Hoje em dia o crescimento tecnológico possibilita o crescimento de muitas empresas e isso abre espaço para muitas oportunidades de negócio. Porém, muitos empresários que já possuem seu próprio negócio funcionando, ainda não compreendem a grande importância de um e-commerce.

Hoje o e-commerce é uma ferramenta indispensável para quem quer dar mais popularidade à marca e alcançar muito mais clientes e vendas.

Então se você pretende iniciar neste mercado, existe muitas coisas que você precisa saber para impulsionar seu negócio. Vou te mostrar a incrível importância de um e-commerce e um breve passo a passo de como planejar e começar do zero a alavancar suas vendas a nível impressionante. Confira!

O Que É Um E-commerce? E Como Tudo Começou?

O e-commerce é um dos mercados que mais crescem em todo o Brasil. Entre 2010 e 2013 este mercado teve um crescimento de 28,6% e somente em 2010 apresentou um faturamento de 40% em relação a 2011.

E-commerce significa comércio eletrônico. O nascimento do e-commerce surgiu em meados dos anos 90, quando os primeiros avanços da internet começaram a aparecer. E-commerce se caracteriza pela troca de valores, ou seja, a empresa disponibiliza um produto ou serviço, onde o consumidor pode adquirir de maneira mais rápida, prática e atualmente mais segura por meio da internet.

Desde 1995 muitas empresas começaram a enxergar um grande potencial em vender seus produtos através da internet. As oportunidades são muitas, pois a partir do momento em que você decide disponibilizar seus produtos ou serviços em uma plataforma online, você aumenta incrivelmente sua cartela de clientes, além de expandir muito mais o alcance de seu negócio.

Passo a Passo Para Planejar Seu E-commerce

Criar um E-commerce

Planejamento é a alma do negócio e isso não se discute. Portanto, antes de fazer seu e-commerce dar certo, seu planejamento deverá ser excelente. Sendo assim, vou deixar aqui um breve passo a passo que irá lhe ajudar a planejar seus primeiros passos rumo ao sucesso digital.

1° Passo – Seja Objetivo

Antes de começar a pensar em investir em uma plataforma de e-commerce, você deve seguir um objetivo inicial e planejar muito bem suas escolhas para não correr riscos e acabar no prejuízo.

2° Passo – Desenvolva Um Diferencial

Qual o seu diferencial? Essa é uma pergunta que você deverá responder antes de investir neste negócio. Hoje existem milhares de empresas que apostam no alto faturamento do e-commerce, o seu será apenas mais um deles se não tiver um diferencial para se destacar e sobressair.

3° Passo – Pesquisa de Mercado

A terceira coisa que você deverá trabalhar antes de começar é realizar uma pesquisa de mercado. Dê uma olhadinha em seus concorrentes, o que eles oferecem para o público? Você pode fazer melhor?

Desta maneira você poderá descobrir uma estratégia diferente para atrair mais clientes e também encontrar um diferencial que seus concorrentes não possuem.

4° Passo – Processos de Entrega

O quarto passo é fazer uma projeção futura a respeito de estoque e disponibilidade do produto. Outras questões a serem consideradas são os processos logísticos, formas de pagamento e segurança da loja.

5° Passo – Qual sua Estratégia de Atração?

Se você pretende ter um negócio online, qual será sua estratégia para atrair a clientela? Compreender a importância de investir em Inbound Marketing é a chave para fazer tudo dar certo, duvida?

Imagine que sua loja virtual já está prontinha, seus investimentos deram certo e os produtos estão só aguardando a chegada dos clientes. Mas como espera que sua loja seja encontrada de maneira totalmente orgânica? A maneira mais lucrativa e sucessiva de ser encontrado é através do mecanismo de busca mais acessado do mundo, o querido tio Google.

E para conseguir aparecer na primeira página do Google (sim, porque quase ninguém vai para a segunda página), você deve investir forte em estratégias de SEO, isso se você não quiser gastar horrores em Google Adwords.

Então antes de colocar seu planejamento a todo vapor, deixe reservado uma boa fatia de seu orçamento para Inbound Marketing.

6° Passo – Divulgação

Após planejar os primeiros passos, é hora de pensar em como divulgar todo seu conteúdo? Você já tem um blog? Já tem uma página com bastante seguidores nas principais redes sociais?

Uma coisa que canso de falar aqui é, esteja onde seu público-alvo está. Montar toda uma estratégia poderosa, de nada terá valor e resultado positivo se seu público-alvo não obter conhecimento.

Seu próximo passo aqui é montar um blog com conteúdo totalmente configurado em SEO, apresentar conteúdo relevante e atrativo para seu público e posteriormente que este conteúdo seja divulgado nas principais redes sociais.

Este é a parte que você terá mais trabalho, mas no final de tudo é este trabalho duro que lhe renderá muitos lucros e muitas conversões em vendas.

7° Passo – Mantenha os Clientes

Uma coisa é certa, depois que você realizou uma venda, você não deve deixar seu cliente de lado. As empresas mais bem-sucedidas do mundo são as melhores amigas de seus clientes.

Adquirir um novo cliente é 2X mais caro do que manter um cliente antigo. Então o segredo aqui é investir em uma conversa de e-mail com seu cliente. Surgiu um conteúdo novo e interessante? Então mostre para seu cliente, o mantenha informado a respeito de suas novidades, quem sabe ele não realiza uma nova compra?

A partir desta estratégia, você terá alcançado clientes engajados com sua marca e o mais importante, terá conseguido promotores de sua marca, que defendem e espalham sua excelente reputação.

Concluindo

Quando falo em “excelente reputação” é exatamente esse que deverá ser seu objetivo de sucesso. De empresas “boas”, o mundo está cheio. Quer ser referência de mercado? Então seja excelente.

Você está preparado para o sucesso de seu comércio virtual? Então se proponha a entregar a melhor experiência para seu cliente já viu, afim de conquistar a confiança e a preferência do consumidor, então capriche no planejamento e execução de seu e-commerce que o sucesso será apenas uma consequência.

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