Diante do preocupante e notório cenário de crise econômica que estamos enfrentando, é até compreensível que alguns empresários, principalmente de pequenas empresas, fiquem um tanto acuados diante de tanta falta de perspectiva apresentada pelos noticiários.

Desta forma, a economia gira em torno de expectativas, o crescimento econômico em momentos de crise tende a desacelerar e aguardar enquanto a tempestade passa.

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer neste momento é acompanhar os demais, ou seja, quando a economia estiver desfavorável deixar de investir em marketing digital.

Porém, é realmente seguro e vale a pena investir em Marketing Digital em momentos de crise? É o que veremos logo a seguir. Acompanhe!

Oportunidades do Marketing Digital X Crise Econômica

Retratação de consumo, inflação, dólar alto e alta de juros. Parece um momento nada amigável para se investir em Marketing Digital, correto? Errado.

É precisamente nessas ocasiões que um bom empreendedor pode alcançar o sucesso de sua empresa transformando crises em oportunidades. Mas como?

1 – Planejamento e monitoramento

Nem é preciso reforçar a importância do planejamento dentro das principais estratégias de qualquer empresa, não é mesmo?

Porém, todos devem estar atentos aos momentos de crise, e tornar a prática do planejamento ainda mais rigorosa:

  • Mapeamento de investimentos a serem realizados durante o ano;
  • Relações de custos X economia, no que investir e o que pode ser reduzido;
  • Investir em inbound marketing é essencial;
  • Monitoramento minucioso das principais métricas e resultados efetivos;
  • Planejamento de estratégias de campanhas e reajuste de orçamento.

2 – Fortaleça sua presença no mercado

É necessário ter em mente que, por mais que a crise exista de modo alarmante e persistente, seu público ainda necessitará de seus produtos ou serviços.

Por isso a necessidade de fortalecer sua presença e mostrar seu diferencial nos momentos de crise diante da concorrência.

Como a Crise Econômica Afeta o Marketing Digital?

A cruel realidade é uma só. A maioria dos empreendedores ainda enxergam o marketing como ponto de apoio aos seus negócios e divulgações. Um processo que gera muitas despesas com resultados intangíveis.

E realmente os resultados fluem de acordo como uma empresa se posiciona diante dos negócios, se ela funciona encarando o marketing como despesa, sua perspectiva estará comprometida e consequentemente trará resultados intangíveis.

Por outro lado, uma empresa que encara o marketing como um futuro investimento, consegue obter resultados claros e objetivos de acordo com suas metas propostas.

Como é uma empresa que utiliza o marketing como despesa?

  1. Enumera seus planejamentos de campanhas calculando gastos, sem perspectiva de retorno;
  2. Mensurar resultados com as chamadas “métricas de vaidade”, onde se baseiam apenas em números de público impactado sem visão de lucros obtidos;
  3. Orçamento limitado, sem planejamentos estratégicos como base de lucros e retorno.

Em contrapartida vamos comparar agora como se porta uma empresa que consegue enxergar investimentos futuros no marketing digital:

  1. Elabora um planejamento concreto anual, com ações relevantes e que trazem perspectivas de retorno;
  2. Encara as métricas como ponto fundamental para o crescimento da empresa. Cada ação é facilmente vista como resultado positivo ou negativo.
  3. Investimento orçado de acordo com resultados, que são claramente obtidos, trazendo um crescimento proporcional e balanceado para a empresa.

Os principais benefícios do marketing digital são as inúmeras possibilidades de mensurar e obter resultados objetivos.

Se a empresa não aproveita dessas vantagens, fica mais complicado passar por uma crise sem que ela impacte negativamente em seus negócios.

Concluindo

O Marketing Digital é um leque de possibilidades, vantagens, benefícios e oportunidades para quem quer se sobressair e alcançar resultados significativos nesta turbulência econômica.

É hora de traçar novos caminhos, reavaliar suas estratégias, redobrar os esforços e inovar sempre. O seu diferencial será sua persistência e foco estratégico em meio à crise.

Portanto é sempre bom ressaltar que, dificuldades sempre estarão presentes neste caminho de pedras, e estagnar e cortar investimentos com o marketing não é a saída.

Invista sim em Marketing Digital para sua empresa, pois lembre-se: É em momentos de crise que se constrói grandes impérios!

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