo de depoimentos em seu site e utilize estas informações para aumentar suas vendas.

Faça testes A/B: Não existe uma fórmula milagrosa para ter sucesso com o E-mail Marketing. Depende muito da lista de contatos, do seu produto ou serviço, das metodologias empregadas e para que tudo dê certo, você precisa testar. Talvez o seu público goste de e-mails somente com textos e sem imagens, se interesse por um tipo específico de assunto ou se atraem por um tipo específico de CTA. Enfim, faça testes A/B para descobrir os interesses de sua lista de e-mails e aumentar a eficiência do E-mail Marketing.

Não adianta nada querer fazer um trabalho de E-mail Marketing sem estratégia nem objetivo. Sinto em te dizer, mas é dinheiro jogado fora.

Você precisará criar campanhas atrativas, não esquecer as datas comemorativas, promoções de aniversário e principalmente deixar seus e-mails visualmente bonitos. Quem irá fazer tudo isso?

Ter uma equipe que entenda do assunto e principalmente que analise os resultados obtidos é a melhor maneira de conseguir resultados tangíveis com o E-mail Marketing. Ele sozinho não fará milagres e sim precisa de uma mãozinha de uma excelente equipe para chegar onde você quer.

4 – Melhor ferramenta de gestão

Aqui na Caixa de Ideias, sempre utilizamos o RD Station. Já falamos desta ferramenta em um artigo completo aqui no blog. E desde que começamos a utilizar esta plataforma, ela tem se mostrado muito eficiente.

Ela possui todas as funcionalidades que mencionamos aqui e ainda muito mais. Através do RD Station, você pode fazer um planejamento de redes sociais, análise de palavras-chave, análise de tráfego no seu site, criar landing pages efetivas, criar automação de Marketing e ainda gerenciar toda sua base de contatos.

É realmente uma plataforma de gestão completa para você dar aquele up nos resultados do seu negócio. Funcionou conosco e pode funcionar muito bem para você também.

E você, já pensou em investir em estratégias de E-mail Marketing? O que achou destas dicas? Te ajudaram bastante? Compartilhe conosco suas ideias nos comentários!

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