Essa escolhi a dedo para você incrementar seu glossário de vendas, pois hoje vou mostrar como escolher o melhor Stack de vendas para seu negócio. Ah, e não deixe esse termo diferente te impedir de compreender o assunto a fundo, combinado?

Já há alguns conteúdos venho batendo constantemente na tecla de melhores estratégias de vendas e como atingir bons resultados.

No entanto, até então os conteúdos eram mais teóricos, mas hoje, vou me aprofundar um pouco na lista certeira de ferramentas para a sua empresa. Afinal, ampliar vendas é importante a qualquer momento.

Portanto, continue a leitura para saber exatamente como escolher o Sales Stack do seu negócio. Tenho certeza de que vai te ajudar muito!

Antes de mais nada, como definimos um stack de vendas corretamente?

O termo Stack em inglês significa “Pilha”, como em um amontoado de coisas sobrepostas, literalmente. Quando eu falo Stack de vendas, me refiro a um conjunto de ferramentas (normalmente softwares) que tem como finalidade facilitar o processo comercial de uma empresa.

É importante destacar também que, um sales stack não está apenas relacionado às vendas, ok? Isso porque todo setor pode ter um “conjunto de ferramentas” que auxilia ao longo do processo.

Por exemplo, você utiliza o RD Station para gerenciar a automação do seu marketing. Se você estiver familiarizado com a plataforma, saberá que ali existem inúmeros recursos e, de novo, ferramentas, que vão ampará-lo durante a execução das campanhas e estratégias, entendeu?

Stack de vendas

A transformação digital sendo imprescindível novamente

Todas essas facilidades devemos à transformação digital, que chegou para estimular uma reestruturação organizacional, onde a tecnologia é o eixo das ações e o capital humano o instrumento que atinge o sucesso.

Por exemplo, para o marketing temos o CRM, sistemas de automação de e-mail e por aí vai. Entretanto, quando falamos em vender mais, todos sabemos que a operação comercial é complexa as vezes e sem o Stack de vendas adequado, o processo pode ser prejudicado.

Atualmente, a tecnologia em nuvem permite uma integralização bacana entre os diferentes stacks. Por exemplo, você pode utilizar um CRM que está conectado a outro sistema de automação de e-mail, que por sua vez possibilita realizar um follow-up de vendas.

Outro ponto importante a salientar. Dependendo da robustez do seu negócio pode não ser interessante compor seu Stack com diferentes ferramentas. Além de encarecer a manutenção, você pode perder eficiência, já que nem toda solução se integra a outras.

Como solução você encontra conjuntos de ferramentas chamadas de Stack All-in-one, como é o caso do RD Station.

Por que o Sales Stack é tão importante para uma empresa B2B vender?

Seu time de vendas observou que é necessário melhorar a estratégia comercial. Viram também que a geração de leads qualificados está abaixo do ideal e, decidiram criar um padrão de prospecção específico para um grupo bem conhecido de leads em potencial.

Certo, tudo pronto, agora é só colocar a mão na massa, correto? Ah, você não tem ferramentas de monitoramento de dados? Não há como gerenciar os leads com eficiência? Então, como você espera obter resultados?

Portanto, aqui chegamos à importância do stack de vendas assertivo. Em outras palavras, as ferramentas irão gerar, trabalhar na categorização e oferecer um amplo controle dos leads, ou seja, automação que gera resultados.

Quais parâmetros seguir na hora de escolher suas ferramentas?

Bom, primeiramente você deve definir qual finalidade pretende alcançar com o stack, que no nosso caso é de vendas. É fundamental conhecer as necessidades atuais, o perfil da empresa e dos clientes, estabelecer os meios de atuação e investimento disponível para unir tudo.

Isso irá gerar um insight considerável do que você precisa, quais ferramentas podem ser boas escolhas e o que esperar de cada uma. Abaixo você encontra um conjunto completo de ferramentas de vendas com as principais opções!

Stack de vendas completo

Começando com a ferramenta mais completa, o CRM de vendas

Já vou começar com o pé na porta, porque o CRM (Customer Relationship Management) é a ferramenta mais completa e crucial para automatizar seu processo comercial. A ferramenta oferece captação, armazenamento e gerenciamento de todas as informações dos clientes, desde as mais básicas às mais completas.

Para um time de vendas ser eficiente, o CRM é muito recomendado, veja os principais do mercado:

  1. CRM Agendor;
  2. Moskit CRM;
  3. CRM Hubspot;
  4. Salesforce Sales Cloud;
  5. Nutshell CRM.

Acompanhamento de e-mails (e-mail tracking)

Essa ferramenta te apresenta todos os dados necessários para compreender como anda a saúde das campanhas de e-mail. Ao mostrar cliques nos links, rejeição, taxa de abertura, entre outros, o time de vendas pode sinalizar mudanças na estratégia, veja alguns exemplos no mercado:

  1. Streak;
  2. Yesware;
  3. Salesloft
  4. Hubspot Sales.

Meetings e Calls serão sempre uma demanda

Sua empresa pratica Inside Sales? Então, a demanda por reuniões e contatos com os clientes deve ser bem grande. Para isso existem ferramentas que viabilizam a demonstração dos serviços e produtos, tudo para facilitar a vida dos vendedores, são elas:

  1. Skype;
  2. Meetime;
  3. BlueJeans;
  4. GoToMeeting.

Você precisa de um discador automático

Já para equipes de vendas que possuem cadências de ligações intermináveis, contar com uma ferramenta de discador automático pode ser muito útil.

Há várias qualidades de soluções nesse sentido, desde as mais básicas que lhe permitem discagem de dentro do app, outras que possibilitam gravação das chamadas e as mais robustas, que realizam ligações de forma automática, a partir de parametrização:

  1. Five9 Tool;
  2. MeeTime Flow;

Fechou vendas? Veja quais ferramentas ajudam com os contratos

Finalmente chegou na etapa almejada por todo vendedor, o fechamento do contrato. Essa é uma etapa bastante burocrática e simplificar essa demanda pode resultar em maior eficiência para o profissional, que pode seguir para o próximo cliente.

Hoje em dia, há ferramentas que facilitam e muito essa ação, ao gerenciarem as assinaturas de forma online. Veja a seguir:

  1. Docusign;
  2. RightSignatures;
  3. ClickSign;
  4. Docsales.

E aí, qual é o stack de vendas ideal? Analise suas demandas e necessidades antes de tomar qualquer decisão. Se precisar de uma ajuda com isso saiba que pode contar comigo, pois aqui na agência também utilizo um stack campeão!

Preencha o formulário abaixo, em breve faremos contato para agendar a sua demo.
Obrigado, em breve entraremos em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Abasteça sua área comercial com oportunidades. Criamos uma estratégia pensada para empresas B2B.