Antigamente, o vendedor fazia quase todo o processo de vendas pessoalmente, informando seu cliente sobre o mercado, apresentando seus produtos, respondendo a questionamentos e fechando o negócio de forma presencial. Não há dúvidas de que, com a evolução da tecnologia, esse processo foi otimizado, tanto por parte do cliente, que hoje pesquisa produtos e condições de venda com muito mais autonomia, quanto por parte do vendedor, que agiliza seus processos e, assim, pode entregar mais rapidez e qualidade nos serviços.
Mas, a fim de atingir esse resultado positivo, não basta apenas conhecer as tecnologias e trabalhar em um computador, pois praticamente todos os vendedores já cumprem esse requisito. Para sair na frente da concorrência e se destacar no mercado, é preciso saber como tirar o melhor proveito dos recursos que a tecnologia disponibiliza, resultando em mais vendas.
Veja, a seguir, o quanto seu time de vendas tem a ganhar com as tecnologias certas!
Com a facilidade que tablets e smartphones oferecem, os vendedores podem:
Além disso, não é mais necessário se deslocar para fazer reuniões com clientes e outros vendedores, de forma que uma videoconferência já resolve a questão. Desse modo, é possível uma melhor administração do tempo e agilização de processos, fazendo com que o time ganhe muito em produtividade.
Saber as iniciativas da concorrência, bem como acompanhar sua repercussão com o público-alvo é muito simples com a tecnologia que temos hoje. As redes sociais são uma fonte riquíssima de informações sobre empresas, seus produtos e seu público, e você ainda pode facilmente se passar por usuário e testar os produtos, serviços e atendimento da concorrência.
Aproveitando esses recursos, você não é surpreendido e pode melhorar seus serviços para estar sempre à frente do mercado, inovando para atrair mais clientes.
Existem aplicativos para organização realmente eficientes, que unificam, em um só lugar, todas as informações necessárias para que você possa prestar um bom atendimento. Sem a tecnologia, era comum que anotações e dados de clientes fossem feitos em locais diversos, vindo a se perder e dificultando a qualidade da venda.
Sabemos que, quando se lida com tantos clientes e negócios, fica difícil saber os detalhes de cada processo sem um auxílio. Um sistema CRM, que pode ser acessado de qualquer dispositivo, além de anotações sobre os contatos com o cliente e suas impressões, fazem muita diferença no momento de conversar com ele. Um time que está a par de todos os processos tem, certamente, um diferencial competitivo.
Depender de uma visita ou de um contato telefônico não é mais a realidade de um time de vendas bem-sucedido. Ofereça as mais variadas formas de contato para seu cliente, de modo que ele saiba que você está sempre à disposição:
O time precisa dar a mesma atenção ao cliente, mas com maior praticidade para ambos os lados. Assim, a interatividade se torna mais informal e rápida, mas nem por isso menos dialogada ou respeitosa.
Em outras palavras, você economiza tempo e fecha negócios mais rapidamente quando faz todo esse processo pela web.
Você já tem utilizado a tecnologia de forma a dar vantagem para sua equipe de vendas? Quais ferramentas vocês têm adotado?