Conforme sua empresa evolui e começa a gerar um tráfego considerável, baseado na metodologia do inbound marketing, você inevitavelmente começará a ter certos “problemas” com o grande volume de leads, tanto que chegará em um ponto em que não conseguirá suprir a demanda de conteúdo personalizado e então sua nutrição de leads será comprometida.

Uma estratégia moderna do Marketing Digital que vem se destacando, é a Automação de Marketing que, aliada com a tecnologia, trazem com mais clareza e rapidez resultados significativos, logo, maior credibilidade e confiança do seu público, além de perpetuar sua marca.

O que é Automação de Marketing?

Existem várias ferramentas disponíveis com a intenção de oferecer uma comunicação programada e automatizada, no entanto podem não ser tão objetivas, então vamos primeiramente entender o que não é automação de marketing:

  • Não é um robô de redes sociais “socialbots”– Onde adiciona pessoas aleatoriamente.
  • Robô de telemarketing – Mensagens automatizadas sem nenhum foco ou perspectiva.
  • Não são Auto-responders simples – Sequências de e-mails ordenados e pré-organizados a partir de qualquer ação do usuário.
  • Republicador de conteúdo – Quando automaticamente republica seu conteúdo em diversos canais.

Até aqui conseguimos compreender que automação de marketing não é compartilhar um conteúdo “robotizado”. É, portanto, uma poderosa estratégia que viabiliza entender melhor os leads, avaliando, monitorando e nutrindo seu ciclo de compra, o que chamamos de lead scoring. E com o auxílio de softwares como o Silverpop Engage, RD Station, HubSpot, entre outros, você poderá então dar continuidade ao lead nurturing e assim automatizar uma comunicação, mas de uma forma completamente interativa, personalizada e inteligente.

No entanto o maior desafio que você poderá encontrar ao implementar automação de marketing não é basicamente a técnica, é na verdade um desafio conceitual, de entender como a automação de marketing se encaixa dentro do processo natural de compra de um determinado cliente. Assim, você poderá atingir os objetivos de cada estágio do funil.

Benefícios e Vantagens da Automação

Com a Automação de Marketing você poderá obter uma grande variedade de benefícios, como intensificar o ciclo de compra de cada cliente, além de propiciar uma clara visão sobre as interações com seus prospects leads. Vamos conferir alguns dos principais benefícios para sua empresa.

– Redução de custo e aumento de vendas – Os custos são notavelmente reduzidos, diminuindo gastos desnecessários. Em relação às vendas se obtém um ganho ágil no fechamento, uma vez que, os leads já se encontram no último estágio do funil por conta da automação que fez um bom trabalho de engajamento e preparação para o processo de compra.

– Trabalha leads que ainda não estão prontos – Neste caso o lead nurturing tem uma enorme importância já que muitas vezes o que esses leads necessitam são maiores informações para assim criar credibilidade e confiança em sua marca.

– Economiza tempo e esforço – Você poderá diminuir consideravelmente o tempo e esforço antes gastos com trabalhos manuais, agora serão automatizados dando-lhe oportunidade de concentrar em suas campanhas gerando maior qualidade de conteúdo e eficiência no funil de vendas.

– Personalização – Esta é uma das maiores vantagens, pois lhe permite entregar um conteúdo estritamente personalizado e convidativo de acordo com o histórico de seu cliente em potencial, garantindo mais conversões de leads e fechamento de vendas.

Agora em posse desses conhecimentos seu próximo passo é deliberar suas práticas de organização e pensar em evoluir suas estratégias. Analise sua situação de mercado e invista nessa nova tendência de fazer Marketing.

Automação de Marketing simplificando seu trabalho e agregando valor ao seu negócio.

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