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Ao fazer parte de um time de vendas, é necessário estabelecer metas com clareza, para definir onde se quer chegar. Com um plano de metas bem feito, fica mais fácil conseguir resultados e obter o desejado sucesso nas vendas. As metas ajudam a direcionar a equipe ao ponto-chave, além de motivar as ações.

Para potencializar o sucesso da equipe, o gerente de vendas deve seguir determinados critérios para atingir as metas. Veja abaixo quatro dicas para definir as metas de vendas de sua equipe.

Definir metas de vendas
Definir metas de vendas

1. Qual é o mercado?

Antes de qualquer coisa, é importante saber o terreno em que está pisando. Conhecer o mercado e seu ICP (perfil ideal de cliente) é o passo primordial para estabelecer metas com os pés no chão e com chances reais de serem bem sucedidas.

Por exemplo, é importante analisar o percentual de crescimento que o segmento de sua empresa possui. É necessário saber sobre a concorrência, para saber quem deve ser superado, avaliar como anda a oferta e demanda, especialmente em um cenário de pandemia, que pode apresentar mudanças, e como o seu ICP se comporta no segmento de sua empresa.

2. Indicadores de vendas

Para criar metas, é necessário se basear em análises e projeções financeiras. Uma empresa que está com pouco orçamento, por exemplo, deve criar metas que tenham como objetivo reverter ou minimizar esse quadro.

Já para empresas que estão com bons resultados financeiros, o foco deve ser melhorar esse faturamento. É importante lembrar que, ao criar as metas, deve ser levado em conta também quanto a empresa tem e está disposta a gastar para fazer as metas virarem realidade.

3. Capacidade de venda

A equipe foi treinada, a empresa criou promoções, criou metas para serem atingidas e aumentou a venda. Mas nada disso adiantará se a empresa não conseguir suprir a demanda e entregar os produtos e serviços a que se propõe.

Ou seja, outro ponto de extrema importância na hora de criar as metas de vendas é considerar a capacidade de entregar os serviços ou produtos. Deve ser levada em conta a capacidade para não acabar recebendo mais pedidos do que é possível entregar.

A capacidade de venda também está ligada ao tamanho da equipe. Para uma empresa com poucos funcionários, por exemplo, pode ser inviável quadruplicar o número de vendas em um curto espaço de tempo. Por isso, nesse caso seria necessário analisar se há orçamento e disposição para aumentar a equipe ou estabelecer metas a maior prazo.

4. Mateas humanizadas

Os lucros são importantes e um fator de peso na hora de definir as metas de vendas. Porém, não devem ser o foco único e o norte de maior peso da empresa. Metas desumanas acabam por sobrecarregar a equipe e, com isso, o rendimento também cai. A equipe precisa de momentos de descanso e também de incentivo.

O incentivo pode ser feito com atitudes como elogios quando metas são cumpridas, ouvir diferentes opiniões ao estabelecer as metas e criar gratificações para quem se destaca em sua função. Equipes estimuladas rendem mais e todos saem ganhando.

Com essas estratégias básicas em mente, é possível criar um plano de metas de vendas humanizado e factível. E, com o andamento dele, detalhes podem ser aprimorados. 


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