O Marketing de Conteúdo, hoje, é a estratégia mais poderosa que promete aumentar suas vendas e trazer muito mais clientes qualificados para sua empresa. Iniciar um planejamento de Marketing de Conteúdo para E-commerce demanda tempo, organização e uma visão estratégica.

Hoje todo o seu público alvo está buscando conteúdo relevante. As páginas do Google estão cheias de empresas com conteúdo otimizado para atrair o seu público alvo, e você vai ficar fora dessa?

O Marketing de Conteúdo faz com que sua empresa seja encontrada. Disponibilize conteúdo de qualidade e terá um retorno incrível a médio e longo prazo. Quer aprender como iniciar seu planejamento com Marketing de Conteúdo? Confira!

6 Dicas Importantes Para Começar Com Marketing de Conteúdo Em Seu E-commerce

1 – Defina o Público Que Você Quer Atrair

Antes de começar todo o trabalho de Marketing de Conteúdo, é necessário definir o público que irá receber suas mensagens. Não adianta nada fazer um excelente conteúdo se ele não estará atingindo ninguém, é dinheiro jogado fora. Então comece fazendo direito.

  • Defina a persona: A persona será o perfil (ou os perfis) que você quer atrair para sua empresa. Criar uma persona é fundamental para direcionar conteúdo de blog e principalmente das redes sociais.
  • Faça uma pesquisa em sua base de dados: Você pode começar a construir sua persona através de sua base de compradores, descobrir o que eles mais procuram, o que mais compram, quais as dificuldades e problemas que eles encontram, etc.
  • Faça um diagnóstico de palavras-chave: A palavra-chave é que vai te guiar para construir o conteúdo perfeito que poderá atrair muitos visitantes em seu site. Por isso a otimização SEO de cada conteúdo deverá ser impecável.

2 – Tenha um Blog

O blog é o carro chefe do Marketing de Conteúdo, afinal, é ele que irá trazer todo tipo de visitante para seu site e através deste tráfego você poderá selecionar os leads e trabalhar conteúdos direcionados para cada um deles.

É através do blog também que você poderá utilizar o conteúdo para divulgar nas redes sociais. A maior parte de seus potenciais clientes estão conectados diariamente na maior rede social da atualidade, o Facebook, então trabalhe rede social juntamente com seu blog personalizado.

3 – É Importante Ter um Calendário de Conteúdo

Faz parte do planejamento de Marketing de Conteúdo para E-commerce elaborar um calendário semanal ou mensal. Tenha em sua equipe um profissional que crie um calendário de conteúdo, estipulando cada dia da semana e qual conteúdo que será produzido. Tenha em mente os dias especiais e feriados para que você também possa trabalhar conteúdo em cima disso.

Desta maneira, você já poderá se preparar antecipadamente e organizar melhor as postagens.

4 – Faça Um Mapeamento da Jornada de Compra

Normalmente os compradores mantêm um ciclo de compra, antes de finalmente decidir qual produto e de qual loja comprar, são eles:

  • Aprendizado e descoberta: Aqui o cliente em potencial ainda não sabe que precisa de um determinado produto, ou não conhece os maiores benefícios de seu produto. É seu trabalho entregar conteúdos que atraiam e cativam a atenção destes potenciais clientes.
  • Reconhecimento do problema: Nesta etapa ele já reconheceu que precisa de um determinado produto, agora ele busca saber mais sobre a solução. É seu trabalho entregar conteúdo explicativo.
  • Consideração da solução: Agora ele já está quase preparado para o momento de compra, já selecionou as melhores lojas, os produtos que tem em mente, porém ainda busca as melhores opções, e é seu trabalho mostrar as vantagens de adquirir o seu.
  • Decisão de compra: Agora seu potencial cliente já está preparado para compra, mas ainda precisa de recomendação. É seu trabalho mostrar o que seus antigos compradores dizem sobre sua loja. Recomendação é a melhor propaganda, lembre-se disso!

5 – Invista Em Fotografias

Imagine o seguinte: Você investe muito dinheiro em Marketing de Conteúdo e links patrocinados. Sua loja começa a receber inúmeros potenciais clientes interessados em sua marca, mas entram no site, observam os produtos e vão embora. O que estará acontecendo?

A maior parte dos clientes escolhem seus produtos ou são persuadidos pela imagem do produto. Se você vai comprar um sapato, por exemplo, você gostaria de ver todos os detalhes que ele possui, para não ter surpresas na hora da chegada, não é verdade? Então, invista em imagens de alta qualidade, foque nos principais detalhes de seu produto e você verá como as vendas irão aumentar.

6 – Pense Como Seu Potencial Cliente

Da mesma maneira que usei o exemplo dos sapatos anteriormente, você deve fazer com qualquer conteúdo que irá colocar no ar. Esse conteúdo iria me interessar? O que mais eu gostaria de saber? Esse conteúdo está fácil de compreender? Esse é um conteúdo único? É informativo o bastante? E o mais importante, é compartilhável?

Pensando como um cliente, aderindo a todas as ferramentas do Marketing Digital e planejando suas ações com muita organização, sua empresa irá alavancar vendas rapidamente. É só dar o primeiro passo, ter paciência (porque não acontece milagre da noite para o dia) e SEMPRE avaliar os resultados, para saber o que está dando certo e o que não está.

Comece agora mesmo um planejamento de Marketing de Conteúdo para seu E-commerce!

Veja também Passo a Passo de Como Criar Um E-commerce

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