Marcio Marques

Antigamente, o vendedor fazia quase todo o processo de vendas pessoalmente, informando seu cliente sobre o mercado, apresentando seus produtos, respondendo a questionamentos e fechando o negócio de forma presencial. Não há dúvidas de que, com a evolução da tecnologia, esse processo foi otimizado, tanto por parte do cliente, que hoje pesquisa produtos e condições de venda com muito mais autonomia, quanto por parte do vendedor, que agiliza seus processos e, assim, pode entregar mais rapidez e qualidade nos serviços.

Inside Sales

Mas, a fim de atingir esse resultado positivo, não basta apenas conhecer as tecnologias e trabalhar em um computador, pois praticamente todos os vendedores já cumprem esse requisito. Para sair na frente da concorrência e se destacar no mercado, é preciso saber como tirar o melhor proveito dos recursos que a tecnologia disponibiliza, resultando em mais vendas.

Veja, a seguir, o quanto seu time de vendas tem a ganhar com as tecnologias certas!

Otimização do tempo

Com a facilidade que tablets e smartphones oferecem, os vendedores podem:

  • Acessar sua agenda e sistemas de CRM; 
  • contatar seus clientes a qualquer hora do dia; 
  • responder a e-mails entre uma tarefa e outra; 
  • e ainda programar lembretes para que nenhum compromisso seja esquecido.

Além disso, não é mais necessário se deslocar para fazer reuniões com clientes e outros vendedores, de forma que uma videoconferência já resolve a questão. Desse modo, é possível uma melhor administração do tempo e agilização de processos, fazendo com que o time ganhe muito em produtividade.

Acompanhamento da concorrência

Saber as iniciativas da concorrência, bem como acompanhar sua repercussão com o público-alvo é muito simples com a tecnologia que temos hoje. As redes sociais são uma fonte riquíssima de informações sobre empresas, seus produtos e seu público, e você ainda pode facilmente se passar por usuário e testar os produtos, serviços e atendimento da concorrência.

Aproveitando esses recursos, você não é surpreendido e pode melhorar seus serviços para estar sempre à frente do mercado, inovando para atrair mais clientes.

Organização e unificação de dados

Existem aplicativos para organização realmente eficientes, que unificam, em um só lugar, todas as informações necessárias para que você possa prestar um bom atendimento. Sem a tecnologia, era comum que anotações e dados de clientes fossem feitos em locais diversos, vindo a se perder e dificultando a qualidade da venda.

Sabemos que, quando se lida com tantos clientes e negócios, fica difícil saber os detalhes de cada processo sem um auxílio. Um sistema CRM, que pode ser acessado de qualquer dispositivo, além de anotações sobre os contatos com o cliente e suas impressões, fazem muita diferença no momento de conversar com ele. Um time que está a par de todos os processos tem, certamente, um diferencial competitivo.

Canal sempre ativo de comunicação

Depender de uma visita ou de um contato telefônico não é mais a realidade de um time de vendas bem-sucedido. Ofereça as mais variadas formas de contato para seu cliente, de modo que ele saiba que você está sempre à disposição:

  • Utilize e estimule o uso de e-mails, mensagens de texto e voz; 
  • LinkedIn e outras redes sociais; 
  • bem como o uso de videoconferências por Skype, por exemplo.

O time precisa dar a mesma atenção ao cliente, mas com maior praticidade para ambos os lados. Assim, a interatividade se torna mais informal e rápida, mas nem por isso menos dialogada ou respeitosa.

Em outras palavras, você economiza tempo e fecha negócios mais rapidamente quando faz todo esse processo pela web.

Você já tem utilizado a tecnologia de forma a dar vantagem para sua equipe de vendas? Quais ferramentas vocês têm adotado?

Olá!

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