Não há dúvidas sobre a grande influência que a tecnologia pode trazer para o futuro de uma empresa, afinal, sem ela não existe o conhecimento da marca e não existe a disseminação da informação. Hoje a popularidade dos aplicativos tem crescido muito e as empresas acabam ficando na seguinte dúvida, construir umwebsite responsivo ou criar um app poderoso?

Mas, aí é que se encontra um grande problema, cada um possui um propósito fundamental para alavancar sua marca ou afundar de vez o que era para ser grande sucesso. E vou falar um pouco mais sobre isso, vou te mostra as principais finalidades de um website responsivo e de um aplicativo. Acompanhe o artigo!

Comparação: Aplicativos São Como o Almeirão

Vou fazer aqui uma comparação bem engraçada, mas que ilustra muito bem o nosso assunto aqui.

Todo mundo, principalmente os especialistas em nutrição, dizem que o almeirão é muito importante na alimentação e faz muito bem para sua saúde. Eles vão enaltecer seus principais benefícios e características de maneira convincente e altamente persuasiva. Mas aí então você decide comprar o tal do almeirão, e quando irá experimentar pela primeira vez, tudo que você consegue é um gosto amargo e não aquela maravilha como todos dizem.

E aí então que surge uma verdade: O almeirão pode ser incrível, mas não para você.

A comparação pode ser boba, mas o que quero dizer é que, os aplicativos funcionam da mesma forma. Não é porquê uma empresa alavancou sua popularidade através do app que acontecerá o mesmo com sua empresa.

Muitos donos de negócios que querem explodir no mercado, enxergam o app como um bilhete dourado e principal solução para o futuro da empresa, mas não é bem assim que funciona.

Mas afinal, O Que é Um Aplicativo? E Quando Optar?

Website Responsivo \

Vamos partir do início aqui, quando você busca por um aplicativo, o que você tem em mente? Algo que lhe ajude a resolver um problema, algo que lhe traga diversão ou lazer, algo que facilite um processo do dia a dia e principalmente algo que tenha um objetivo.

Um aplicativo sobrevive ou morre por seu propósito. Podemos dizer o mesmo de um website, mas de maneira geral um website existe para realizar um propósito fundamental.

Dessa maneira, um aplicativo existe somente quando o website NÃO consegue alcançar esse propósito. Sendo assim, existe apenas dois cenários em que um aplicativo consegue entregar o objetivo principal da empresa.

2 Razões Para Que Talvez Você Precise de Um Aplicativo

Existem dois critérios principais que justificam um alto investimento em um aplicativo. Você precisa conhecer ao menos um critério para que torne o aplicativo desejável, e ambos se concentrem no principal objetivo de sua empresa:

  1. A empresa desenvolvedora do aplicativo possui um grande reconhecimento de marca.

Vamos usar a Pepsi como exemplo. A companhia desenvolveu um aplicativo cujo nome é “Pepsi Pass”, a finalidade deste app é entregar recompensas para os consumidores que compram o produto.

Tendo isso em mente, podemos compreender duas coisas sobre este aplicativo:

– O Aplicativo atende a um propósito fundamental: que é a recompensar os consumidores por comprar produtos da empresa (mostrando fidelidade a marca). O consumidor irá baixar o aplicativo somente se for fiel a marca.

– O aplicativo consegue atingir um objetivo que o website não consegue: A questão aqui é, o aplicativo é um complemento para o website.

Você lembra quando dissemos que apps e websites servem a propósitos diferentes? Este é um fato em questão: Se uma pessoa quer saber mais sobre a Pepsi, ela justamente irá procurar no website ou então fazer uma longa pesquisa no Google e não procurar informações no aplicativo.

E o grande erro dos empresários que desejam investir em um app, é achar que o aplicativo deve entregar o mesmo conteúdo do website, ou seja, um replicador de conteúdo. Cadê o propósito complementar aqui?

É uma questão de lógica, se uma pessoa não conhece sua marca suficiente, então não espere que ela vá baixar seu aplicativo.

  1. O Aplicativo É o Produto Final

Agora vamos usar o exemplo do Snapchat aqui. O principal propósito do Snapchat é enviar e receber fotos e vídeos que desaparecem, funciona apenas no aplicativo Snapchat. Um aplicativo é a plataforma ideal para o Snapchat, porque o app é basicamente o negócio como um todo, compreende?

