Os negócios no mundo digital estão a todo vapor e se você quiser alavancar o sucesso de seu negócio, certamente deverá trabalhar com as mídias sociais que é onde seu público-alvo mais se concentra. Lembra daquela velha frase? “Esteja onde seu público está”.

Atualmente o Facebook tem 1,59 bilhão de usuário ativos, sendo que mais de 65% deles acessam a rede todos os dias. Este já seria um bom motivo para você começar a investir imediatamente.

Mas vou te mostrar muito mais que o facebook pode fazer pelo seu negócio e mostrar como fazer tudo isso funcionar. Então vem comigo!

Vantagens de Utilizar o Facebook Como Ferramenta

Facebook Como Ferramenta

Nenhum site ou blog sobrevive sem o famigerado tráfego, isso é fato. E um dos segredos em não perder tráfego é pensar em várias outras maneiras de conseguir mais visitantes para seu site.

Sendo assim, confiar apenas no Google pode não ser uma estratégia muito segura, já que os algoritmos estão em constante mudança. Além de tudo, construir um conteúdo completo baseado nos requisitos do Google é um trabalho que leva muito tempo como construir backlinks de autoridade, fazer um trabalho impecável de palavras-chave e otimizar todas as páginas com técnicas perfeitas de SEO.

Por esse motivo, o Facebook acaba sendo uma opção muito mais rápida e até mais eficaz do que o Google, a não ser que você esteja entre os 6 sites mais ranqueados do Google. Do contrário você não receberá muitas visitas diretamente do mecanismo de busca.

Estudos revelam que o Facebook é capaz de direcionar 20x mais tráfego para seu site do que qualquer outra rede social. Mas é claro, tudo isso com um trabalho muito bem feito entregando excelente conteúdo na página e incentivando engajamento.

Como Aumentar o Alcance Orgânico de Sua Página No Facebook

O único desafio que o Facebook nos traz é manter um relacionamento pessoal e “humano” com nossos seguidores, você não pode simplesmente criar a página e colocar anúncios se você não tem um conteúdo que gere engajamento e resolva dúvidas de seus seguidores.

Se você fizer isso correrá riscos de ter altas taxas de deslikes e pior de tudo, você vai perder tempo e dinheiro.

Você precisa constantemente estudar o comportamento de seus seguidores, observar em quais publicações eles mais se interagem e cuidar para que sua página mantenha sempre o mesmo conteúdo interessante, assim você conseguirá fazer com que seu público comece a interagir e compartilhar seus conteúdos que é a parte mais importante, divulgar sua marca.

Mas quer saber como aumentar o alcance de suas publicações? E o melhor sem investir nada por isso? Veja só:

1 – De Olho Nos Algoritmos do Feed de Notícias

O Facebook tem uma série de algoritmos que determinam se um conteúdo é bom suficiente e relevante para que seja exibido no feed de notícias de seus fãs.

Nos últimos tempos o alcance do feed de notícias tem caído drasticamente pelo simples fato de existir tanta concorrência e tanto conteúdo sendo exibido.

Os algoritmos do Facebook analisam seu conteúdo e o aprovam se:

  • O post for mais recente.
  • Analisa o número de compartilhamento assim como número de curtidas e comentários que o post recente obteve.
  • Se sua página é relevante e obtém bastante engajamento dentre as outras publicações.
  • Se o usuário já interagiu com algum tipo de post do mesmo tema que você abordou.

Com estes fatos, o Facebook consegue deixar o feed de notícias do usuário muito mais personalizado e interessante para ele, por isso você deve sempre estar de olho no comportamento de seus fãs para conseguir entregar um conteúdo relevante para ele e assim conquistar também a relevância do Facebook.

2 – Use o Inbound Marketing

Assim como você trabalha estratégias de Inbound Marketing em seu site ou blog, a mesma coisa deverá ser feita em sua página. Lembra do relacionamento humano que mencionei lá em cima?

O Facebook é uma rede social que pede interação, você nunca deverá automatizar todos seus posts e nem publicar somente propagandas e produtos.

Seu conteúdo total deve ser mesclado e conteúdo de Inbound Marketing deve prevalecer senão todos seus fãs irão sair correndo de sua página.

3 – Fique Atento ao Horário

Se você quer conseguir mais alcance orgânico de sua página, deve ficar atento ao horário em que seu público começa a interagir com o Facebook.

Se você entrar na aba Informações/Publicações de sua página terá uma relação feita pelo Facebook de horários em que seu público se mantém online.

Com esses dados você pode agendar publicações baseadas nos horários em que eles estarão online, assim alcançará muito mais visualizações de seus posts.

4 – Crie Um Grupo Para Sua Página

Pessoas sempre estão buscando grupos interessantes para debater ideias e aprender sobre coisas de seu interesse.

A ideia de criar um grupo para sua marca é importantíssima porque se por algum acaso o Facebook não publicar seu post no feed de notícias do usuário, o grupo irá notifica-lo sobre uma nova atualização.

E você deve sempre se lembrar de construir um grupo pensando em unir seu público e inserir conteúdos que sejam realmente interessantes. Mas enquanto você não tiver popularidade com seu grupo, você pode entrar em algum grupo engajado e mais popular e então fazer o mesmo trabalho.

5 – Publique Vídeos

Estudos mostram que os vídeos são muito mais populares e trazem maior engajamento do que imagens, e você pode aproveitar disso para garantir mais alcance orgânico.

Os vídeos são virais, então se você produzir um vídeo com conteúdo de alta qualidade e interatividade, você ganhará muitos compartilhamentos e curtidas em seus posts. Além de poder inserir botões de “saiba mais” “inscreva-se” ou “compre agora” que levará todos seus fãs diretamente para seu site.

6 – Faça Parceria Com Outras Páginas

Uma estratégia bastante válida para aumentar absurdamente o alcance orgânico de suas postagens é tentar fazer parceria de troca de postagens recomendando sua página.

Procure por páginas do mesmo segmento que o seu e que também contribuem com conteúdo relevante. Isso fará com que seu post seja mais visto, sua página ganhe mais curtidas e atraia 10x mais visitantes para seu site.

Conclusão

Se você ainda não aproveita todas as ferramentas de publicações do Facebook, você está perdendo a chance de crescer sua marca.

Observando tudo isso que o Facebook pode fazer por nós, concluímos que a melhor estratégia para vender mais com menos dinheiro é investir no Facebook.

É claro que devemos sempre estar atentos às mudanças de regras da rede social, porém com criatividade e empenho podemos sim construir um grande império nesta rede social que cresce a cada dia que se passa.

Gostou de saber que esta rede social poderosa pode ajudar a alavancar sua marca? Quais dessas estratégias você já usa e quais pretende implementar?

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