Playbook de vendas completo e editável.
Conheça o Playbook

Você, provavelmente, já está familiarizado com o termo Outbound Marketing, mas e o Outbound 2.0? Conhece os seus fundamentos e sabe quais são seus benefícios?

Essa adaptação usa práticas do Outbound tradicional, no qual o time de vendas é responsável pela busca ativa de possíveis clientes, mas desenvolveu modernas técnicas de captura, usando plataformas digitais e se baseando em um planejamento estratégico cuja boa parte da estrutura foi inspirada pelo Inbound Marketing.

O que é Outbound 2.0

Para introduzir o assunto, vamos recapitular o que é o Outbound Marketing.

O que é Outbound 2.0
O que é Outbound 2.0

Outbound Marketing é qualquer tipo de marketing no qual uma empresa começa a conversa e encaminha sua mensagem a um público. Engloba formas mais tradicionais de marketing e publicidade, como anúncios impressos (anúncios em revistas, jornais, folhetos, catálogos, etc), anúncios de rádio, comerciais de TV, feiras comerciais, chamadas de vendas externas e spam de e-mail.

Embora seja verdade que muitas táticas de Outbound Marketing tradicionais, como as chamadas não solicitadas e as mensagens de e-mail, caíram em desuso, essas técnicas ainda podem ser eficazes.

Chamado de novo Outbound, o Outbound 2.0 foi criado por Aaron Ross na busca de modernizar a forma com que a equipe de vendas contata o lead, através de e-mails de prospecção mais sutis. 

Como diretor de vendas da Salesforce, ele conseguiu aumentar o faturamento da empresa de U$ 5 milhões para U$ 100 milhões, ao adaptar estratégias de prospecção às plataformas digitais.

A estratégia de Outbound 2.0 é dividida nas seguintes etapas: captação, conexão e qualificação. 

Além disso, as equipes de vendas passaram a ser segmentadas em três níveis:

  1. Inteligência comercial
  2. Prospector (ou hunter)
  3. Vendedor (ou closer)

Dessa forma, o processo de vendas foi otimizado, porque o vendedor só entrará em contato com um lead realmente qualificado no perfil estabelecido pelos profissionais de inteligência comercial.

Vantagens do Outbound 2.0

ROI mais rápido

É necessário tempo para o Inbound gerar resultados, pois a construção do SEO é algo que traz retorno a médio e longo prazo. Já o Outbound pode atingir seu público a partir do instante em que a empresa resolve iniciar a prospecção.

Conforme o seu ciclo de vendas, o Outbound pode trazer clientes para a sua empresa em uma semana. Assim sendo, o Retorno do Investimento (ROI) é mais rápido.

Resultados fáceis de medir

Se você trabalha bem com a análise de dados de seu processo, está por dentro de informações como comportamento do cliente, sazonalidade de compra e discurso ideal.

Seguindo esses dados, a tendência é que as taxas de conversão cheguem a bons níveis e você possa direcionar melhor as suas estratégias.

O que é Outbound 2.0
O que é Outbound 2.0

Velocidade para validar premissas

Por exemplo, no Outbound Marketing, se você contatar 1.000 leads em 1 mês, você já terá uma amostra com tamanho suficiente para autenticar se seu pessoal, sua comunicação e fala estão corretos. Enquanto isso, o tempo médio para o processo de Inbound Marketing amadurecer totalmente em uma empresa varia de 6 meses a 1 ano.

Assertividade de contato

No Outbound 2.0, você escolhe com quem deseja falar. A personalização do contato de vendas aumenta a conversão final, pois o comprador está falando diretamente com outra pessoa.


Playbook de Vendas Editável
Preencha o formulário abaixo, em breve faremos contato para agendar um diagnóstico de marketing e vedas.
Obrigado, em breve entraremos em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Abasteça sua área comercial com oportunidades. Criamos uma estratégia pensada para empresas B2B.