Conhece aquela velha história em que a pessoa fala, “tudo bem, tenho o produto, mas para quem vou conseguir vender? ” Atualmente, essa dúvida é respondida de maneira direta e eficaz. No meio digital, quem faz uso do SEO para melhorar sua estratégia de Marketing Digital, nem conhece essa pergunta.

Se você, assim como muitas pessoas, apenas escuta falar dessa sigla mas não faz ideia do que significa ou quais as técnicas em volta dela. Portanto, criei este artigo, que explica de maneira clara, o que é e qual a importância de fazer uso do SEO.

Principalmente se você trouxe sua marca ou produto para o meio digital, estar por dentro de tudo que o SEO faz pelo seu negócio, é muito importante. Tenho certeza que você gostaria de aproveitar os benefícios e aprender como aprimorar sua marca.

Portanto não deixe de conferir o conteúdo deste artigo. Aqui você fica inteirado sobre o que é SEO e como ele influencia na estratégia de Marketing Digital. Preparado?

Como podemos definir o SEO?

O SEO definido ao pé da letra, significa Search Engine Optimization” e quer dizer, otimização para motores de buscas. Sua principal função é melhorar o rankeamento e alcance orgânico de uma página, para que assim ela apareça nas primeiras posições de busca no Google.

Ele utiliza algumas técnicas e estratégias em conjunto com um conteúdo bem produzido, para aumentar a visibilidade da sua marca, em meio a tantas. Por meio de palavras-chave bem elaboradas, o SEO conversa com os seus potenciais clientes.

Dessa forma, você será capaz de criar, por meio de planejamento e pesquisa, exatamente um conteúdo baseado nas dores dos seus clientes. Você verá ao longo deste artigo, quais são as ferramentas necessárias para isso.

Mas, em geral, o SEO é basicamente a primeira coisa que tem que pensar, antes de elaborar qualquer outra estratégia de Marketing Digital.

Vale ressaltar que o SEO é comumente confundido com o SEM, você sabe o que é isso? O SEM ou Search Engine Marketing”, é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para promover o Marketing Digital ou como é usualmente chamado, Marketing da Internet.

Mas o que isso quer dizer? O SEO na verdade, faz parte do SEM, que é dividido em duas categorias. A primeira que é propriamente o SEO e a segunda, são os links pagos. Se comparados ao SEO, se caracterizam como um ganho de curto prazo e abordam estratégias e técnicas diferentes do SEO.

Por meio dessa breve explicação, você já consegue perceber a importância em usar o SEO em seu planejamento de Marketing Digital?

Acima de tudo, um conteúdo de qualidade

Você pode estar pensando: “Quer dizer que se eu fizer uso do SEO em meus conteúdos, certamente serei encontrado pelo meu público”. Não está errado pensar dessa forma, mas você pode estar esquecendo de uma questão muito importante.

Da mesma forma que o SEO é importante para uma estratégia de Marketing Digital, a qualidade do conteúdo também. Na verdade, um não existe sem o outro, e vou explicar o porquê disso.

Vou usar um exemplo que vejo muito por aí. Vou supor que uma pessoa está para publicar um artigo com conteúdo relevante. Caso ela não disponha de um profissional que tenha experiência em SEO, seu conteúdo acaba de ser comprometido. Pois como aquele conteúdo será encontrado, se não existem caminhos que levem direto a ele?

O mesmo vale para o uso do SEO, feito por um profissional experiente, em um artigo com conteúdo sem relevância. O texto provavelmente estará mal formatado e não terá uso de palavras-chave adequado. Não adianta encaminhar seu público à um beco sem saída. Concorda comigo?

Posso dizer com certeza que, o investimento em SEO só vale de verdade, se aplicado a um conteúdo com autoridade e relevância.

4 coisas que o SEO pode fazer por você

SEO

1 – Maior credibilidade na marca

Com certeza o que pretende com a divulgação de um conteúdo, é promover um serviço ou produto, e nutrir a credibilidade de seu público. É justamente isso que o SEO pode fazer por você.

Quando você aplica as estratégias do SEO em sua página, você contribui com a melhora da autoridade da página. É essa autoridade que toda página busca ter diante do Google, somente assim você começará a ser encontrado. Credibilidade gera confiança por parte do seu público.

Uma das principais estratégias para se fundir ao uso do SEO, é o Link Building. Ao inserir links em seu conteúdo para outros sites, principalmente sites de renome, você torna o seu conteúdo muito mais confiável.

O leitor encara isso como fonte confiável e sabe que o seu conteúdo tem potencial e se fundamenta em conhecimento real.  

2 – Expansão do tráfego e mais vendas

A questão da expansão do tráfego de sua página ou site, está diretamente relacionada com o que falei acima. Uma vez que você dissemina a credibilidade do que oferece ao público que te procura, provavelmente você fecha a venda!

Isso porque, a otimização do SEO, permite que as pessoas que chegam até o seu produto, são as que realmente tem intenção de compra. Quando você tem em mente, que quanto mais visibilidade tiver mais vendas fará, certamente você estará mais motivado para produzir um conteúdo de qualidade.

3 – Que tal um boost em seu ROI?

Não existe resultado melhor do que ter a certeza que seu conteúdo alcançou, converteu vendas e teve um ROI significativo. Esse resultado o SEO pode te proporcionar, ele consegue atingir, direcionar e proporcionar o momento da compra para o cliente.

O SEO nesse caso, pode te fornecer muitas outras informações sobre as vendas. É possível determinar ainda, qual a palavra-chave que levou seu cliente a compra. Até mesmo o que ele procurava antes de finalizar a compra e os dados demográficos dos possíveis clientes.

Com tudo isso em mãos, você tem a oportunidade de refinar suas estratégias e melhorar futuras campanhas, por exemplo. Até aqui, apenas vantagens não é mesmo?

4 – Ferramentas essenciais

Existem atualmente várias ferramentas, que podem te ajudar a executar o trabalho de SEO. Algumas delas são criadas para acompanhar uma etapa específica do uso do SEO, já outras abrangem o processo inteiro.

Confira então, uma pequena lista com algumas das melhores ferramentas para você acertar no uso do SEO:

Keyword Planner – AdWords: Essa ferramenta se baseia na verificação do volume de palavras-chave. Essencial para o SEO e completamente gratuita.

Google Trends: É uma ferramenta gratuita onde você pode encontrar as principais tendências do mercado, ou seja, o que está na boca do povo.

Screamingfrog: Você pode usar essa ferramenta quando precisa realizar uma verificação completa na otimização do SEO no seu site.

Google PageSpeed: Se precisa melhorar a velocidade de carregamento de seu site, essa é a ferramenta. A velocidade é um dos principais fatores de rankeamento, acredite ou não.

SEMrush: Se trata de uma ferramenta parcialmente paga, e é um excelente investimento para quem quer acompanhar a concorrência e pesquisar o que o público busca.

Yoast: O Yoast é o plugin mais usado atualmente para medir e analisar o conteúdo criado. Ele aponta as principais alterações que devem ser feitas para alcançar um SEO perfeito.

Seja encontrado!

Se você chegou até aqui e acompanhou o conteúdo deste artigo, tenha a certeza de que um SEO de qualidade foi aplicado neste artigo. Por que você não segue o exemplo e começa a utilizar o SEO em suas estratégias de Marketing Digital?

Só não esqueça de me contar quais resultados alcançou, está bem?

Se ainda tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários, ficarei feliz em ajudar!

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