Há uma grande resistência por parte de muitos brasileiros em relação a EAD (Educação a Distância).

Embora esta modalidade de ensino seja algo muito bem estabelecida em países de primeiro mundo, a resistência no Brasil deve-se ao fato da desconfiança generalizada, o que é perfeitamente normal.

Ainda assim dados disponibilizados pela ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância confirma que 74% das matrículas são realizadas em diversos cursos livres no Brasil, mas apenas em institutos conceituados e com grande nome no mercado.

marketing de conteúdo é uma excelente, senão a única ferramenta capaz de alavancar qualquer negócio, mas nada adianta se você não desfrutar de uma posição de especialista. Vamos entender melhor!

Como se Posicionar Como Autoridade: A vacina anti-desconfiança

A única forma de não ser visto como picareta pelas pessoas desconfiadas é se mostrar autoridade no assunto em questão.

Autoridades são pessoas consideradas especialistas em uma determinada área. Eles geralmente não se apresentam como especialistas de início; eles fazem com que seu público-alvo diga que eles são especialistas.

Mas, como fazem isso?

Criando e disseminando conteúdo gratuitamente nos diversos canais disponíveis na internet.

Foi-se o tempo em que a escola física era algo obrigatório. Hoje é possível estudar 95% do conteúdo programático do Ensino Médio apenas em canais gratuitos do Youtube.

Há pessoas que são aprovadas em concursos públicos estudando apenas por meio de vídeo-aulas, e o número delas só vem aumentando.

Nesse novo modelo, o aluno tem o poder de escolha, ele escolhe o que quer aprender e com quem quer aprender. E isso é algo inédito na história do ensino.

Antigamente, em uma escola ou faculdade, o aluno não tinha controle sobre quem iria ensina-lo, tanto em termos de metodologia como de personalidade.

No método de ensino EAD, podemos escolher ter aula com quem nos identificamos melhor e com quem julgamos ser especialista no assunto.

E a melhor forma de fazer um aluno em potencial se identificar com você também é sendo visto como autoridade.

O Marketing de Conteúdo É A Melhor Estratégia Para Alcançar Posição de Especialista

São exatamente as estratégias e planejamentos de marketing de conteúdo que irão criar essa autoridade que você precisa, fazendo com que você ou sua marca sejam escolhidos pelos alunos.

Ao entregar conteúdo útil e relevante aos seus potenciais alunos, você cria um gatilho muito forte (mesmo em tempos de egoísmo), o gatilho da reciprocidade.

Imagine que um jovem precisa estudar para a prova de cálculo na faculdade.

O ensino lá é ruim, o professor fala por horas e ele não entende nada.

Então ele vai até o Youtube e digita “Curso de Cálculo” e é apresentado ao canal do “Mestre do Cálculo”.

Nesse canal são aplicadas estratégias de marketing de conteúdo (é preciso passar a informação de forma certa, de modo a fazer o prospecto retornar) e há alguns vídeos rápidos que resolvem o problema do nosso jovem.

Então chega o momento de realizar a prova e incrivelmente tira uma nota excelente.

Ao descobrir que a didática do “Mestre do Cálculo” se adequa a ele, ele volta ao canal e fica sabendo que há um curso pago, onde são passadas técnicas para que as pessoas aprendam cálculo mais rápido.

Ele pensa: “Isso é ótimo! Posso usar as aulas de cálculo para colocar outros trabalhos em dia, já que é possível aprender cálculo pela internet de maneira mais rápida. ”

Isso é exatamente o que nosso rapaz precisa, já que cursa Engenharia. Preciso perguntar se ele comprará o curso?

A Verdade que Ninguém Conta: Marketing de Conteúdo Será o Futuro da Publicidade.

Que o marketing de conteúdo veio para ficar, não há dúvidas. A grande verdade é que os anúncios como conhecemos, são desagradáveis, e explico o porquê.

Quando se está vendo televisão, você certamente não está interessado em comerciais; isso é tão verdade que as pessoas sempre pulam os comerciais e trocam de canal.

Isso acontece devido ao fato dos anúncios invadirem sua atenção forçadamente.

Ninguém gosta de ver anúncios! Eles são invasivos, nada pior que o filme ser interrompido em um momento crítico e importante para dar espaço para uma propaganda de sabão em pó….

A vantagem do marketing de conteúdo para sua estratégia de EAD é que as pessoas já estão interessadas em resolver determinado problema, e caso você as ajude, elas estarão mais suscetíveis às suas recomendações, pois você se tornará um “herói” para ela.

No marketing de conteúdo, não há propaganda (pelo menos não de maneira old), tudo se resume a entregar o conteúdo que o cliente quer e conduzi-lo no processo rumo a aquisição de um produto ou serviço relevante.

Conclusão

O marketing de conteúdo pode otimizar seus resultados com Ensino a Distância. Além de ser mais barato, ele é mais certeiro, pois atinge exatamente quem já está interessado no seu material.

Compare o custo de um comercial na Globo com o de uma estratégia de marketing de conteúdo e tire suas conclusões.

Compare o alcance e a responsividade também. Com marketing de conteúdo, o feedback do seu prospecto é imediato, já pela TV, não há feedback…

Ter uma estratégia de conteúdo é importante e já considerado uma prática obrigatória e indispensável para obter sucesso no mercado.

Se você pensa em começar a ensinar online, não deixe de entregar o conteúdo que sua audiência gostará de ter e assim determinar sua autoridade no assunto. Invista em Marketing de Conteúdo e espere o retorno!

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