O Snapchat não só tem um único propósito como ele é o propósito do negócio. Além disso, o website do Snapchat serve apenas como complemento, ou seja, se você entrar no website ele estará lhe encaminhando para baixar o aplicativo, simples assim.

Por Que Um Aplicativo é Quase Sempre a Decisão Errada?

Hoje em dia principalmente, as pessoas atribuem o sucesso avassalador do Snapchat, Uber, Facebook ou Instagram como caminho único para levantar qualquer empresa, e isso é um grande erro como vimos e veremos ainda mais fatos que comprovam.

Segundo pesquisas, a maioria dos usuários de smartphones usam em média de 6 a 10 apps por semana. Estatisticamente falando, o seu não é um deles.

Quando entramos na lista de apps mais usados pelos consumidores, o que mais vemos é:

  • Grandes marcas.
  • App original e funcional.

Então o que podemos entender aqui é, antes de PENSAR em desenvolver um app para sua empresa, pense o seguinte: O meu aplicativo será objetivo, original e funcional o bastante para conseguir um lugar entre os 10 apps mais usados? Se a resposta for duvidosa, então use seu investimento para aplicar em um website responsivo.

Outro resultado bastante intrigante destas mesmas pesquisas é que, a maioria dos usuários de smartphones baixam 0 aplicativos por mês, e o que isso significa?

Significa que as pessoas só pretendem baixar apps que realmente atendam a um propósito ou resolvam uma necessidade. Sendo assim, se você quer entrar para a lista de mais usados e baixados, você deve descobrir uma nova necessidade e uma nova funcionalidade como o Snapchat.

Outra coisa é que a taxa de retenção média de um usuário de app IOS, por exemplo, é 30 dias depois de baixado e de 3.2%. Isto significa que apenas 3.2% das pessoas que baixaram seu app talvez ainda o terão em seus celulares 30 dias depois. Assustador, não é?

Então quando pensar em investir em um aplicativo, pense no alto investimento e se valerá apena investir tanto em algo que ninguém irá usar.

Por que o Website Responsivo é a Melhor Solução

Muitos empresários que estão iniciando um negócio, certamente pensam da seguinte maneira:

“Preciso de um aplicativo para que meus clientes possam encontrar meu website e comprar meus produtos de seus celulares”.

Você e eu sabemos que, o que este empresário realmente busca é um website responsivo. Ele apenas não sabe disso. A única verdade é que os consumidores pesquisam sobre produtos ou serviços no Google e não em uma loja de apps, correto? Vamos ao exemplo:

Um certo dia decidi que precisava de um novo corte de cabelo, mas queria mudar um pouco o visual e procurar um novo salão de barbeiro, porque o que costumo frequentar está caro demais. Então abri a loja de apps no meu smartphone, digitei “salões de barbeiro” e o que encontrei foi uma série de jogos infantis.

Isso é o que estou tentando dizer, NINGUÉM irá procurar seu produto ou serviço em uma loja de apps (a não ser que ele atenda a um propósito).

Website Responsivo/SEO Vs. Aplicativos

Pensar que sua empresa pode sobressair no mercado através de um aplicativo pode ter um resultado desastroso e sem volta.

Hoje temos uma série de ferramentas SEO que facilitam a indexação de todo seu conteúdo no mecanismo de busca mais usado de todos os tempos, o Google, então porque não usar todo seu investimento nisso?

Deixar de lado um website responsivo em favor de um aplicativo, sacrifica ferramentas cruciais que ajudam a assegurar que sua empresa seja encontrada online.

Concluindo

Aplicativos são realmente excelentes e continuarão a trazer lucro para as empresas que trazem um novo conceito e que a funcionalidade tenha ralação com uma solução. Para o restante de nós, eles são irrelevantes para o sucesso de nosso negócio.

Os consumidores claramente se mostraram não tão aventureiros, quando o assunto é baixar coisas em seus smartphones. E são menos aventureiros ainda, em se tratando de usar ou manter os aplicativos que baixaram.

Website responsivo é a única maneira de fornecer a sua marca, uma experiência de alta qualidade que tenha alcance em todos os dispositivos, e que é muito mais eficiente quando falamos em ser encontrado. Pense nisso!

Você quer vender mais?

Agende uma conversa para falar sobre o seu projeto com um de nossos especialistas
Fale com um especialista
Siga nas redes sociais